Day-to-Day

Fuck AV.

October 16, 2012

Esse post é meio que uma continuação revoltada do post anterior, porque eu não quis misturar os assuntos. É também uma conclusão recente e que ainda tá ecoando na cabeça.

Entrei em AV em 2010, e desde 2006, acho que os dois últimos anos foram os anos que eu menos filmei coisas minhas. Fui me prendendo a regras, e detalhes, minúcias, uma perfeição impossível, filmes onde tudo tem uma justificativa. Aí, nos últimos meses, me dei conta disso. Tenho trabalhado um bocado, mas sempre em projetos de outras pessoas. Poucos são os casos onde eu coloco as loucuras que quero tentar.

Não que eu não goste de trabalhar em projetos de terceiros. Muito pelo contrário. Eu gosto. Fico feliz quando alguém me chama pra fazer qualquer coisa. Só fico indignado com o fato de ter pouquíssimos projetos meus caminhando.

Porra, a faculdade é onde a gente aprende a FAZER FILMES! Como diabos a gente filma tão pouco? E não é por falta de idéia. Nem de tempo. É talvez uma falta de organização e uma grande falta de coragem, iniciativa. Tenho a impressão de que as pessoas preferem não fazer nada do que fazer um filme ruim, como se fosse perda de tempo. Perda de tempo tocar adiante um projeto de cinco minutos porque “falta um produtor de elenco” pra arrumar dois atores, e “alguém disposto a organizar a ordem do dia”. Nossos filmes não vão sair perfeitos. Não ainda. É como se a gente não quisesse encarar esse fato. Sim, a gente quer que eles sejam bons, mas os filmes bons não vão vir antes dos ruins.

Devo admitir que não me surpreende termos TCCs fracos. A gente faz dois filmes curriculares antes dele, e nenhum dos professores incentiva a fazer mais do que isso. Na verdade, muitos até reclamam que a gente tá perdendo aula pra filmar alguma coisa. Já perdi muita aula pra filmar, e aposto que ainda vou perder muita – pai, mãe, não me matem! hahaaha – porque o que aprendi em aula não chega aos pés do que aprendi no set.

E aí que eu tô quase parando de trabalhar e partindo pra fazer cinema de autor, pra ver se a cabeça sossega, ou tentando equilibrar melhor a balança antes que passe da hora.

  • Will SJ October 17, 2012 at 12:11 am

    *clap*clap*clap*

    Tô com a mesma coisa na cabeça. Já coloquei na minha cabeça: a partir da 2a feira que vem, vou botar pra frente a ideia de fazer um canal no youtube com pelo menos 4 programas, que é pra fazer coisa! Não importando a profundidade ou a super qualidade técnica! O lance é fazer e não ficar só no plano das ideias.

    E qdo tiver uma ideia tua e for botar em prática tipo “pra ontém” e precisar de ajuda, pode me chamar que eu tô na vibe! :D