Day-to-Day Tudo AV

Nascimento de Uma Ação.

April 17, 2010

Esse é o título do nosso 3-9 planos. Já mencionei as filmagens, no post que falava das últimas semanas, ficou faltando só explicar o que é exatamente o trabalho.

A proposta é contar uma história em três planos, e depois em nove planos sendo, no primeiro caso, um plano próximo, um médio e um geral. No caso da versão de nove planos, três de cada tipo, sendo que o primeiro e o último devem ser os mesmos do de três. Então, se a gente começa o de três com um geral e termina com um plano próximo, o de nove tem que começar no mesmíssimo geral, e terminar no mesmíssimo próximo.

Pensamos logo em refinar o exercício, trabalhando com luzes, som em separado, e filmar tudo em estúdio. O professor não se opôs, apenas restringiu que não poderíamos usar o estúdio que tínhamos pensado originalmente. Não demorou muito e outro professor se meteu na questão, barrando nossa utilização de luzes e som. A revolta no grupo foi completa e decidimos que iríamos fazer o exercício duas vezes. Uma da forma que pensamos, a outra nas regras propostas. Justo, não? Só que muito trabalhoso. Nosso set durou quase cinco horas, pra resultar em não mais que doze minutos gravados em imagem e dois de resultado final na nossa versão.

Lembrete importante, na hora de assistir, quando apertarem o Play, os botõezinhos do menu inferior do vídeo irão mudar. Onde tem o 360p, selecionem a opção 1080p, que é para altíssima definição, carreguem o vídeo e assistam em tela cheia, para aproveitar todos os detalhes. Tá, não são tantos assim, mas fica infinitamente mais bonito.

Desde o começo, da elaboração da idéia, Mari sugeriu algo metalinguístico e a sugestão foi imediatamente acatada, uma vez que o tema era “Um dia na ECA”. Apelando para a metalinguagem, ou seja, simulando um set de filmagens, poderíamos tratar de qualquer tema, da forma que quiséssemos. A megalomania logo tomou conta e resolvemos filmar o assassinato.

Precisávamos de uma mesa velha, uma cadeira vagabunda e um cenário que lembrasse um galpão. Cadeira providenciada no prédio de Jornalismo, entramos na cara de pau e carregamos a dita cuja. Galpão arranjado no Estúdio C. Faltava a mesa. Rodamos todos os prédios da ECA e a Antiga Reitoria. No fim das contas, achamos uns pedaços pregados de madeira bem acabados que serviram perfeitamente para nossos propósitos.

Levamos algum tempo arrumando as luzes e contra-luzes em posição, testando microfone, emprestando equipamento pra outros grupos e posicionando o cenário, além de dar uma repassada no roteiro. Colocamos o tripé e conseguimos, logo no primeiro plano, uma imagem maravilhosa, num take perfeito. Algo totalmente fora do sério, mantendo o clima noir que desejávamos para a seqüência. Nada que um pouco de correções de cor para sombras azuis não pudesse aprimorar.

Como tive que devolver o equipamento de som na Reitoria algumas horas antes, apelamos para nossa câmera secundária se dedicar exclusivamente à gravação do som, em fita, para ser sincronizado depois. Grande trabalho, levou algumas horinhas aqui no PC. A montagem foi relativamente simples, e tem o efeito de tiro mais bem feito que já apliquei. O foco deixa tudo mais bonito, a qualidade da imagem em High Definition também ajuda bastante na capacidade de impressionar. Para o visual cinematográfico, contamos com uma lente Canon 50mm, com 1.4 de abertura. Todos amam profundidade de campo e coisas desfocadas.

No começo do projeto, Jota sugeriu usarmos Gymnopédie como trilha sonora principal. Eu nem sabia que diabos era isso, o povo explicou que é a trilha de Limite (1931, direção de Mário Peixoto) e que combinava com o clima. Decente, baixei as músicas e joguei na faixa de som. Encaixou com primor. Nota especial para a música dos créditos, que faz tudo parecer mais emocionante e dissimulado. Foi outro achado à parte nas bibliotecas de som desse computador.

Finalmente, a versão editada seguindo as restrições impostas por nosso querido professor. Comparem, se puderem.

  • Ferradans. · [REFILMAGEM] Onde Os Fracos Não Têm Vez. October 8, 2010 at 8:02 am

    […] com eu, May, Mari Brecht, Luke, Mariani e Nica (os dois últimos também foram do meu grupo no 3-9 Planos). Quando dissemos que queríamos fazer algo idêntico ao original, usar estúdio, levantar […]