Anamorphic Day-to-Day Specials Tudo AV

Trabalho de Conclusão de Curso

December 17, 2013

Título alternativo: “A compilação definitiva sobre Lentes Anamórficas”.

No passado escrevi um pouco sobre meu TCC, e até coloquei um link pra um google doc, onde qualquer um poderia acompanhar o progresso da coisa, e mandar sugestões em tempo real. Algum tempo depois dessa idéia, o Google Drive resolveu me sacanear e bagunçar minha formatação. A solução foi migrar pra um Word normal, e terminar o texto sem essa participação colaborativa. Essa finalização se arrastou bastante, e levei mais tempo para escrever a Conclusão do que levei pra escrever as primeiras cinquenta páginas.

Por conta da greve, os dois curtas que eu ia fotografar, Rascunhos e Sinistro, foram respectivamente cancelado e adiado, tive que improvisar uma solução. Solução essa que se revelou muito mais elaborada do que eu jamais imaginava, com a realização dos episódios iniciais da websérie [Título Provisório], utilizando anamórficas e raw no processo. Foi intenso, e cobri mais funções do que deveria, mas foi suficiente pra dar um pontapé inicial na idéia.

Depois da apresentação do TCC, na Quinta (12/12), o Scavone me passou algumas sugestões de coisas a corrigir, e já retrabalhei esses pontos. Abaixo estão, então, a compilação mais completa e organizada sobre lentes anamórficas para o mercado independente. Acho que afinal vou parar com os posts técnicos sobre lentes e coisas ópticas/numéricas bizarras, passando pra outros tipos de estranheza. Isso não é uma promessa, é uma possibilidade. Não garanto que vou me controlar se algo muito incrível aparecer!

Chega de papo, tá aí o link pro PDF, recheado de ilustrações, adjetivos e maluquices, mas ainda assim, uma pesquisa. Futuramente pretendo traduzí-lo para inglês, mas preciso pesquisar qual será o inve$timento necessário! Pra quem acompanhou o blog ao longo do último ano e meio, é provável reconhecer bastante coisa aí no meio, mas agora muito revisada e aperfeiçoada. O objetivo inicial, proposto pelo Scavone, era fazer um manual prático para utilizá-las. Acho que o objetivo tá cumprido.

DOWNLOAD!
Lentes Anamórficas no mercado de baixo orçamento

  • TFerradans. · Zona SSP – Episódio 01 December 28, 2013 at 9:00 pm

    […] Dei uma de peão e cobri muito mais funções do que seria saudável, justamente por ter vontade excessiva de que desse certo. Fiz o argumento, escrevi o roteiro, arrumei a ordem do dia, dirigi (mal), fotografei (bem), sincronizei o som (sem claquete), montei e fiz toda a pós (efeitos, cor, raw, créditos, abertura e vinheta). O tempo entre o set e o produto final foi de exatamente seis semanas, competindo com TCC, porque pretendia apresentar tudo junto – os dois episódios feitos serviram imensamente para ilustrar tudo que tá escrito no trabalho. […]