Day-to-Day

Los Angeles – Play Time

March 11, 2010

Falei que faria e estou aqui, novamente, cumprindo promessa e escrevendo um pouco sobre todos os novos brinquedos incorporados ao arsenal da TFerradans. Já fazia um bom – enorme, na verdade – tempo que eu não investia sequer centavos em upgrade de equipamento, então, como andei fazendo uns trabalhos relativamente rentáveis, torrei tudo de uma vez e renovei praticamente toda a parafernália, começando pela câmera.

Sony HCR-HC9

A primeira câmera, uma Panasonic PV-GS320, está comigo desde 2007. Com o aprimoramento das tecnologias, o surgimento da possibilidade de filmar em HD (High Definition) e posterior barateamento dos preços, comecei a fazer pesquisas. Como a idéia é sempre manter o máximo de qualidade, a única solução é rodar câmera de fita – e não essas loucuras de DVD ou HDD. Por fim, decidi-me por essa Sony, que parece atender a todas as minhas necessidades. Não decepcionou em nenhum teste até agora.

Jag35 PRO Canon EF Adapter

Esse brinquedo é um pouco mais recente. Minhas primeiras experimentações com coisas do tipo não têm nem seis meses, mas já foram suficientes para me convencer a evoluir. Um adaptador para lentes 35mm é FUNDAMENTAL se você quer deixar suas imagens mais bonitas e cinematográficas. Primeiramente usei um modelo estático, com um encaixe de lentes obsoletas da Canon. Satisfação tamanha que migrei para um vibrante, com o encaixe de lentes atuais da Canon, o que significa que as mesmas lentes usadas na máquina fotográfica agora podem ser adaptadas na filmadora.

Canon 50mm f1.4 EF USM + Canon 75-300mm f3.5-5.6 EF

Já que falamos em lentes, por que não entrar no assunto das novas belezinhas óticas do time? Uma 50mm f1.4, comprada especialmente para o adaptador (que é um enorme devorador de luz, escurecendo tudo), mas que se revelou uma maravilha de outro mundo para fotografias em close-up. A segunda aquisição, especialmente voltada para o Oscar e frustrada pela mesma ocasião, foi uma 75-300mm f3.5-5.6. Ainda bem que ela não seria útil só para a cerimônia, senão eu estaria me sentindo lesado neste momento. Ela permitiu excelentes fotos no Zoológico, outras maravilhas no Aquarium, algumas gracinhas como as fotos do prêmio embrulhado e desembrulhado no tapete vermelho, entre outras coisinhas que vocês viram por aqui e nem desconfiam.

Sony SPK-HCE

Beeeem, esse artigo não tem exatamente uma explicação racional. É que desde que meu pai comprou a primeira câmera digital em casa, e comentou que não comprou uma capinha para tirar fotos subaquáticas por ser quase o preço da câmera, fiquei curioso para experimentar tal situação. Essa história foi em 2005. Finalmente vou poder fazer agora minhas fotos e tomadas subaquáticas para impressionar a platéia. O grande detalhe é que o tanque não era mais caro que a câmera. Na verdade, não chegou nem perto da metade do preço, no meu caso.

Cinemount 3025

Isso é exatamente o que parece. Como assim “não parece com nada?”. Parece com uma ventosa, galera. Uma ventosa para prender a câmera em superfícies planas e lisas como mesas, paredes, janelas e, o mais divertido, carros e outros meios de transporte. Funciona à base de vácuo, com bombeamento manual do ar para fora da ventosa. É de papel essencial para aquela lendária cena de perseguição que UM DIA sairá do papel.

Ok, além desses itens de suma importância óbvia, estou com novos filtros – inclusive um infravermelho, que promete resultados bem divertidos -, uma meia dúzia de livros, filmes e roteiros, baterias, claquete, props e outros enfeites. Ainda não sei como as coisas vão caber no armário e estante, mas estou começando a arquitetar esses encaixes… Por enquanto, uma boa parte delas simplesmente está largada em cima da mesa, ou embaixo da mesma.

  • fatima March 11, 2010 at 10:07 pm

    se você já dormia pouco, agora não vai nem mais dormir…. só filmar e fotografar!
    boa sorte!

  • FiuzaLima March 12, 2010 at 12:33 pm

    Bem lembrado, tia!