Monthly Archives:

March 2011

Day-to-Day

Treasure Hunter.

March 31, 2011

Tem uma semana que comecei a escrever esse post, e até agora não saiu. Vou tentar uma abordagem diferente… Como já saí da vibe dele, vai ficar menos emocionante…

Eu sou o tipo de pessoa que gosta de raridades. Mas não aquelas raridades exclusivas, que você compra, e só existem 12 (ou qualquer número limitado) no mundo. Aí não tem a parte mais divertida do processo! A caça! Me divirto caçando e descobrindo coisas na web. Músicas são um bom exemplo. Uma vez apostei que conseguia encontrar a trilha sonora de “A Princesa e o Sapo”, da Disney, em português, antes do lançamento do CD. Cito esse exemplo porque foi o mais extremo de todos. Demorei quase uma semana, mas consegui achar, num site russo, que eu não entendia NADA do que tava escrito na página, só o link de download.

Fazer buscas na web é uma coisa que se aprimora com a prática, e pensamento lógico ajuda bastante. Gosto de encontrar versões esdrúxulas de músicas, ou covers pouco conhecidos feitos por artistas de meu agrado. Ou de achar coisas que as pessoas dizem ser impossível, só pela diversão, e pra depois ver a cara de quem duvidou. Na verdade, os “treasures” mencionados no título do post eram referentes a música mesmo.

Perdi o fio da meada. É tão chato quando isso acontece…

Day-to-Day

Adiados Por Tempo Indefinido.

March 31, 2011

Uma coisa deveras cruel do Curso Superior do Audiovisual é a ausência de incentivo, por parte do departamento (e da grade de aulas), para que os alunos desenvolvam projetos extracurriculares. Até o ano passado já era meio complicado pegar equipamentos com esse propósito (mesmo que para devolução no mesmo dia), agora a coisa ficou completamente impossível sem o apoio de um professor e posterior aprovação numa reunião. O trâmite deu certo para Produção Musical, que está prosperando, mas no caminho dos vídeos, a coisa tá dura.

O mais chato é que a gente tem vários roteiros prontinhos, que poderiam ser rodados em dois ou três dias, e divertir bastante, mas não temos tempo para executá-los. Tem um milhão de exercícios simultâneos consumindo os dias (inclusive finais de semana!), e impedindo qualquer organização. Tá, os exercícios até são bem produtivos, mas não são a mesma coisa de uma coisa planejada.

Tava fuçando ontem no computador e reencontrei o de Cuidado: Frágil, quando reli, ia rindo a cada linha. Tava muito longe de ser um roteiro direito. O final é bom, ainda acho. Passei a noite de ontem e a manhã de hoje revitalizando-o, mas tem umas pendências pelo meio. Acho que não seria tão difícil assim de rodar… Mas, quando?

Achei também planos para, pelo menos, umas cinco (ou dez) tipografias, todas muito boas, e que não têm versões diferentes no Youtube. Assim como os roteiros, sem previsão de progresso. Elas até teriam uma chance maior se o PC estivesse operacional, mas… Eu não vou ficar indo para a USP pra fazer tipografias no, cada vez mais concorrido, LMA.

É isso. Queria só dizer que a produção poderia ser maior. Quem sabe nas férias… de fim de ano? Porque em Julho tem El Paraguayo (título provisório)!

Day-to-Day

Quickies.

March 30, 2011

Cheguei em casa cedo, morrendo de vontade de escrever por aqui, mas fui um tolo, e ao invés de vir direto escrever, decidi responder emails. Perdi a inspiração, mas estou me forçando agora, porque ando lendo muito e vendo muita coisa, mas não tenho me expressado tanto quanto gostaria. Algumas coisas andam em minha cabeça.

Retomar velhas histórias. Hoje eu tava criticando um comportamento em aula quando May virou pra mim e disse “mas você já fez um personagem que fazia isso!”, foi o suficiente pra me dar novo gás e tentar continuar um continho que anda parado há muuuito tempo.

Bússolas. Agora vou ter que colocar chroma no meu currículo, e pra não fazer feio, preciso de testes de todos os tipos, e complexos. Isso se relaciona diretamente a um Cine (eles estão de volta!), e à versão Hardcore que estamos planejando para o exercício do post abaixo. Vou tentar casar coisas feitas na USP com imagens da esquina daqui de casa, de forma que não se perceba a farsa. Tomara que dê certo, senão o filme não sai nunca.

A Simples Colher tá em planejamentos diversos. Muitos projetinhos correndo no background, mas nada ainda em produção. O mesmo vale para o Set No Prato e nossos programinhas de rádio. Ah! Terminamos nossa primeira música na Produção Musical, mas acho que vamos dar uns últimos retoques na versão final, e aí pergunto pro pessoal se posso liberá-la aqui. Já estamos trabalhando em mais músicas, dessa vez de autoria do Cauê e Jota. Decente.

Como disse no começo do post, cheguei cedo da USP e fui almoçar. Na hora de pagar a conta, a mocinha do caixa me perguntou porque eu tinha deixado o suco todo, da última vez que fui lá. Fiquei surpreso com a pergunta, mesmo indo lá com alguma freqüência, não achei que elas se dariam ao trabalho. Respondi que tava bem amargo, mas que hoje tava bom de novo. Ela concluiu que, já que eu tinha pago pelo outro, era mais do que justo fazer o de hoje como uma cortesia da casa. Essa foi a cereja no meu dia de hoje.

Depois, enfrentei uma pia desgraçadamente entupida de louça suja, e acho que dava pra fazer uma torre capaz de alcançar os céus, só com o tanto de copos que eu lavei. Acho que tô mais sorumbático virtualmente falando por conta da ausência de computador… Eu já falei bastante disso, né? Descobri que o problema dele foi a placa mãe. Morreu, coitada, e não existe nenhuma que substitua (o modelo que eu usava já está fora de fabricação), incorporando todo o potencial das outras peças… Ainda estou a matutar o que fazer nesse assunto.

Day-to-Day Tudo AV

[Direção I] Atravessando a Rua.

March 19, 2011

Continuando na pegada louca de exercícios práticos, fizemos mais um de Direção ontem. A Patrícia (professora) concluiu que, já que muitos dos “olhares” tinham sido em plano seqüência, era para a gente fazer algo decupado, divido em vários planos, e a ação a ser registrada era alguém atravessando uma rua.

Nos dividimos em grupos de quatro pessoas e planejamos algo complexo, a ser feito no Domingo (amanhã), mas, entre as várias coisas que aprendemos no ano passado, resolvi investigar a previsão do tempo. Chuva garantida. E agora? Mudamos o ‘roteiro’, escolhemos uma rua na USP mesmo, e chamamos o Jota pra entrar no grupo. Depois da aula da manhã, saímos correndo e filmamos vinte planos em menos de uma hora. Montamos depois da aula de Som, e já foi pro Youtube. Segunda é a apresentação.

Sobre os planos pro Domingo, estamos considerando fazer uma versão turbinada do exercício, mais ou menos com a mesma historinha, com mais coisas de pós-produção, a ser filmada daqui de casa mesmo, aproveitando a varanda e a Augusta. Quem sabe se não rola na Semana Santa, quando a cidade estiver mais vazia?

Audio Day-to-Day Tudo AV

O Operário Em Construção.

March 17, 2011

Depois de quase seis meses engendrando essa produção e trabalhando coletivamente com no mínimo quatro cabeças (Hannah, May, Yugo e eu), gravando coisas, seja em estúdio, na rua, em casa, criando sons estranhos e seguindo o roteiro criado na matéria do Ângelo, chegamos ao resultado da empreitada. Nossa radioficção adaptada teve trechos montados por cada um do grupo, e por fim, tudo veio para na minha mão, que arrematei os últimos detalhes.


O Operário Em Construção

Tem os créditos no próprio áudio, mas vou reforçá-los por aqui, porque sem essa galera, não tinha operário construído.

Roteiro
André Nogueira
Hannah Sati
Renato Duque
Tito Ferradans
Yugo Hattori

Supervisão de Roteiro
Professor Ângelo Piovesan

Gravação e Montagem
Hannah Sati
May Guimarães
Tito Ferradans
Yugo Hattori

Supervisão de Gravação
Sandro Costa

Foley
Tito Ferradans
Diego Orge
Felipe Ivanoff
Fátima Santa Rosa
May Guimarães

Vozes

O Operário – Tales Jaloretto
Patrão – Tito Ferradans
Outros Operários – Felipe Santo, Douglas Giudice, Joel Yamaji, Yugo Hattori, Tales Jaloretto
Homem da Delação – Bruno Pazinato
Multidão – Plínio Chaparin, Yugo Hattori, Tito Ferradans, Douglas Giudice, Marcelo Milk, Joel Yamaji, Felipe Santo, João André Pedone, Sandro Costa, Maria Kauffman, Guilherme Savioli, Pedro Figueiredo e Valter Ribeiro.

AV2010 – CTR – ECA – USP

Day-to-Day

Amor à Vida.

March 17, 2011

Não sei se é algum problema comigo mesmo, ou se é por conta dos motoristas mas, ultimamente, cada vez que pego um ônibus me preocupo mais com morrer jovem.

Tá, não é tão freqüente assim, mas hoje foi demais. O motorista tava pisando no acelerador como quem tá pilotando um foguete saindo da atmosfera. Apenas um quarteirão depois de entrar no ônibus (na hora que fui entrar, o sujeito parou a um palmo de distância do ônibus que tava na frente), decidi que era melhor me mudar do primeiro banco para o último para aumentar minhas chances de sobrevivência. Mesmo assim, ainda correria riscos no caso de uma capotagem. Curvas? Há. Tangente em todas. Fechando a galera, buzinando e acelerando até o infinito… e além.

Day-to-Day

Inscrições e Conclusões.

March 16, 2011

Hoje passei uma parte do dia correndo atrás de fichas, assinaturas, DVDs e envelopes pra colocar no correio e inscrever a Simples Colher em mais dois festivais. Quem sabe a gente não ganha um trocado?

Até o fim de semana acho que aparecerão por aqui tanto o Operário em Construção como o Descarte, que já estão, ambos, concluídos, só precisando de algumas revisadas fundamentais. Mentira, o Descarte precisa do som genial que a May vai fazer! Aguardem!

Nesse meio tempo – ocioso em casa -, voltei a jogar Half Life, o original, de 1999. O que a falta de computador não faz com as pessoas?