Day-to-Day Hovering Lights

Homestretch.

October 20, 2014

Antes de começar esse post, uma breve pausa para o estado de espírito do autor (e também foi nosso ÚLTIMO assignment de Classical Animation):

Depois de um fim de semana apocalíptico, estamos na última semana (pós-apocalíptica em teoria) do Term 2. Últimos dias e aulas, depois temos folga de Quinta feira até Segunda que vem. Míseros quatro dias, mas uma excelente pausa pra quem tava surtando com o tanto de assignments.

Bom, ao que interessa: não importa o quanto avisem, não tem descrição precisa o suficiente pro caos que é o Term 2, simplesmente porque não tem nada que dê pra comparar com ele. Como no Term 1, eu fui fazendo meus assignments adiantado, pra ficar mais tranquilo no fim, e nem assim deu certo! De Sábado, 8h da manhã até Domingo, 8h da noite, passei 3h30 dormindo, 2h vendo filme e o resto do tempo trabalhando em coisas pra entregar. Eu literalmente texturizei o personagem das aulas de Modelagem nesse período, além de terminar a modelagem em si, abrir as UVs pra fazer as texturas e renderizar tudo em quatro passes diferentes. E enquanto renderizava, eu já tava trabalhando em outra coisa.

Antes de continuar com mais histórias, vamos deixar bonitinho aqui o registro desse personagem. Felizmente era um personagem simples (?), cujo design tinha sido criado pelo nosso grupo no Term 1. A Andi, cuja casa e laboratório de revelação apareceram nesse blog trocentas vezes, foi o personagem mais votado na sala, e o qual trabalhamos durante as aulas (enquanto a grande maioria da modelagem dos prédios foi feita no tempo “livre”).

Quinta tivemos a última aula, onde vimos como fazer as roupas e o cabelo – nenhuma das duas coisas era verdadeiramente simples, pra ser preciso, o cabelo era um verdadeiro pesadelo, mas vamos adiante. Sexta eu descobri que o arquivo tava corrompido, e não pude trabalhar pela manhã, até chegar na VFS e passar algumas horas “descorrompendo” o desgraçado. Aí, Sexta já foram algumas horinhas dedicadas à modelagem, e sábado de manhã eu terminei as roupas e a câmera. Deixei o cabelo por último. Sábado de tarde eu comecei a mexer nas texturas e materiais, e só fui dormir às 3h30 da manhã, quando terminei tudo que podia e deixei faltando só o cabelo. Deixei renderizando, pra ter uma noção de quanto tempo o processo ia levar, e como a deadline era às 9pm, tinha que acabar algum tempo antes disso. Assim que o render acabou, às 7h da manhã de domingo, levantei (eu literalmente ouvi o computador parando de fazer barulho e acordei) e fui fazer o cabelo. Me dei até 1h da tarde pra terminar, e renderizar do jeito que estivesse. Felizmente acabei com 10 minutos de folga e aproveitei pra acertar melhor a luz do render.

Botei tudo pra processar e fui ver Edge of Tomorrow (de novo) com a May. Depois do filme, ainda tinha render rolando, mas comecei a montar minhas propostas para o pitching. Voltaremos ao pitching mais adiante. Enquanto eu montava minhas propostas o render acabou, e pude finalmente fechar meu vídeo de Passport Skills, que é meio que uma compilação de assignments chave ao longo dos dois primeiros terms, pra avaliar a qualidade do material e o avanço do aluno nesse tempo. No final tem mais um espacinho pra Extra Material, onde dá pra colocar coisas que a gente fez antes de vir pra VFS, e reforçar a sua idéia de pitching.

O diabo da menina ficou assim:

Os Passport Skills tem um template para todos os alunos, mas, como tinha achado ele meio quadrado demais, acabei fazendo meu próprio, enquanto ainda tinha tempo livre, umas duas semanas atrás. Apresentei o quadradão, mas aqui no blog eu coloco esse mais bonitinho e bem cuidado. Aí tem umas coisas que não apareceram aqui no blog por serem muito curtinhas e meio perdidas se apresentadas separadamente. Tem também a versão 3D do levantamento de caixa do começo do post!

Retomando o pitching: assim como na USP, em um determinado momento do curso você escolhe o stream que quer se especializar (entre Animação, Modelagem e VFX). Aí você apresenta três idéias diferentes de projetos para trabalhar ao longo do tempo restante da escola – entre 6 e 8 meses, dependendo do tanto de pré-produção necessária – e que vai resultar no seu demo reel. As apresentações foram hoje (segunda) e cada um entra individualmente, para conversar com três professores das diferentes matérias.

No auditório, você primeiro passa o vídeo dos Passport Skills e depois passa rapidamente pelas suas três idéias, em versões resumidas de duas páginas pra cada uma. A primeira página é a capa com uma cara geral do projeto, título e breve descrição. A segunda página é um Style Guide, com referências, bases e características do projeto. Minhas três idéias estão logo aqui embaixo. Foram desenvolvidas meio em cima da hora, mas felizmente fui pra apresentação gostando bastante das três. Qualquer uma que eles me sugerissem seguir, eu ia ser feliz. Meu objetivo era conseguir contar uma historinha com meu demoreel e uma das coisas que mais tava me atormentando nessa coisa toda de pitching era acabar com um projeto sem história, porque a GRANDE MAIORIA dos reels não tem história. Os mais propensos são os de animação!

SNIPER’S NEST

HOVERING LIGHTS

unauthorizedAttempt

Minha apresentação era a terceira do dia, e conversei com Miles (VFX), Casey (tudo) e François (Modeling). Logo depois que terminei de falar, a terceira idéia foi instantaneamente eliminada, por ser muito simples, e mais voltada pra motion graphics. Aí ficamos entre a primeira e a segunda. Casey e Miles não disfarçaram que gostavam mais da segunda. Hovering lights, o François levantou a questão que a primeira idéia podia acabar pesando muito na modelagem, que não era meu objetivo. Mais alguns minutos de sugestões e encaminhamentos e fechamos com a segunda idéia. Finalmente vai sair do papel uma brincadeira que surgiu quase um ano e meio atrás, quando vi Dark Skies pela primeira vez.

Agradeço aqui à Carol Rodrigues, que me ajudou a clarear o juízo, semanas atrás, quando trabalhar com alienígenas era a única das minhas idéias. Agora, vamos para o roteiro, pesquisas e location scouting!

Passada a parte mais tensa da VFS, a diversão vai começar de verdade.