Day-to-Day

Storyboard e Stanley Park (de novo).

September 20, 2014

A May tinha que gravar um monte de ambiências, efeitos sonoros e backgrounds para uma matéria, então ontem de noite a gente combinou de acordar hoje BEM CEDO e ir pro Stanley Park, aproveitar o silêncio pra captações mais interessantes. Saímos de casa faltando 15 minutos pras 6 da manhã, montados nas bikes e usando uma lanterna maluca como farol. No caminho até o parque, que tem uns 3km, a gente passou por UM carro, e DOIS pedestres. A cidade toda dormindo. No parque, encontramos mais alguns ciclistas alucinados correndo um monte e resolvemos entrar numa trilha pra gravar o som do parque ao nascer do dia – e sem trânsito!

Depois de uns dez minutos sentados gravando, vemos um ciclista se aproximando na trilha. Primeiro ele tá com uma lanterninha piscando, depois pára de piscar e começa a pedalar mais devagar. Chegando perto ele faz uma super cara de aliviado e dá bom dia pra gente. “Phew, guys! I though you were coyotes!”. Claro, a May gravou isso. Da outra vez que tentamos gravar no parque, à noite, estávamos andando em círculos de bike, e vem uma voz do BREU: “Are you guys lost? Where do you wanna go?”. Também gravada. Dei a sugestão pra May fazer um blog, tumblr, sei lá, com o tema de “dia a dia de gravações externas”, compilando pessoas que falam com a gente quando a gente só quer o silêncio. Enfim, é mais engraçado de se ouvir do que de contar.

Depois dessa brincadeira na trilha, gravamos passos em muitos ritmos e seguimos para o Beaver Lake, porque os passarinhos estavam começando a acordar e fazer sons mais legais. Aí ficamos mais um tempão sentados, e passou mais um ciclista dando bom dia. A gente literalmente viu o dia nascer enquanto andava pelo parque. E olha, é bonito pra caralho. Em alguns – vários – momentos eu lamentei não estar com a câmera pra tirar fotos decentes da ocasião.

Voltamos pra casa perto das 8h, pedalando mais um monte no caminho de casa e subindo umas ladeiras cruéis. Aí pra alegrar a história, fomos tomar café numa lojinha aqui perto que vende um croissant maravilhoso, junto com chocolate quente. Agora acabou a parte mais emocionante do dia, e o resto do tempo vai ser dedicado a terminar de modelar meu prédio na Water Street. Descobri que o prazo de entrega não é Domingo que vem, como calculei, e sim Quarta feira!

Agora, mudando de assunto e tirando mais coisas de atraso, ontem fiquei trocentas horas trabalhando num storyboard pra matéria de Visual Storytelling. É uma matéria mais tranquila pra mim, nesse term, porque a gente fala de direção de olhar, eixo, decupagem, movimentos de câmera, essas coisas todas que a gente cansa de fazer no Audiovisual, até por brincadeira. Nessas horas eu lamento que não sei desenhar maravilhas, porque ia ficar bem mais bonitinho, mas acho que tá compreensível. Como único assignment a gente tem que fazer um storyboard de uma página e meia de roteiro do Alien Encounter of the VFS Kind, “obra” inspiradora do projeto de Design do term 1. É o momento em que as crianças estão na casa da árvore e vêem a nave/meteoro cair do céu, nas proximidades.

O Mike tinha falado que algo entre 33 e 36 planos era a média, e acabei não caindo muito longe disso. Tenho mais quadrinhos porque ele falou que storyboard pra animação é mais detalhado, em termos de movimento e direção das coisas, diferente dos de filmes live action, onde tudo pode ser representado com um monte de setas vermelhas e anotações nas laterais do frame. Tá aí o resultado da primeira versão, e Terça feira temos aula com ele, pra ouvir comentários a respeito do trabalho e ir ajustando pra ficar perfeito.







Continuando nos assuntos atrasados. Ao longo das primeiras semanas tivemos aulas exclusivamente voltadas à apresentação dos três streams que podemos seguir a partir do próximo term. Temos Modeling, Animation e VFX. Em Modeling, aprendemos como melhorar nossos modelos, lighting, render, truques para aumentar a qualidade do resultado sem atrapalhar o processo de desenvolvimento, como detalhar melhor nossos projetos, escultura, essas coisas. Animation é fácil de adivinhar. Tem aulas de atuação, anatomia, e muita animação. O Colin, que é o supervisor do curso de animação fala que se você tem um bom personagem, a historinha do demoreel se desenvolve naturalmente ao redor dele. Finalmente, na Segunda feira, tivemos a última apresentação, que era do stream de VFX, que é o que quero seguir. Envolve compositing, partículas, matchmoving, rotoscopia e essas coisas mais divertidas de fazer. É colocar a ilusão do lado da realidade e fazer tudo parecer uma coisa só.

As aulas de VFX estão ficando cada vez mais interessantes e elaboradas, e até o fim do term, cada um de nós tem que apresentar um vídeo com as “Passport Skills”, que são exercícios de várias matérias feitos ao longo desses últimos quatro meses, e trabalhos anteriores que a gente considerar relevante para avaliar nossas capacidades. Junto com esse Passport, cada aluno apresenta três propostas resumidas de demo reel, que serão comentadas e avaliadas por uma banca de três professores, visando sugerir a mais adequada de acordo com o potencial de cada aluno. Só coisa fina. Tô perdidão com o meu ainda, mas devem começar a aparecer idéias aqui nesse blog sobre isso em breve também.

Agora chega de escrever, e vamos modelar prédio!

  • Fátima Sta Rosa September 20, 2014 at 1:49 pm

    “Tô perdidão com o meu ainda, mas devem começar a aparecer idéias” – “e vem uma voz do BREU: “Are you guys lost? Where do you wanna go?”. ”
    o que lhe (a)parece?

  • Tito Ferradans September 21, 2014 at 9:19 am

    PUTAQUEPARIU! Eu que escrevi isso não tinha reparado! HAHAHAH

  • Raissa Baggins September 24, 2014 at 11:15 pm

    Ahh acabou… Agora preciso esperar por mais posts :/
    Acredito que esse comentário ficaria bem grande se eu fosse explicar, mas eu gostaria de te agradecer por compartilhar um pouco de suas experiências. Fiquei muito feliz de ter encontrado seu blog!

    • Tito Ferradans September 27, 2014 at 12:58 am

      HAHAHAH! Obrigado, Raissa! Você veio parar aqui procurando intercâmbio no Canadá mesmo? hahahah. Faz um comentário grande, oras, explica aí, que fiquei curioso!