Paperball Productions

Mulher Missão Revisited.

September 2, 2007

Hoje à tarde, minha irmã pediu minha sugestão de texto para um trabalho sobre “Preconceito”. Ela queria algo que apresentasse preconceito contra as mulheres. Eu, alegre como sempre, lhe passei a letra de Mulher Missão, e qual não foi a minha gratificação ao ler o comentário dela sobre a música, a ser apresentado para os professores?

Divirtam-se abaixo. Estou orgulhoso!

“Resumo: A música contém uma ideologia machista a respeito do papel da mulher na sociedade brasileira se utilizando de ditos populares e crenças para justificar a sua posição. Existe na música uma visão externa, da sua situação nos dias atuais, de como a sociedade as vê, trata e faz referência. Ressalta também o esquecimento dos direitos humanos que são iguais para todos, mas mesmo assim na sociedade em que vivemos nem todos são tratados da mesma forma. 

Comentário: Diferente dos outros textos, nesse encontramos o preconceito presente de forma muito mais explícita e denunciante. Tudo começou com a idéia de que as mulheres, por serem diferentes dos homens, deveriam ser seres inferiores. Uma forma de mostrar a realidade e o tipo de tratamento que as mulheres recebem, quando se deparam com situações pelas quais homens também passam, mas não são vistas do mesmo jeito. Essa música tem função de combater o preconceito, abrindo os olhos dos ouvintes e leitores, para que passem a perceber as atitudes desrespeitosas que cometem todos os dias inconscientemente por uma questão de hábito. Importante também para que as mulheres notem atitudes machistas de sua autoria, cometidas contra elas mesmas. Tudo isso que aprendemos relacionado á discriminação entre as pessoas vem se aprimorando dia à dia, com a transferência de costumes de geração em geração.”

Grande obra… Grande obra!