Anamorphic Day-to-Day

[Anamórficos XIV] Fix’em Up!

April 4, 2013

Como falei no começo dos posts da série, essas lentes não são mais fabricadas atualmente. A última leva, de stretch 1.33x para o mercado de vídeo digital foi encerrada em meados de 2006. Antes delas, a grande maioria vem do período 1960-1980, seja para projetores, ou câmeras 8mm ou 16mm. Por despertarem tanta curiosidade, e por suas complicações para trabalhar, todas acabam tendo uma rotatividade muito grande, mudando de mãos em intervalos curtos desde o começo da febre, em 2008. Sem falar nas que ficaram guardadas esse tempo todo, em condições adversas e sofreram por quase meio século com umidade, calor, mofo, e por aí vai.

Uma lente pode ter muitos problemas. Os mais comuns são os arranhões e fungos (decorrentes da umidade), mas também temos separação (onde o material que une dois blocos de vidro juntos começa a perder força e esses blocos vão se separando, é relativamente comum nos Iscos), marcas de limpeza, que são arranhões bem pequenos, mas em grande quantidade arruinam o contraste da lente, a pasta que garante a fluidez do foco pode endurecer ou solidificar, os anéis podem perder a rosca ou amassar, parafusos se perdem, coisas plásticas se quebram, óleo vaza, e a lista segue.

Até recentemente, não tinha feito manutenção em nenhuma das minhas lentes. Já tinha aberto algumas delas e limpado por dentro, mas polir, colimar e reaplicar o coating nunca estiveram em pauta. Até que comprei aquela LOMO e já que tinha que fazer modificações sérias, aproveitei pra fazer a manutenção completa. O escolhido foi Olexandr Kalynychenko, especialista em lentes de cinema russas, localizado na Ucrânia. Comecei minha conversa com ele antes mesmo de comprar a lente, e, conforme as coisas vão progredindo, continuamos nossa troca de email. O camarada é muito bom mesmo, e bem claro nas coisas que fala e propõe, sempre anexando fotos e explicando cada coisa, o custo do processo e se vale a pena ou não.

Por exemplo, tivemos uma nossa longa discussão sobre a melhor forma de fazer uma adaptação de suporte para tubos de 15mm (padrão para rigs leves), que se resolveu muito bem e ele acabou decidindo por fazer um suporte desses para ele mesmo e oferecer entre os serviços para futuros clientes. Ontem ele me mandou duas imagens da 37-140mm toda aberta, indicando uma pecinha de plástico rachada. Disse que a lente continuaria funcionando com ela rachada, mas, claro, poderia terminar de quebrar a qualquer momento. Ofereceu uma opção de fazer uma nova, e o custo. Preferi não arriscar a peça velha e pedi pra ele substituir mesmo. As fotos que ele mandou estão logo abaixo.


Se algum dia futuro eu tiver qualquer problema com LOMOs, ou for indicar pra alguém, Olex é minha escolha certa.

Continuando, nos posts de New York, falei que tinha despachado três lentes num dia só. Duas foram vendidas, e a terceira era o Iscorama M42, que, depois de uma indicação confiável no fórum do EOSHD, despachei para John Van Stelten, no Colorado. John é o responsável pela Focal Point Lens, e antes da ISCO fechar as portas, era a assistência técnica oficial da marca nos Estados Unidos.

A comunicação foi ele foi bem rápida, trocamos alguns emails e mostrei o problema da lente com algumas fotos – exemplo logo abaixo. Ele me disse qual a teoria dele sobre os danos, me passou instruções de como verificar se não era muito grave, e disse um valor estimado para o polimento da superfície externa e o recoating, mas que só poderia confirmar quando a lente chegasse de fato nas mãos dele. Não deu outra, e o problema era esse mesmo que ele imaginava. Felizmente não seria necessário polir a superfície interna do elemento. Na mensagem de análise do estado da lente ele fez alguns outros comentários sobre problemas encontrados – que eu já tinha consciência – e que não tinha como resolvê-los, como um arranhão mais grave no elemento traseiro e os stops de foco que não funcionam. Eles não prejudicam tanto quanto as marcas visíveis no elemento frontal.

Nos dois casos – da LOMO e do Isco – o conserto não foi uma mixaria, mas certamente foi mais barato do que eu esperava que fosse. Cheguei a considerar vender o Isco pra comprar um outro em bom estado, de tanto medo que eu tinha do custo de consertar! Então, minha dica, se você tem uma lente problemática, e ela custou caro, é que vale a pena procurar um conserto ao invés de perder as esperanças!

Pra ficar mais fácil, vou listar aqui alguns serviços de reparo bem conceituados, e contatos, pra quem precisar. Ressalto que só tive experiências pessoais com Olex e John, mas os outros são indicações de membros do fórum EOSHD, que já tiveram suas lentes consertadas!

ANAMÓRFICAS EM GERAL

Super 16, Inc (New York, EUA) – Bernie O’Doherty conserta e colima lentes anamórficas. De acordo com ele, “um deslize de 1/64 a 1/32 de grau no ajuste pode significar a diferença entre uma imagem perfeita e uma que precisa fechar a iris até f/4-5.6 para um resultado aceitável. E os clientes aceitam essa baixa qualidade de imagem, quando a discussão é sobre anamórficas. Claro, algumas lentes têm imperfeições de design que impossibilitam imagens perfeitas, mas a grande maioria das lentes, inclusive anamórficas são beneficiadas por um reparo bem feito”. Tony Wilson/Alan Doyle, ou Redstan fala maravilhas de Bernie, e diz que ele conserta lentes desde os anos 70.

Contato: bernie@super16inc.com

ISCORAMAS

Focal Point Lens (Colorado, EUA) – John Van Stelten era o serviço oficial de reparos da Isco nos EUA até que a companhia foi comprada pela Schneider. John já trabalhou em muitos Iscoramas. Ele é um dos poucos técnicos de lentes que oferece serviços de polimento e recoating. Não é algo barato e pode ser arriscado, mas em muitos casos é capaz de eliminar qualquer vestígio de arranhão, desgastes no coating e fungos num elemento óptico. Ele também utiliza um autocolimador, que é essencial para recalibrar lentes depois que elas foram desmontadas.

Contato: john@focalpoinlens.com

LOMOS

Olex Camera Services (Ucrânia) – Olex é incrível, seus emails mostram que ele conhece muito das lentes e do que as pessoas precisam que seja feito com elas. Se você tem alguma dúvida, é só mandar um email. Infelizmente, ele não aceita PayPal, só Western Union, e isso complica um pouco o processo, mas vale a pena. O inglês dele é um pouco confuso, mas isso não atrapalha, só é curioso!

Contato: olex.camera@gmail.com

RafCamera (Bielorrúsia) – Rafael é um sujeito mais comercial. Quando as LOMOs estouraram no mercado das DSLRs e nas posteriores adaptações, ele foi o primeiro a segurar essa bomba e vender muitas lentes e acessórios. Atualmente ele vende alguns acessórios e fabrica uns outros tantos. É um usuário bem cotado no eBay, e pode te dar sugestões de onde encontrar coisas mais exóticas para suas lentes. Já comprei coisas com ele e consegui um desconto legal. Em termos de modificações e reparos, ele instala outros mounts em LOMOs.

Contato: support@westernbid.com

Focus Optics (Califórnia, EUA) – Nunca entrei em contato, mas tá anunciado que eles fazem manutenção em modelos BAS e NAS, ou seja, Round e Squarefronts, e as Kowas de unidade fechada (caríssimas)

Contato: stuart@focusoptics.com

Outros indicados, mas um pouco menos presentes no meio são Matthew Duclos (Duclos Lenses, EUA), que modificou uma LOMO Foton 37-140mm + Foton-A pra um sujeito com quem conversei, e Viktor (SPB Sale, Rússia), que é um sujeito mais voltado para modificações de mount e não reparos de forma geral. Tentei entrar em contato com ele, ao mesmo tempo que Olex, sobre a minha 37-140mm e não tive resposta. Por fim, no Reino Unido tem a True Lens Services, que também faz reparos gerais e modifica encaixes.

Chega de dicas por hoje, já dá pra consertar muita coisa com isso aí! E não adianta ter pressa nesses processos de reparo, porque tudo é muito frágil e os ajustes são muito pequenos. Além do quê, se o sujeito fazendo o reparo é bom mesmo, ele vai ter uma fila de espera, porque o trabalho é constante!

  • Ferradans. · [Anamórficos XVIII] – Lens-yclopedia. June 18, 2013 at 9:36 am

    […] no mundo dos consertos, nas últimas semanas recebi a confirmação de Olex e John, que estavam consertando a LOMO e o […]