Anamorphic Day-to-Day

LOMO Foton-A 37-140mm T/4 – Delivery!

August 9, 2013

Buscando Lila no aeroporto ontem (04 de Agosto), finalmente chegou a minhas mãos essa lente, comprada no meio de Março. A partir da foto ela parece BEM maior do que de fato é. Na real, fiquei impressionado com o tamanho e peso real da menina. Estava esperando um foguete e ganhei um traque. É bem pequena e levíssima, especialmente se comparada com a irmã LOMO maior. Ela completa, com a parte anamórfica, deve medir uns 25cm e pesar perto de 1.5kg. A mala é um pouco maior – e até o presente momento, incrivelmente fedorenta, com um cheiro de carniça abominável – mas ainda assim, perfeitamente transportável. Alguém tem sugestões pra tirar cheiro das coisas? Os acessórios que vieram lá dentro também estão empesteados.

Atualização: Quando escrevi o post esse problema ainda não tinha sido resolvido, mas consegui arrumar as travinhas da mala por R$5, pagando um cafezinho para o tio que arruma malas aqui do bairro – o único comentário dele foi “essa mala tem quase minha idade, rapaz!” – e deixei o “desempesteamento” a cargo de uma sapateira que identificou a origem do problema como as partes emborrachadas da mala. Deixei o elemento anamórfico por lá também, para fazer uma tampinha de couro para a frente, similar àquela que fiz pra LOMO 50mm. Os acessórios e a lente estão tomando Sol e vento há alguns dias e seu quadro já apresenta melhoras!

Testei colocá-la na 50D, e já tive resultados positivos. Todos os serviços realizados por Olex estão perfeitos – colimar, desclicar a abertura, mudar o encaixe, instalar anéis de foco e zoom e corrigir o encaixe entre a parte esférica e a anamórfica – assim como o envio também foi totalmente de acordo com o combinado. Por ser um volume muito grande e pesado, resolvemos dividir em dois pacotes a serem enviados para Lila antes mesmo de ela embarcar para a Espanha. O primeiro chegou rápido, o segundo está congelado no site dos Correos até hoje, mas a super-irmã conseguiu resolver a situação indo ao correio mais próximo, e perguntando pelo pacote. Chegando aqui, nada de stress com alfândega, o aeroporto estava entupidíssimo – ela só conseguiu sair duas horas depois do pouso – então a fiscalização era leve para agilizar a saída dos passageiros.

Ó aí a cara do brinquedo.


Agora ó aí umas coisas feitas com ela. Para esse material, acabei comprando uma 50D, câmera de 2008, que se revelou de grande utilidade nas filmagens em raw a partir do MagicLantern. O sensor APS-C, metade da 5D3, é do tamanho de um fotograma 35mm, ou seja, perfeito para essa lente e para a 35OPF18-1, que foram projetadas exatamente para esse tamanho de película. Na 5D3 elas não cobrem o sensor todo, deixando bordas pretas imensas.

Por fim, depois de um papo com o Plínio Higuti, estou considerando bastante ter um adaptador PL para essa lente e para a 35OPF18-1, permitindo que elas sejam usadas em câmeras atuais, como Alexa, RED ou Blackmagic. E aí dá até pra tirar um troco alugando as preciosidades. Só falta um pouco de coragem mesmo!

Ah, de “brinde” – brinde é o cacete! O conjunto foi bem caro – no kit vieram dois desses close ups enormes, feitos exclusivamente para essa anamórfica, que hoje são raridades e valem uma boa grana. Tô considerando seriamente ficar com um deles e vender o outro, porque serve perfeitamente em uma lente como o LA7200, por exemplo, como o Andrew Reid explica nesse post – post tal que foi a causa do desaparecimento dos close ups.