Specials

Veludo [Reloaded].

May 28, 2010

NARRADOR – De certa feita, enquanto peregrinava pelas ilhas britânicas, me chegou aos ouvidos uma história que pode interessá-los. O ano é 1326. É uma noite fria e sem lua nas extensas planícies ao norte da Inglaterra.

TEC/ EFEITO SONORO: AMBIÊNCIA DE VENTO A 40% DE VOLUME.

TEC/ EFEITO SONORO: CHUVA FORTE A 40% DE VOLUME.

NARRADOR – O vento forte arrasta árvores e animais. O solitário viajante Donald Lamont tenta se agasalhar dentro de sua tenda, sem sucesso. Não muito longe, ouve o balir de animais num celeiro.

TEC/ EFEITO SONORO: BALIR DE OVELHAS A 60% DE VOLUME POR TRÊS SEGUNDOS.

NARRADOR – Usando suas últimas energias para chegar até o abrigo, Donald abre mão de sua tenda.

TEC/ EFEITO SONORO: PORTA DE MADEIRA RANGENDO ABRINDO.

TEC/ EFEITO SONORO: PORTA DE MADEIRA RANGENDO FECHANDO.

TEC/ EFEITO SONORO: FADE PARA 0% DO VENTO E DA CHUVA AO LONGO DO SOM DA PORTA.

TEC/ EFEITO SONORO: BALIR DE OVELHAS MAIS MOVIMENTADAS A 60% POR CINCO SEGUNDOS.

NARRADOR – Passa a noite aquecido sob o teto e em meio a uma dúzia de cabras. Na manhã seguinte, ainda sonolento e sonhando, Padre Lamont imagina estar numa enorme almofada, macia e agradável.

TEC/ MÚSICA SONOLENTA, MELODIA LEVE.

NARRADOR – Ao acordar completamente, percebe o mau-cheiro dos animais, mas isso não é suficiente para apagar suas memórias quentes e macias.

TEC/ EFEITO SONORO: BALIR DE OVELHAS ESPALHADOS (ENTRE 30% E 80%), POR TRÊS SEGUNDOS.

TEC/ EFEITO SONORO: CANTO DE PASSARINHOS A 40%.

NARRADOR – De volta à sua abadia, após a longa jornada, passa noites relembrando a sensação do couro dos animais contra sua pele friorenta. Acredita estar apaixonado pelas cabras, uma condição execrável sob os olhos do Senhor. Decide que vai se empenhar para recriar tal sensação, eliminando a conturbada associação com aquele semelhante da Besta.

TEC/ EFEITO SONORO: BADALAR DE SINOS A 60%.

TEC/ EFEITO SONORO: AMBIÊNCIA DE CIDADE MEDIEVAL (CARRUAGENS EM RUAS DE PEDRA) A 40%.

NARRADOR – Durante as próximas semanas, mal sai de seus pequenos aposentos, costurando, fio por fio, ponto após ponto, pêlos numa malha suave e fina. Surgia a primeira manta de veludo da história, saciando assim os desejos animais do Padre Lamont.

TEC/ EFEITO SONORO: TEAR, ROCAS OU MÁQUINAS DE COSTURA PRECÁRIAS.

NARRADOR – Por temer que seu segredo caprino fosse algum dia revelado, Donald sempre mantivera sua pequena manta em segredo.

TEC/ EFEITO SONORO: PEDRA SENDO RETIRADA DE PAREDE, E DEPOIS RECOLOCADA.

NARRADOR – Mas com a chegada de sua morte, poucos anos depois, o veludo foi redescoberto, sem a imaginação tortuosa de seu criador. Seu agradável toque disseminou o tecido por toda a Europa, e o trabalho necessário à sua confecção acabou tornando-o um artigo de luxo, acessível apenas à elite nobre. Essa, meus caros, é a origem do veludo, que tenta a todo custo, se manter em segredo.

TEC/ MÚSICA DE SUSPENSE E CONCLUSÃO.