Day-to-Day

Louça.

October 12, 2009

Antes de começar a história propriamente dita desse post, é necessário estabelecer alguns conceitos e definições acerca do tema abordado.

Consideremos uma pessoa que mora sozinha e tem apenas um conjunto de peças de louça e uns três conjuntos de talheres. Um conjunto é composto por quatro unidades de cada item. Um conjunto de louça tem quatro pratos grandes, pratos de sobremesa, pratos de sopa e pires. Talheres são garfos, facas, colheres, garfos de sobremesa e colherinhas.

A refeição modelo adotada será o almoço. A situação está normal quando você almoça num prato grande, com garfo e faca normais. Por preguiça de lavar a louça, falta de tempo, água muito fria, e uma série de fatores, você vai gastando seus pratos grandes, garfos e facas, que se acumulam na pia. As coisas já ficam levemente mais complicadas quando se acabam os pratos grandes e você tem que almoçar num prato de sobremesa, chegando a um nível crítico de ter disponíveis apenas pratos de sopa e pires, dando preferência, claro, aos pratos de sopa.

A situação é INSUSTENTÁVEL quando o almoço passa a ser feito nos pequenos pires, você já usou todas as facas e tem que se virar com garfinhos de sobremesa. Xícaras grandes para cereais, sopas e mingaus são coisa ausente a muito tempo, e acenam pra você lá de baixo da pilha de outros pratos sujos. Inexplicavelmente, as facas são os primeiros talheres a desaparecerem da gaveta. Me parece que pra comer qualquer coisa, usa-se uma faca…

Se você é bem organizado, consegue administrar toda a louça de forma compreensível no volume oferecido pela pia. Quando esse espaço acaba e você começa a empilhar os pratos e copos nas laterais, já está perdendo um tanto do controle da situação. É chegado um momento em que o caos é tão grande que nem ver o fundo metálico da pia você consegue mais. Sua visão é obstruída pelas dezenas de talheres, copos, pratos, xícaras e acessórios que foram usados ao longo das refeições. Esta é outra situação INSUSTENTÁVEL.

Agora, passemos ao plano dos acontecimentos. Aqui em casa a situação se tornou insustentável por parte da louça na quarta feira. Por parte da pia, demorou um pouco mais, mas conseguimos atingir esse nível com sucesso ao sábado, com uma colaboração espetacular de uma assadeira engordurada. Só de ver aquela pilha colossal de pratos, acumulada durante quase duas semanas, a coragem ia embora e ninguém se aproximava da pia.

Determinado, me prometi que lavaria tudo no sábado, pela manhã. A sabotagem foi interna e acordei gripadíssimo no dia de cumprir a promessa. Pelo bem da sobrevivência, adiei para domingo, com uma leve esperança que Lucas lavasse as coisas. No domingo, logo cedo, ele fala que vai viajar e só volta domingo que vem. “PUTAQUEPARIU!” penso em relação à louça. “Agora só eu posso resolver esse problema!”. Domingo, ainda gripado, fiquei longe da cozinha.

Acordei hoje, com o Sol no rosto – coisa muito rara nos últimos tempos – e uma manhã deveras agradável. Botei uma música alta pra tocar e afirmei sozinho: É HOJE! Ao longo de toda a manhã, dediquei-me com afinco à pia maligna. Foram mais de duas horas, sem pausas ou intervalos, até terminar de lavar tudo. DUAS HORAS! Pelo menos, agora estamos de volta à situação ‘normal’, tendo à disposição quaisquer pratos e talheres que minhas refeições solicitarem!

  • fátima October 12, 2009 at 4:46 pm

    Lava roupa, lava louça, lava a alma…

    bj

  • Samy October 12, 2009 at 8:48 pm

    Compra pratinhos e talheres descartáveis! hahhahahahah

  • Vini October 12, 2009 at 10:02 pm

    qualé titu’s… vai uma dica

    1. comeu…
    2. sujou…
    3… enquanto espera a digestão, respira fundo, e lava o que tiver sujo…

    acumular louça é a mesma coisa que acumular serviços… o trabalho não ter fim…

    prato descartavel, em tempos de “preservação ambiental”, não é uma boa alternativa… :O)

  • Samy October 13, 2009 at 9:02 am

    Pratos descatáveis de papel ué! Reciclagem rules!

  • FiuzaLima October 13, 2009 at 3:26 pm

    Vc não tem vergonha na cara, não aprendeu nada com o que te ensinei?!
    Imagine se vc cozinhasse?
    Iriam ser panelas, PANELAS!!!

  • Tito Ferradans October 13, 2009 at 4:13 pm

    Claro que aprendi com você, Donk. Aprendi que não devo cozinhar!

    Prato descartável é coisa de festa! Almoçar por conta própria em prato descartável é pior ainda que em pires! Me recuso! hahahaah!

    A dica é muito válida, Vini, mas a preguiça e o frio são MUITO fortes nessa época do ano. Definitivamente, usando pratos descartáveis eu acabaria perdendo pontos no enem. hahahahaha