Anamorphic Day-to-Day

[Anamórficos XIX] – Mais Lentes.

June 25, 2013


Par de Iscomorphots

Quando eu acho que parei de comprar coisas, que nada mais vai me interessar, começam a aparecer várias oportunidades a preços imbatíveis, e não há escapatória senão capturá-las – e falir um pouco. Nessa brincadeira, comprei um par de Iscomorphots 8mm (os bebês Iscoramas) bem baleados na Alemanha, troquei alguns close-ups raros por um Century WS-13 e resgatei o Iscorama 36 – que tava nos EUA para consertos. Aproveitei que tinha contatos por lá e trouxe também mais cartões de 1000x para RAW, mas isso não vem ao caso.

Esses Iscomorphots, foi muita sorte achar, e muito mais sorte conseguir levar. Pelo que o vendedor explica, eles estão realmente prejudicados, mas tenho fé que – se for necessário – consigo pegar as melhores partes de um e juntar com as melhores partes do outro para ter uma lente totalmente funcional e em boa qualidade, além de peças reservas o suficiente (ou uma lente muito desgraçada). Eles operam com o mesmo mecanismo de foco dos Iscoramas maiores: você colocar a lente base focada no infinito, e faz todo o trabalho restante no Iscomorphot. Como são lentes para filme de 8mm, devem se dar muito melhor com câmeras de sensores menores, e vinhetar gravemente na 5D, mas só vai dar pra descobrir mesmo quando eles chegarem.


Century Optics WS-13 – Foco ajustável e grandes elementos

Se as previsões derem certo, esse Century WS-13 é uma lente rara, espécie avançada entre o LA7200 e aquele meu projeto de rehousing. Ele tem um ajuste de foco que engloba áreas mais longas, permitindo uma “definição básica de foco” na anamórfica, e passagens mais precisas usando a lente base. Na foto mal dá pra ver, mas ele é bem grandinho. O elemento frontal deve ter uns 95-100mm, o que é ótimo para as grandes angulares, e vai usar os filtros de 4 1/2 polegadas. Já sei que vou precisar inventar um jeito de instalar uma rosca traseira – o encaixe padrão é de baioneta – mas isso não será grande desafio. Ainda tenho muitos anéis adaptadores para usar com essa finalidade!

Já o Iscorama 36, era aquele riscado, da Tailândia. Ficou uns dois meses na fila do recoating para o elemento frontal, e agora ficou pronto. Quando ele chegar, vou testar se está mesmo lindo e maravilhoso e já despachar DIRETO pra Inglaterra, pra um rehousing executado por uma companhia chamada Van Diemen Broadcast. O processo é carinho, e demora um tanto – a previsão é de 90 dias, mas o camarada já me garantiu que tem peças sobrando e vai fazer em menos. Levei bastante tempo ponderando entre fazer esse rehousing ou continuar com a lente do jeito que tá, mas o corpo de plástico tá tããão acabado, que o upgrade vai valorizar a lente bem mais do que o custo total. Além disso, vai ser uma coisa finíssima pra usar nos TCCs.

A título de curiosidade, na minha mensagem para eles perguntei se tinham opções alternativas para os Iscoramas maiores (42 e 54). O Christopher respondeu que eles estão trabalhando nesses projetos, e que o prazo de entrega deve ser de fato 90 dias para esses casos. Fiquei tentado, mas não dá pra ficar sem OS DOIS Iscoramas ao mesmo tempo.

Depois de toda essa novela, ainda temos o prêmio de “Achado do Mês” que, vai pro Plínio: conseguiu um par de LOMOs Squarefront (50 e 75mm) no MercadoLivre. O vendedor ainda tinha mais duas lentes, e peguei elas pra mim antes que fosse tarde. Uma delas é a LOMO 35OPF-18, uma 20-120mm, bocal OCT-19 (igual à Foton), com um adaptador anamórfico traseiro. Esses eu só conheço na teoria, então vai ser ótimo ter um em mãos, para testes e filmes. Além dela, peguei também uma LOMO Squarefront 80mm T/2, encaixe BNCR, que não sei ainda como usar, e tô pensando em revender em breve. Essas preciosidades todas estavam nas mãos de um camarada em Natal, no Rio Grande do Norte, onde – curiosamente – meu pai está morando no momento. Combinei tudo pra ele pegar as lentes com o vendedor e trazer pra Salvador ainda a tempo de nos encontrarmos, para levá-las para São Paulo de forma mais segura – e rápida – que um frete milionário dos Correios: a 35OPF-18 pesa quase nove quilos.


LOMO 35OPF-18, 20-120mm com adaptador anamórfico traseiro

Só pra fechar o raciocínio: preciso elaborar soluções para os Iscomorphots e Bolex 8/19/1.5x (ambos tem a mesma rosca traseira), além de testar esse adaptador traseiro da LOMO 20-120mm e ver se isso entra na 5D3. Talvez tenha chegado a hora de tirar o espelho dessa câmera, e torná-la irreversivelmente voltada para vídeo. Pelo lado positivo, Olex me mandou umas fotos da Foton, já com a modificação para encaixe em logarinas de 15mm, e explicando os esquemas de envio para a Espanha, onde Lila vai recebê-la e trazer pra casa. Se liguem na belezinha!