Anamorphic Day-to-Day

[Anamórficos XVIII] – Lens-yclopedia.

June 18, 2013

O que tem acontecido recentemente, na minha vida anamórfica? Bom, além dos TCCs aprovados para captação, finalmente consegui me desfazer de todas as lentes que tava vendendo, e agora tô com umas novas.

Chegou nessa semana o Bolex-Möller 8/19/1.5x, com stretch de 1.5x, e foco duplo. A lente é minúscula, foi desenhada pra câmeras e projetores de 8mm, mas a qualidade de imagem é incrível. Essa veio direto da Itália e, graças aos santos alfandegários, chegou rápido e sem impostos. Ainda tô elaborando um jeito de encaixá-la adequadamente na frente da câmera, porque o melhor fabricante de clamps está esgotado (na real, ele quer trocar por panelas de barro, mas parece não se decidir sobre as panelas que quer!). Então, vem aí uma solução totalmente nova e original!





Além disso, ontem mesmo consegui ganhar um leilão no eBay do nível “duas pelo preço de uma”. Dois Iscomorphots (o irmão pequeno dos Iscoramas) bem acabadinhos, mas que devem passar por limpezas e manutenções para se tornarem úteis. Esses estão vindo da Alemanha, e o vendedor foi tão gente boa que me deu frete grátis. Devem demorar um pouquinho ainda pra chegar. Também foram projetados para o sistema de 8mm, então são realmente mini.

O bom das mini-lentes é que elas seguem um padrão de rosca traseira (24mm, 0,5mm pitch), então uma clamp que sirva em uma delas acaba servindo pra todas as outras.

Já no mundo dos consertos, nas últimas semanas recebi a confirmação de Olex e John, que estavam consertando a LOMO e o Iscorama 36, respectivamente. A LOMO eu consegui que Lila traga, quando viajar em Julho, e o Iscorama tá na casa de um amigo nos EUA. Preciso achar alguém indo pra lá, que possa trazê-lo! Candidatos?

Em relação às modificações extremas, como aquela do LA7200, comprei um meio danificado – tem uma rachadura leve no vidro traseiro – para continuar levando a idéia adiante. Canibalizei umas partes dele pro outro LA7200 que tenho, que tava ficando meio baleado, e hoje fui na Optisom (ainda não falei desse lugar, né?) buscar umas coisinhas que estavam lá para ajustes e modificações. Dentre elas, aquela tal peça dianteira, com rosca de 105mm, pro Panasonic, que o Nicko fez pra mim e precisava mexer um pouco. A rosca tava muito alta, e vinhetando na imagem. Baixei uns 3mm nela e agora tá funcionando direitinho, dá pra colocar filtros 105mm na frente sem bordas pretas.

Nessa leva também resgatei um dióptro gigante (Fujinon 190101), que não encaixava em lugar nenhum, e foi alterado pra uma rosca de 105mm. Uma belezinha, mas que só ficou comigo por algumas horas – na mochila – porque logo foi pra uma caixa e pro correio, rumo aos EUA, junto com outros três filtros, em troca de um Century radical, com ajustes de foco. Assim que eu tiver novidades sobre ele, posto por aqui. Ainda estão lá na oficina alguns filtros e anéis, para combinar com o Iscorama 54 e os Panasonics, também posto novidades quando tiver algo.

Por fim, pra fechar o post, o assunto que o intitula: um projeto de iniciativa minha, que pretendo anexar à minha parte escrita do TCC, que é uma compilação de tudo que consigo encontrar sobre as lentes mais usadas para capturas anamórficas. Desde fabricante, até peso, soluções de encaixe e utilização de dióptros, dicas gerais, pontos positivos e negativos. Tudo, claro, em inglês.

Tenho contado com alguma ajuda de membros do fórum EOSHD para preencher algumas lentes, e conseguir informações sobre aquelas que nunca vi, nem pretendo ver com meu dinheiro! Ainda tá pequeno, mas também não tenho tido muito tempo pra pesquisa ultimamente, e os recursos na net são escassos. Dependo de respostas de muitas pessoas, e boa parte delas – por enquanto – só tem ignorado minhas mensagens. Enfim, vamos adiante. Para quem quiser dar uma sacada, e entender o funcionamento, o link tá logo abaixo!

Google Drive – Anamorphic Lens-yclopedia