Day-to-Day

New York – Play Time!

April 5, 2013

Ao longo desses três anos completos em AV, trabalhei em trocentos projetos, sendo que na maioria deles, fiz parte da equipe de foto. Não vi muitas câmeras diferentes de DSLRs, e vi ainda menos rigs e equipamentos de suporte para melhorar a qualidade de movimentos, transporte, proteção, passagens de foco, eliminação de flares, monitoração e por aí vai.

À exceção de UMA vez, todas as ocasiões onde usei um shoulder com a câmera em cima, foi o MESMO shoulder, que a gente usou no Paraguaio. E o mesmo follow focus, nem sempre presente. Follow focus é uma parada que simplifica muito marcações e passagens de foco durante os planos. Um bom follow focus faz uma grande diferença entre acertar e errar o plano, além de facilitar infinitamente a vida do assistente de câmera.

Um monitor para acompanhar a ação sem se acotovelar atrás da câmera, vi uma única vez também, num set que tinha uma graninha legal, de resto, era sempre um monte de gente tentando ver o quadro por cima do ombro do operador de câmera. O clima fica mais calmo e espaçado quando existem monitores no set, sério.

Então, nessa pegada de eBay e compra de equipamento usado no exterior, resolvi arriscar alto. Indo ao site da Redrock Micro, anotei todas as peças necessárias pra montar um shoulder excelente, um módulo bem pequeno com follow focus e uma estrutura para tripé, à lá cinema, onde a câmera é a menor parte da estrutura. Com essa lista completa, fui à caça e sem pressa. Toda vez que aparecia uma pecinha usada por um preço bacana, ia lá e dava um lance, ou comprava. Consegui montar o rig todo por menos de um terço do preço de um novo. E fui entregando tudo na casa da Kimi, explorando a menina, coitada.

Em algumas viagens, as peças foram vindo de lá pra cá, e com minha ida a NY, peguei o que tava faltando – em resumo, o mais pesado e trambolhoso. Achei que tinha bem mais coisa lá, mas no processo, descobri que faltava pegar uma sacola na casa dela aqui em SP. Fiz isso ontem, à meia noite e meia.

Acho que nem todo mundo é assim, mas é muito difícil de me controlar quando tenho um presente novo que envolve “montar coisas”. Quando eu ganhava um lego, podia estar caindo de sono, só dormia depois de montar e brincar um tanto. Computador é a mesma coisa. Quando a última peça chega, não há quem me demova de montá-lo imediatamente. Pois bem, o rig foi assim também. Cheguei de volta em casa e espalhei tudo na mesa da sala.

Fui dormir duas horas mais tarde, com os dedos todos roxos de apertar e folgar parafusos. O processo foi meio confuso, afinal, eram muitas peças (são quarenta) e só tinha a imagem do site – em baixa resolução – pra me orientar. Dei por terminado quando fiz uma estrutura menor, para tripé, e um shoulder, mais leve. Deixei os dois em cima da mesa para retomar o trabalho quando acordasse, dali a seis horas.

Agora de manhã, fui mais concentrado em montar um bloco só, com todas as funções e fácil de fazer alterações. Deu certo, em parte. As alterações não são tão fáceis, mas é uma coisa só, com shoulder, mattebox, follow focus, EVF e monitor pendurados. Já tenho uma boa motivação pra começar a malhar. O brinquedo pesa MUITO – pelo menos, muito mais do que só a câmera, como estou acostumado!


Não sou eu quem vai estrear o conjunto, e sim o Lucas Theodoro, num clipe dirigido pelo Manfrim. Espero que eles se divirtam, e que a parafernália tenha o máximo de utilidade! Quando a LOMO chegar, já vou colocar ela aí, com follow focus e follow zoom, que é pra dar uma de Tarantino em Django, com aqueles zooms incríveis no meio dos planos!

  • adonaifc April 6, 2013 at 5:23 am

    Ficou muito bom!! Eu tb pensei em montar um desses mas não agora por enquanto. To pensando pra começar em um EVF e um monitor, esses que vc pegou são que marca e modelo?

  • Tito Ferradans April 6, 2013 at 10:46 am

    Valeu Adonai!

    O EVF é o da Zacuto, versão flip, que é incrível. Acho melhor que o monitor da câmera. Mas um novo é bem caro. Eu aproveitei que já tinha o Z-Finder e saiu um bocado mais barato.

    O monitor é um Marshall, nada incrível, mas bastante facilitador. Comprei na Black Friday do ano passado, pela metade do preço normal. Só consegui resgatar agora, porém! hahahaha.

    Comprar coisas fora envolve muita espera!