Day-to-Day

Ghettocam!

December 30, 2009

Convenhamos que são raras as situações em que imagens tremidas colaboram com o entendimento da história. Tripés são boas soluções para estabilidade, mas limitam muito sua movimentação. Como andar por aí, sem tremer excessivamente a imagem? Por mais firme que seja o pulso do cinegrafista, nossa articulação sempre permitirá movimentos em quase todas as direções, além de rotações diversas, totalmente adversas. O resultado nunca será comparável a um filmado com o equipamento adequado.

Por “equipamento”, entenda-se “Steadicam“. No lugar de “adequado”, leia-se “fora de alcance financeiro”. São poucos os casos em que temos acesso ao equipamento adequado, mas são ainda menos os casos que rebeldes de plantão não apresentara, uma solução barata e confiável. Exemplo disso é o Merrycam, ou o Poor Man’s Steadycam. Apresento a vocês o Ghettocam, extraído do DV Rebel’s Guide, uma alternativa de baixo custo aos seus problemas de tremedeira e movimentação. O resultado deve ser algo parecido com isso:

Começando pela lista de materiais. Você vai precisar de

  • Cabo de Vassoura
  • Parafuso 1/4″-20
  • Porcas 1/4″
  • Serra/serrote
  • Furadeira com broca para madeira
  • Madeira retangular com aproximadamente 3x5x40cm
  • Cola para Madeira
  • Arruela 1/2″ com furo de 1/4″
  • Lixa para Madeira
  • Tinta Preta (spray) – Bônus

1 – Caso sua madeira seja maior que o tamanho necessário, esse é o momento de serrá-la nas dimensões adequadas. Serre também o cabo de vassoura, retirando dele dois bastões com 15cm cada. O resto é descartável.

2 – A 3,5cm de cada ponta, perfure os buracos por onde passarão os bastões da vassoura. Se você tiver uma broca-serra, sua vida vai ser muito mais simples. No meu caso, fiz vários furos pequenos com a furadeira, para fragilizar a região, e tirei o miolo usando martelo e formão. Trabalho de açougueiro mesmo.

3 – Com a cola para madeira, fixe os dois bastões, um em cada ponta. Caso os furos não estejam perfeitos, use uma lixa para afinar as pontas dos bastões, facilitando sua entrada. Espere a cola secar antes de continuar.

4 – Com a broca de 1/4″, faça um furo no centro da madeira base, atravessando-a. Aqui você vai inserir o parafuso que encaixa na câmera, firmando-o com o uso da arruela 1/2″-1/4″ na parte inferior e as duas porcas 1/4″, uma em cima e a outra na parte de baixo, dessa forma.

5 – Para melhor visual, você pode pintar o aparato com tinta spray. Acabada a montagem e com a tinta já seca, seu Ghettocam deve ser algo desse tipo.