Day-to-Day

Pentax Osawa MC 1:4.5 70-180mm Macro

October 9, 2012

Comprei um adaptador Pentax-EF, porque encontrei por aqui umas lentes da câmera que meu pai usava quando tinha minha idade, e achei que valia o investimento de US$10 para adicionar duas lentes ao conjunto. A 50mm f/1.4 tava ótima, linda e arrumada. A 70-180mm tava toda bichada. Fungo, poeira, o escambau. Me veio então o pensamento: “por que não desmontar ela, e limpar cada elemento separadamente, pra tirar a sujeira?”. Fui então caçar o conjunto de mini-chaves de fenda/philips. Desmontando a lente, ela se separou em uns 10 pedaços, entre eles alguns só de vidro, trocentos parafusos minúsculos, anéis, marcações, etc. O mecanismo das lâminas de abertura é uma coisa linda. Limpei tudo bonitinho, mas, a princípio, não consegui entender o mecanismo de foco. E um dos pedaços fazia um barulho engraçado, como se algo tivesse solto dentro.

Na hora de montar de novo, percebi que a peça solta era… a helicoidal do foco! Por isso ele não fazia sentido, e precisava ser encaixado de volta. Depois de muita luta para conseguir colocar ele no lugar e fechar a lente, percebi que o anel de foco não funcionava. Não girava nada. “Merda, devo ter encaixado alguma coisa errada”. E penei mais um tanto pra conseguir abrir a desgraçada de novo. Aí percebi que o encaixe da helicoidal tinha que ser um poooouco mais folgado. Mas não muito. Fiz o mais justo possível, pro segundo elemento ficar bem próximo do primeiro quando no infinito. Fechei de novo e fui testar. Meu infinito era a 2m. Em 180mm. E o modo MACRO era inacessível – faltava espaço físico pra deslocar as coisas lá dentro – “Lente dos diabos! Vamos abrir essa bagaça de novo!”. E abri.

Vários minutos depois, e muita força na vista pra parafusos microscópicos, fechei a lente. Agora o infinito tá quase certo. Tá um pouquinho mais curto do que deveria. E todas as outras marcações também (a de 3m significa 2.5m, e por aí vai). Desisti, por ora, não abri a lente mais uma vez. Vou esperar o adaptador chegar e, enquanto isso, ficar matutando um jeito mais prático do que abrir e fechar a lente (tirando o elemento frontal) trocentas vezes até arrumar esse pequeno desvio. Mas já me sinto muito feliz com ela limpa, e conhececendo mais da mecânica interna! Foco é um conceito pequeno-burguês!