Day-to-Day

fxphd, I Love You.

April 21, 2013

Uma coisa sensacional da web é a facilidade de encontrar informação. A coisa complica um pouco quando você precisa de informação aprofundada e confiável, concentrada num lugar só. Dá pra aprender quase qualquer coisa a partir de tutoriais, aulas, etc, online. A parte difícil é achar um curso seguro e coeso pro processo.

É aqui que entra o site do título do post. O fxphd é um site de cursos à distância, com duração de dez semanas, e uma pá de assuntos relacionados a audiovisual. De programas específicos (Nuke, Maya, Mari, PFTrack, etc) a conceitos mais amplos, porém técnicos (rotoscopia, direção de fotografia, compositing, matemática e física para efeitos visuais, enfim). A parada é cara, mas, como boa parte do que é pago na net, com algum esforço, você consegue achar de graça.

Na vibe de retomar o que eu gosto de AV, baixei trocentos cursos a partir dos fóruns do CGPersia (acho que uns 30) em assuntos diversos, relacionados aos meus interesses (foto e pós) e comecei a assistir. No funcionamento normal, você tem uma aula por semana, de aproximadamente meia hora. No meio método hardcore, tô assistindo de oito a dez aulas por dia, o que dá quase um curso completo por dia, fazendo anotações infinitas e vendo muita coisa que as nossas queridas aulas do CTR deixaram em branco.

Acho que o ritmo insano tá dando pra manter porque tô matando primeiro os cursos de foto, mas espero desacelerar quando começar os de 3D e pós. É algo muito mais amplo e criativo do que o Videocopilot, porque te explica as ferramentas de forma geral, e conceitos também. Claro, tem falhas que o Videocopilot cobre, como por exemplo: você sempre aprende a fazer o efeito seguindo um tutorial prático!

No fim das contas, vou combinar aulas de um e tutoriais de outro pra afiar as idéias e acelerar a execução das coisas. Enfim, só queria compartilhar a dica, caso alguém tenha interesse em aulinhas virtuais e autocontrole pra não se distrair por meia hora!