Day-to-Day

Comentando “A Poética”.

September 1, 2010

TAREFA: Comentar uma frase de “A Poética”, de Aristóteles. Escolha uma frase que iluminou um aspecto novo da dramaturgia para você e comente.

FRASE ESCOLHIDA:Às vezes, os sentimentos de temor e pena procedem do espetáculo; às vezes, também, do próprio arranjo das ações, como é preferível e próprio de melhor poeta. É mister, com efeito, arranjar a fábula de maneira tal que, mesmo sem assistir, quem ouvir contar as ocorrências sinta arrepios e compaixão em conseqüência dos fatos; é o que experimentaria quem ouvisse a estória de Édipo. Obter esse efeito por meio do espetáculo é menos artístico e requer apenas recursos cênicos.” (p. 33)

Essa frase não exatamente me revelou algo novo, no que diz respeito à dramaturgia, mas me faz lembrar de algo muito importante, que esqueço com freqüência. Me lembra que o mais importante numa obra é sua trama, a história que envolve os personagens e por eles é desenhada simultaneamente, e não a embalagem que a contém.

Atualmente, é cada vez mais comum nos perdermos no mundo de efeitos visuais e sonoros mais e mais impressionantes, e acabarmos esquecendo da história que justifica todo aquele “banquete sensorial”. Muitas vezes (a maioria das vezes, arriscaria dizer) a história não é forte o suficiente pra sustentar a obra, então nos vemos compelidos a apelar para os outros aspectos do meio audiovisual.

Portanto, a frase aponta que, se você tem que recorrer ao espetáculo (efeitos, truques, magia, explosões, etc.), sem que ele esteja perfeitamente embasado na história, para atingir seu público, você não está sendo um bom poeta (criador/contador de histórias). A boa história dispensa qualquer tipo de enfeite, é uma história que pode ser apresentada tanto numa tela gigante, com um som topo de linha, como narrada numa conversa entre amigos, e vai funcionar em todos os casos, atingindo de verdade e emocionando os ouvintes.

  • fatima September 1, 2010 at 8:17 pm

    E viva Tinga Salomenga!