Anamorphic Day-to-Day

[Anamórficos XVII] Bordwell, on Cinemascope.

May 3, 2013

Estava eu, vagando pelo fórum do EOSHD quando me deparo com um tópico com link para download de um capítulo inteiro do livro Poetics of Cinema, do brilhante David Bordwell. Já tinha lido alguns textos dele em matérias do CTR, e são realmente bons. Baixei o texto e, como sou incapaz de longas leituras no pc, imprimi as 52 páginas para ler com tranquilidade, deitado.

O texto é excelente, contando melhor a história das lentes – muito melhor que meus posts iniciais dessa série -, e as dificuldades encontradas ao se trabalhar com elas – também as mesmas que enfrentei no começo – como foco duplo, pouca profundidade de campo, distorção desigual ao longo do frame, raros planos próximos. São tantas limitações, que é os estúdios tiveram que empurrar a inovação goela abaixo dos diretores, para atrair o público perdido. A justificativa é que, com a tela maior, você é envolvido pela imagem, aumentando a imersão.

Como o processo foi criado pela Fox, um de seus diretores de fotografia, Charles G. Clarke, escreveu um manual com várias dicas que “facilitam” o trabalho. Dá pra ler o manual aqui, e ter noção das insanidades sugeridas. Entre elas temos: menos cortes, closes de dois ou mais atores simultaneamente, menos movimento de câmera e atores estáticos para não saírem de foco!

Depois de todos os desafios, Bordwell foca em cineastas que fizeram bons usos do espaço conquistado nos enquadramentos, e quadros criativos que tiram o máximo proveito da nova proporção. Nessa parte, temos trocentos exemplos de frames de filmes famosos e explicações sobre os mesmos, seu significado, truques e mais. Aqui a coisa fica realmente interessante.

Enfim, não vou me alongar. O link do texto tá aqui embaixo, e recomendo a todos os interessados uma leitura atenciosa!

Poetics of Cinema – Chapter 10 – Cinemascope

Ou, se você for muito preguiçoso, esse texto de 52 páginas foi resumido nessa aula de 52 minutos, pelo próprio Bordwell. É legal, mas é muito rasinha em comparação com o original!

  • Ferradans. · [Anamórficos XXIV] Rear Anamorphics. September 1, 2013 at 9:38 am

    […] sem penalidades graves como as distorções, imobilidade de câmera ou foco duplo, citados por Bordwell, o cinema andava a passos largos, e se tinha a escolha entre usar anamórficas ou cortar base e […]