Monthly Archives:

June 2013

Anamorphic Day-to-Day

[Anamórficos XIX] – Mais Lentes.

June 25, 2013


Par de Iscomorphots

Quando eu acho que parei de comprar coisas, que nada mais vai me interessar, começam a aparecer várias oportunidades a preços imbatíveis, e não há escapatória senão capturá-las – e falir um pouco. Nessa brincadeira, comprei um par de Iscomorphots 8mm (os bebês Iscoramas) bem baleados na Alemanha, troquei alguns close-ups raros por um Century WS-13 e resgatei o Iscorama 36 – que tava nos EUA para consertos. Aproveitei que tinha contatos por lá e trouxe também mais cartões de 1000x para RAW, mas isso não vem ao caso.

Esses Iscomorphots, foi muita sorte achar, e muito mais sorte conseguir levar. Pelo que o vendedor explica, eles estão realmente prejudicados, mas tenho fé que – se for necessário – consigo pegar as melhores partes de um e juntar com as melhores partes do outro para ter uma lente totalmente funcional e em boa qualidade, além de peças reservas o suficiente (ou uma lente muito desgraçada). Eles operam com o mesmo mecanismo de foco dos Iscoramas maiores: você colocar a lente base focada no infinito, e faz todo o trabalho restante no Iscomorphot. Como são lentes para filme de 8mm, devem se dar muito melhor com câmeras de sensores menores, e vinhetar gravemente na 5D, mas só vai dar pra descobrir mesmo quando eles chegarem.


Century Optics WS-13 – Foco ajustável e grandes elementos

Se as previsões derem certo, esse Century WS-13 é uma lente rara, espécie avançada entre o LA7200 e aquele meu projeto de rehousing. Ele tem um ajuste de foco que engloba áreas mais longas, permitindo uma “definição básica de foco” na anamórfica, e passagens mais precisas usando a lente base. Na foto mal dá pra ver, mas ele é bem grandinho. O elemento frontal deve ter uns 95-100mm, o que é ótimo para as grandes angulares, e vai usar os filtros de 4 1/2 polegadas. Já sei que vou precisar inventar um jeito de instalar uma rosca traseira – o encaixe padrão é de baioneta – mas isso não será grande desafio. Ainda tenho muitos anéis adaptadores para usar com essa finalidade!

Já o Iscorama 36, era aquele riscado, da Tailândia. Ficou uns dois meses na fila do recoating para o elemento frontal, e agora ficou pronto. Quando ele chegar, vou testar se está mesmo lindo e maravilhoso e já despachar DIRETO pra Inglaterra, pra um rehousing executado por uma companhia chamada Van Diemen Broadcast. O processo é carinho, e demora um tanto – a previsão é de 90 dias, mas o camarada já me garantiu que tem peças sobrando e vai fazer em menos. Levei bastante tempo ponderando entre fazer esse rehousing ou continuar com a lente do jeito que tá, mas o corpo de plástico tá tããão acabado, que o upgrade vai valorizar a lente bem mais do que o custo total. Além disso, vai ser uma coisa finíssima pra usar nos TCCs.

A título de curiosidade, na minha mensagem para eles perguntei se tinham opções alternativas para os Iscoramas maiores (42 e 54). O Christopher respondeu que eles estão trabalhando nesses projetos, e que o prazo de entrega deve ser de fato 90 dias para esses casos. Fiquei tentado, mas não dá pra ficar sem OS DOIS Iscoramas ao mesmo tempo.

Depois de toda essa novela, ainda temos o prêmio de “Achado do Mês” que, vai pro Plínio: conseguiu um par de LOMOs Squarefront (50 e 75mm) no MercadoLivre. O vendedor ainda tinha mais duas lentes, e peguei elas pra mim antes que fosse tarde. Uma delas é a LOMO 35OPF-18, uma 20-120mm, bocal OCT-19 (igual à Foton), com um adaptador anamórfico traseiro. Esses eu só conheço na teoria, então vai ser ótimo ter um em mãos, para testes e filmes. Além dela, peguei também uma LOMO Squarefront 80mm T/2, encaixe BNCR, que não sei ainda como usar, e tô pensando em revender em breve. Essas preciosidades todas estavam nas mãos de um camarada em Natal, no Rio Grande do Norte, onde – curiosamente – meu pai está morando no momento. Combinei tudo pra ele pegar as lentes com o vendedor e trazer pra Salvador ainda a tempo de nos encontrarmos, para levá-las para São Paulo de forma mais segura – e rápida – que um frete milionário dos Correios: a 35OPF-18 pesa quase nove quilos.


LOMO 35OPF-18, 20-120mm com adaptador anamórfico traseiro

Só pra fechar o raciocínio: preciso elaborar soluções para os Iscomorphots e Bolex 8/19/1.5x (ambos tem a mesma rosca traseira), além de testar esse adaptador traseiro da LOMO 20-120mm e ver se isso entra na 5D3. Talvez tenha chegado a hora de tirar o espelho dessa câmera, e torná-la irreversivelmente voltada para vídeo. Pelo lado positivo, Olex me mandou umas fotos da Foton, já com a modificação para encaixe em logarinas de 15mm, e explicando os esquemas de envio para a Espanha, onde Lila vai recebê-la e trazer pra casa. Se liguem na belezinha!



Day-to-Day Tudo AV

Liohn.

June 21, 2013

No clima de tensão e confusão, lançamos o documentário do André Liohn, fotógrafo de conflitos. Sinceramente, é um dos meus docs favoritos entre todos os que a gente já fez. As imagens dele são muito fortes. Fica o aviso.

Anamorphic Day-to-Day

[Anamórficos XVIII] – Lens-yclopedia.

June 18, 2013

O que tem acontecido recentemente, na minha vida anamórfica? Bom, além dos TCCs aprovados para captação, finalmente consegui me desfazer de todas as lentes que tava vendendo, e agora tô com umas novas.

Chegou nessa semana o Bolex-Möller 8/19/1.5x, com stretch de 1.5x, e foco duplo. A lente é minúscula, foi desenhada pra câmeras e projetores de 8mm, mas a qualidade de imagem é incrível. Essa veio direto da Itália e, graças aos santos alfandegários, chegou rápido e sem impostos. Ainda tô elaborando um jeito de encaixá-la adequadamente na frente da câmera, porque o melhor fabricante de clamps está esgotado (na real, ele quer trocar por panelas de barro, mas parece não se decidir sobre as panelas que quer!). Então, vem aí uma solução totalmente nova e original!





Além disso, ontem mesmo consegui ganhar um leilão no eBay do nível “duas pelo preço de uma”. Dois Iscomorphots (o irmão pequeno dos Iscoramas) bem acabadinhos, mas que devem passar por limpezas e manutenções para se tornarem úteis. Esses estão vindo da Alemanha, e o vendedor foi tão gente boa que me deu frete grátis. Devem demorar um pouquinho ainda pra chegar. Também foram projetados para o sistema de 8mm, então são realmente mini.

O bom das mini-lentes é que elas seguem um padrão de rosca traseira (24mm, 0,5mm pitch), então uma clamp que sirva em uma delas acaba servindo pra todas as outras.

Já no mundo dos consertos, nas últimas semanas recebi a confirmação de Olex e John, que estavam consertando a LOMO e o Iscorama 36, respectivamente. A LOMO eu consegui que Lila traga, quando viajar em Julho, e o Iscorama tá na casa de um amigo nos EUA. Preciso achar alguém indo pra lá, que possa trazê-lo! Candidatos?

Em relação às modificações extremas, como aquela do LA7200, comprei um meio danificado – tem uma rachadura leve no vidro traseiro – para continuar levando a idéia adiante. Canibalizei umas partes dele pro outro LA7200 que tenho, que tava ficando meio baleado, e hoje fui na Optisom (ainda não falei desse lugar, né?) buscar umas coisinhas que estavam lá para ajustes e modificações. Dentre elas, aquela tal peça dianteira, com rosca de 105mm, pro Panasonic, que o Nicko fez pra mim e precisava mexer um pouco. A rosca tava muito alta, e vinhetando na imagem. Baixei uns 3mm nela e agora tá funcionando direitinho, dá pra colocar filtros 105mm na frente sem bordas pretas.

Nessa leva também resgatei um dióptro gigante (Fujinon 190101), que não encaixava em lugar nenhum, e foi alterado pra uma rosca de 105mm. Uma belezinha, mas que só ficou comigo por algumas horas – na mochila – porque logo foi pra uma caixa e pro correio, rumo aos EUA, junto com outros três filtros, em troca de um Century radical, com ajustes de foco. Assim que eu tiver novidades sobre ele, posto por aqui. Ainda estão lá na oficina alguns filtros e anéis, para combinar com o Iscorama 54 e os Panasonics, também posto novidades quando tiver algo.

Por fim, pra fechar o post, o assunto que o intitula: um projeto de iniciativa minha, que pretendo anexar à minha parte escrita do TCC, que é uma compilação de tudo que consigo encontrar sobre as lentes mais usadas para capturas anamórficas. Desde fabricante, até peso, soluções de encaixe e utilização de dióptros, dicas gerais, pontos positivos e negativos. Tudo, claro, em inglês.

Tenho contado com alguma ajuda de membros do fórum EOSHD para preencher algumas lentes, e conseguir informações sobre aquelas que nunca vi, nem pretendo ver com meu dinheiro! Ainda tá pequeno, mas também não tenho tido muito tempo pra pesquisa ultimamente, e os recursos na net são escassos. Dependo de respostas de muitas pessoas, e boa parte delas – por enquanto – só tem ignorado minhas mensagens. Enfim, vamos adiante. Para quem quiser dar uma sacada, e entender o funcionamento, o link tá logo abaixo!

Google Drive – Anamorphic Lens-yclopedia

Day-to-Day

Fim de Semestre.

June 17, 2013

Enquanto o mundo pega fogo, resolvi escrever – e olha que pensei muito sobre essa decisão – de assuntos outros que não os protestos. Ainda não sei o que penso de tudo. Acho que tá certo, mas tem muita coisa pra levar em conta, pra muitos lados. Enfim, não é isso que vim postar, e sim coisas levianas da vida, porque elas continuam existindo, e não deixam de ter sua importância.

Na foto acima, estamos todos reunidos ao redor da nossa nova peça de decoração, o quadro feito por nossa querida Dani Libardi (vocês podem ver os outros desenhos aqui, e encomendar também!). O pobre do desenho ficou um tempão descansando na mesinha da sala, porque demoramos de providenciar uma moldura. Enfim, saiu, e tá lindo aqui no corredor.

Já a foto abaixo é pura piada, feita durante uma das nossas pizza nights – que não aconteceram nesse semestre -, nós somos os AV-engers. Me recuso a explicar mais do que isso, ou citar nomes!

A última foi um desafio, do nosso querido Bruno Piazza. Da última vez que ele tava aqui em casa, mostrou uma foto e comentou que sua pose estava estranha, parecia que estava voando. Aí prometemos a montagem. Depois de váááárias semanas, revivemos a idéia e passamos várias horas do domingo empenhados no trabalho. Tudo aí é falso. Literalmente. O céu é de um lugar, os prédios são de três lugares diferentes, a logo não tava na camisa dele, o avião não tava no céu, o heliporto na verdade são dois heliportos combinados, e por aí vai. Gostei de como ficou, e resolvi jogar aqui, pra não perder.

Agora, outros assuntos: os dois TCCs práticos nos quais estou envolvido (Rascunhos e Sinistro) foram aprovados, então teremos coisas pra filmar no semestre que vem. Os dois vão ser anamórficos, e em RAW, mas tô trabalhando ainda no processo de diferenciar as técnicas a serem utilizadas.

Por fim, hei de partir, porque tenho trocentos trabalhos pra entregar nessa semana, antes de ir pra Salvador, e não pretendo levar nenhum deles comigo!

Day-to-Day

Ultrapassagem VIII.

June 6, 2013

Em razão das descobertas recentes do grupo, na coluna desse mês, resolvi falar do Magic Lantern, que tanto abençoa nossas câmeras com recursos e utilidades preciosas!

Day-to-Day Tudo AV

Kon.

June 6, 2013

Conversamos com o Nelson Kon, fotógrafo de arquitetura, pra entender melhor como é esse tipo tão específico de fotografia. Ia até escrever minha coluna desse mês sobre as tais lentes de correção de perspectiva, mas acabou não dando certo. O tema é bem legal, e ainda será abordado!