Day-to-Day

[SET] Descarte.

December 16, 2010

Começando de trás pra frente, do mais recente pros mais antigos… Rodamos Descartes ontem. Roteiro e direção do Jota. Ele já tinha mostrado o roteiro pra gente há bastante tempo – logo no começo do semestre – e a idéia tinha ficado parada. Nas palavras dele mesmo: “o fim do ano foi chegando e eu olhei o que eu tinha feito ao longo do ano… bateu o desespero, e decidi que tinha que fazer isso!”.

Pois bem, há exatamente uma semana, batemos na porta da sala do Douglas, pra saber disponibilidade de equipamento e estúdios. As férias se aproximavam, todo mundo ia viajar, inclusive os funcionários do CTR. O desespero bateu dobrado, especialmente porque precisávamos de umas coisinhas bem complexas, para nossas condições normais.

Subtítulo provisório para irritar o diretor!

Por email, dividimos o que cada um queria fazer, e acabamos com uma equipe incrível, onde todo mundo entrou na função que queria. Jota dirigindo, Luke e Yugo produzindo, Mari na arte, eu na foto, May e Válter no som, Plínio como montador e Luciana como assistente de direção.

O roteiro é uma rodada de poker entre quatro caras. Coisa breve, só diálogo mesmo. Praticamente um exercício de eixo. Seis páginas, e cinquenta e cinco planos. Elementos de arte: fichas, baralho, mesa, toalha e figurino.

Como eu era o responsável pela fotografia, pensei em algo bem simples – e elegante -, mas que mesmo assim são muito, quando comparadas ao que usamos durante o resto do ano. Quatro fresnéis (1000w) e dois softs, (também de 1000w). Lá fomos nós, perguntar se o equipamento estaria disponível. Era quase certo que não estaria, porque estão sendo rodados os TCCs. Demos sorte, o equipamento estava lá, porque no Fim do Filme, estavam usando equipamento de luz da O2 – Quico Meirelles como fotógrafo, já comentei.

Yugo, Jota e Vi começaram a correr atrás de atores. Terminamos com um elenco bem divertido, com Murilo, Bruno, Vi e Luke (meio de emergência). Na segunda – a mesma segunda em que rodaríamos o Starlight, marcamos de retirar o equipamento de luz e montar o estúdio, para gravar na quarta. Fizemos isso em uma hora e meia, no máximo. Marcute – responsável pelo equipamento – ajudou pra caramba e ficou admirado com os resultados.

Na terça o Jota passou no CTR e pegou a chave do estúdio com o Douglas – enquanto eu morria em casa, de exaustão -, porque começaríamos muito cedo (encontro marcado para as 6h da manhã). Por email, o Yugo falou que tinha comprado comida pra todo mundo (quatorze pessoas no total) com R$25. Ficamos incrédulos, e tivemos que admitir: tinha comida pra caramba! Toneladas de macarrão!

Começamos a rodar perto de 8h, com quase uma hora de atraso. No cronograma, cada plano tinha dez minutos para ser feito. Chegamos na hora do almoço com quase uma hora adiante da previsão. Terminamos às 16h, quando a previsão era para as 18h, com possibilidade de extender até 20h. Desmontamos tudo rapidamente, logamos os cartões no computador do Plínio e cada um foi tomando seu rumo, feliz.

Esse set deu muito certo, e pretendemos repetir a experiência muitas vezes mais no ano que vem. O filme em si deve ficar pronto, finalizado lá pro começo de fevereiro. Depois de sair da USP, peguei uma carona com o Jota pra devolver as lentes que pegamos emprestadas, uma 16-35mm e outra 100mm, ambas f/2.8 (sonhos de consumo), e cheguei em casa perto das 18h. A gente se perdeu muito no trânsito!

  • Ferradans. · Screening dos Cines. December 17, 2010 at 9:07 pm

    […] Arco Íris, Prazer Extremo e Raposa, mas depois tive que sair para providenciar as luzes de Descartes, e acabei perdendo também o Comando e Pedro e a […]

  • Ferradans. · LMA 4 Life. March 4, 2011 at 6:01 pm

    […] sem computador em casa, passo muito mais tempo na USP. Tô quase morando no LMA enquanto edito o Descartes, e tem umas coisas bem legais. A correção de cor ficou bem suave, para customizar mais a coisa, […]

  • Ferradans. · Inscrições e Conclusões. March 16, 2011 at 8:33 pm

    […] o fim de semana acho que aparecerão por aqui tanto o Operário em Construção como o Descarte, que já estão, ambos, concluídos, só precisando de algumas revisadas fundamentais. Mentira, o […]

  • Ferradans. · Descarte. April 9, 2011 at 8:53 am

    […] está aqui o tão mencionado […]

  • NightmareWorld » Blog Archive » Descarte April 24, 2011 at 8:05 pm

    […] no final do ano, independentemente do curso, começamos a produzi-lo. No blog do Tito Ferradans, http://tferradans.com/blog/?p=3501, ele conta a experiência detalhadamente, coisa que eu ia fazer, mas achei inútil afinal já está […]