Anamorphic Day-to-Day

[Anamórficos IX] Hawk B-Series SP

October 26, 2012

Hoje me encontrei com o Gu, e o Ching, junto com o Lucas e a Ana, para dar uma passada na Rentalcine a fim de ver aquelas Hawks que mencionei num dos primeiros posts. Na verdade, eles foram ver as lentes, e eu fui de curioso. Levaram uma Epic pra testar a qualidade ótica e o efeito. Chegamos lá e o Mário tinha de fato as lentes, num kit bem numeroso – 35mm, 50mm, 75mm, 100mm e 135mm – de Hawks B-Series, com stretch de 2x.

A 35mm é uma monstruosidade, com o elemento frontal medindo quase uns 200mm. Maior que um pires. Pesada que só o inferno. Distorce bastante nas bordas, como uma grande angular, mas de forma mais bizarra, porque é anamórfica. Em seguida, colocamos a 50mm, que tinha o elemento traseiro solto, e precisava de alinhamento – que nem as minhas gambiarras! O flare das duas não era lá muito gracioso também, além de serem bem escuras (apesar de marcadas como T/2.2).


RED Epic (5K Ana) + Hawk 35mm T/2.2 Anamorphic.

Além disso, era muito estranho elas serem nomeadas como “B-Series”, uma vez que na net só se fala da C-Series e V-Series. Concluímos que era uma geração anterior de lentes, e entendemos o stretch errado também, por conta do modo 5K Ana da Epic – que é um tanto confuso e não vou entrar em detalhes. Enfim, interpretamos errado e entendemos que elas eram 1.33x. Só descobri o erro quando fui pesquisar mais sobre o tema, já em casa.

A série das lentes tá no post por pura curiosidade. Quando cheguei de volta, fui logo saber que diabos era essa B-Series. Encontramos uma única referência, de um fotógrafo num fórum, dizendo que é uma série da Hawk, com materiais e acabamento mais barato, voltada exclusivamente para o mercado de cinema indiano, e que nunca foram vendidas em grandes números, nem em outras partes do mundo. Agora a gente para e se pergunta: como é que um kit de lentes de cinema exclusivo do mercado indiano veio parar no Brasil? Juro, queria muito descobrir essa história.

Em todo caso, problemáticas, escuras e de qualidade duvidosa, já são muito superiores às experimentações que tenho feito por aqui. No dia que eu tiver uma câmera com bocal PL, volto lá com uma proposta pro Mário, pra usar elas em algum projeto, afinal, não tem outra opção por aqui, né?

  • Tito Ferradans October 26, 2012 at 11:43 am

    Agradeço ao Gu pelos frames teste enviados! :D

  • Ian Ruschel December 21, 2013 at 2:46 am

    Fala, Tito. Muito legal descobrir um site brasileiro com tantas informações sobre essas belezuras.

    Eu to fissurado nessas lentes já a alguns anos. Minha prediletas são as Panavision C Series dos filmes do Paul Thomas Anderson e Woman is a Woman do Truffaut. Eu curto as que respiram mais, que distorcem e que tem o flare mais visível. Acho as Hawks muito lisas, prefiro as Lomos. Dei uma olhada nesse teste e pirei.

    Queria esse kit pra mim. Por acaso sabe se essas lentes existem aqui no Brasil? E sabe me explicar a diferença de um esqueeze 2x pra 1.3? Abraço!

    • Tito Ferradans December 21, 2013 at 11:58 am

      Fala Ian!

      Que beleza esse comentário!
      Acho que LOMOs, no Brasil, só a minha mesmo. hahahah. Não consegui achar mais nada nem ninguém que tenha.

      Também gosto desses “ruídos” que são os flares, distorções e a própria respiração. Depois dá uma olhada no meu TCC, tá aqui no blog também, e organiza TUDO que eu já postei sobre anamórficas.

      http://tferradans.com/blog/?p=6204

      Agora, esse kit: a última notícia que tive era que o dono da locadora tava querendo vender, mas pedindo US$65k POR LENTE. O que é um absurdo sem tamanho. Devem estar lá até hoje.

      Sobre o squeeze, é a proporção que a imagem é comprimida. Uma lente com squeeze de 1.33x comprime a imagem em 30%¨, e 2x faz entrar duas vezes mais imagem naquele mesmo espaço. Tá bem confuso, vou ver se consigo postar umas fotos pra exemplificar melhor. :P

      Abraço!