Day-to-Day

[Imagem III] Referência de Fotografia.

May 5, 2011

Não sei se mencionei antes, mas, nesse semestre, nossa turma tá rodando 18 curtas-metragens para pelo menos metade das matérias da vez. Uma delas, Imagem III, se responsabiliza pela avaliação da fotografia dessa overdose de filmes. No intuito de preparar melhor os fotógrafos e clarear as idéias, o Joel pediu um clipe de três minutos, com imagens que fossem referência para o que você pretende fazer, e um relatório justificando as escolhas e propósitos.

Minha dupla nessa empreitada, para todas as funções, é o Plínio, e para nossa sorte, a direção do curta que a gente vai fotografar (Muletas) é por conta da May e da Bá! Não sei a quem pode interessar o texto e o clipe abaixo, mas, no mínimo, dá uma idéia do que esperar da imagem resultante desse curta a ser rodado no dia 27/05.


Relatório do Clipe de Referências – Muletas

Muletas é um roteiro que envolve bastante conflito psicológico. Tanto Marcelo como Dona Edith (sua mãe), vivem uma situação de tensão constante no dia a dia, e isso será claramente expressado pelas imagens.

O clipe se desenvolve mais ou menos na mesma progressão do filme, que começa em uma cena iluminada diegeticamente apenas por um notebook, a tonalidade azul é predominante, e as imagens confirmam a viabilidade do notebook como única fonte de luz na cena.

Em seguida, temos a apresentação do personagem da mãe. A princípio, um contraluz, que vem do corredor e a torna mais assustadora, depois ela acende a luz do quarto e vemos seu rosto que (infelizmente) não será tão assustador quanto as imagens de referência, mas sua presença será fortemente incômoda, e ressaltada pelo uso da lente como grande angular, distorcendo as proporções físicas entre mãe e filho.

De forma geral, toda a captação será com câmera na mão, isso pode ser observado claramente nos (grandes) trechos de Cisne Negro utilizados no clipe. Cisne Negro é a referência suprema para Muletas. O tema é bem parecido, e a abordagem é declaradamente inspirada na fotografia de Matthew Libatique com o diretor Darren Aronofsky (que também vale para as imagens utilizadas de Requiem Para Um Sonho).

Teremos uma luz mais marcada, contrastada, ao passo que reduziremos um tanto da saturação na pós-produção, além de puxar um pouco as cores para tons amarelados. Para intensificar a estranheza dessa relação entre eles, aumentaremos o ganho na câmera, para produzirmos ruído na imagem, característica que também pode ser observada no clipe em alguns trechos de Cisne Negro e, especialmente, no contraluz da porta.

As imagens de Nina representam uma visão que não está abertamente em Muletas, mas é algo similar às coisas que passam na cabeça do personagem, onde a mãe o persegue.

Por fim, numa das últimas cenas do filme, quando Marcelo tenta se levantar da mesa e ir até a estante para pegar um livro, ele perde o equilíbrio e cai. No momento de sua perda de equilíbrio, tentaremos um vertigo-shot (travelling in, zoom out simultâneos), que (por desatenção nossa) acabou ficando de fora do clipe de referências.

  • Ferradans. · [IMAGEM III] Relatório Final. June 19, 2011 at 7:09 am

    […] de fazer uma descrição breve do que pretendíamos e tentaríamos nos ETS que iríamos fotografar, o Joel pediu um relatório […]