Day-to-Day

Nutty Bedroom – Day Time.

July 24, 2014

Aê, mais um assignment de aula, daqueles que levam trocentas horas pra finalizar. Na verdade, esse levou 50 minutos só pra renderizar, e mais muitas e muitas horas de ajustes e testes. É de Lighting. O objetivo – não muito difícil de adivinhar – era iluminar esse quarto, de forma naturalista, somente com luz natural.

Se iluminar as coisas na vida real é divertido, em 3D, é três vezes mais divertido, porque você tem liberdade total. Dá pra fazer uma luz que ilumina só UM objeto, mesmo que ele esteja em meio a muitos outros, as luzes não têm corpo físico, então podem estar em qualquer lugar, e não aparecem em quadro, entre outras coisas. O único ponto negativo é que demora.

A gente ainda não pegou coisas muito práticas, então a idéia é ir simulando o comportamento real da luz, com várias fontes. Por exemplo, a luz entra pela janela e bate no chão e na cama. No mundo real, esses dois pontos refletem, difusamente para os arredores, como uma fonte de luz secundária, e assim por diante, iluminando o quarto todo só com o Sol. Nesse método que a gente tá seguindo – por enquanto – temos que fazer o trabalho da natureza. A luz entra e ilumina o chão e a cama. Beleza, agora cabe a mim colocar OUTRA luz, criando essa difusão natural. E ir colocando mais um monte de luzes pra fazer detalhes, ressaltar formas, controlar o contraste entre luz e sombra, e por aí vai. Uma coisa louca, onde, por exemplo, o pobre do quarto abaixo tem mais de 15 fontes de luz espalhadas pelo ar.

Mas fica tãããão bonitinho, que vale a pena ficar arrastando elas pra cima e pra baixo, mexendo em tudo e afinando por horas e horas. Aqui todas as experiências de fotografia estão valendo ouro, e simular a luz é muito mais fácil quando já se tem uma noção de como ela se comporta, por observação da realidade.

  • fátima sta rosa July 25, 2014 at 4:52 am

    “…as luzes não têm corpo físico, então podem estar em qualquer lugar…” viu isso?!!!! Amplie esta percepção pra tantas coisas que não têm corpo físico, como saudade, amor, medo e mistério… grata!!!

  • May Guimarães July 26, 2014 at 6:38 pm

    ficou lindo, meu bem :)

  • Tito Ferradans July 28, 2014 at 9:58 am

    Obrigado, meu bem! :D

    Mãe, que viagem, hein? Acho que entendi, hahaha. Vou tentar criar essas outras coisas, com luzes sem corpo físico, nas próximas tarefas! Hahahaha.

    Mas, piadas à parte, muito bonita essa lógica de pensamento.

  • albanietzsche July 28, 2014 at 5:14 pm

    Cara… cara… [contando moedas para comprar um computador e iluminar coisas porque… cara… cara… isso deve ser muito muito legal]