Anamorphic Day-to-Day

LOMO 35OPF18-1 20-120mm T/3.3

July 5, 2013


Comparação com a 70-200mm f/2.8 IS II Canon.

Olha o tamanho desse brinquedo. Pesa uns seis quilos e é muito maravilhosa. 20-120mm, f/2.5 mas T/3.3. Tem um adaptador macro traseiro embutido que permite foco a distâncias absurdas – se eu encostar o dedo no elemento frontal da lente e girar o adaptador macro, dá pra focar na minha impressão digital. Sério! De acordo com pesquisas e fontes diversas – nada escrito, só depoimentos de amigos virtuais -, essa LOMO é cópia de uma Cooke, fabricada no fim da década de 80 e início da década de 1990, com padrões de qualidade muito superiores às suas predecessoras (como a Foton, que eu não canso de martelar). Essa foi fabricada em 1988, serial 880009. A título de curiosidade, todas as zooms russas atendem pela abreviação OPF que, em russo, significa “Objetiva com distância focal variável”.

As imagens produzidas pela bazuca são incrivelmente suaves e cinematográficas. Seguem algumas amostras dela combinada com uma 7D. Infelizmente – mas já esperado – ela vinheta na 5D, porque foi projetada para filme 35mm. Samples num próximo post, porque a 5D tá em casa e eu tô no Arraial…









Para nossa felicidade, ela veio com um adaptador anamórfico traseiro que elimina todas as características de anamórficos frontais, mas mantém a compressão. Foi uma medida temporária desenvolvida quando o padrão das telas virou widescreen, mas fabricar novas lentes ainda seria muito caro. Vieram então esses adaptadores. O dessa é de 2x e transforma a menina em uma 40-240mm na vertical, enquanto mantém 20-120mm na horizontal. Com esse adaptador ela preenche a mesma porção do sensor da 5D, só que com mais informação espremida. Assim, usando o MagicLantern em raw, posso selecionar para gravar só essa porção com imagem, à lá Alexa 4:3, e esticar para 2.66:1 tranquilamente. Já é mais que cinemascope, mantendo alta qualidade de imagem e usando a 5D.


O pepino – temporário, espero – é que a traseira anamórfica não encaixa no adaptador OCT-19 EOS. Preciso tirar uns poucos (dois ou três) milímetros do fundo pra dar certo. Só estou aguardando a resposta de Olex, confirmando se a peça “gorda” é só metal (acredito que sim) ou tem vidro muito próximo. Assim que tiver essa confirmação, começo os cortes pra tudo funcionar dentro dos conformes e ter uma lente anamórfica de cinema de verdade!