Day-to-Day

Revoltas, idéias, desejos e palavras soltas.

June 11, 2009

Algum dia ainda hei de escrever racionalmente sobre minha revolta a respeito deste país em que vivemos. É algo que aumenta a cada dia. Acho que meu tempo de alienação era mais feliz, mas definitivamente gosto de ter uma razão maior na qual acreditar…
__________________

Não se vê muitos traços de cultura regional em São Paulo. Só tomei consciência disso ontem. Aqui não se teve um Lampião, nem um Antônio Conselheiro, ou Luiz Gonzaga. Nem secas, nem um povo de vida difícil o tempo todo. Não se tem nem uma pontinha da beleza poética do sertão ou dos mares tropicais. Por essas bandas, tivemos os homens que mandaram matar (a muito custo) Lampião e Conselheiro. Aqui se tem a elite, tanto econômica quanto política, não necessariamente no presente, mas no passado inteiro. Elite essa que me revolta, como mencionado no textículo acima. Vendo daqui, acho que a tal globalização não é coisa boa, mas poderia ser. Não há uma fusão de culturas, não há sequer uma difusão de cultura. Há, sim, uma imposição. Grande lástima que o impositor (isso existe?) é ditado pelo dinheiro.

Falar tudo isso é estranho, porque eu achei que justamente não gostava das coisas da terrinha natal…
__________________

Planos inclinados usam SENO, e não COSSENO!

Menos de uma semana depois de um céu “Vidas Secas” (azul, sem se ver nem nuvem até o horizonte), vem essa chuva besta combinada com o frio. Comentário a parte: Desde que li o livro, sempre fiquei curioso para saber como seria o tal céu azul puro, imaculado. Agora que passei pela experiência (por acaso), admito que é bonito e assustador ao mesmo tempo.

Venço meu trauma em relação a Beloved George. Capitães da Areia é de fato um livro interessante!

Não importa o lugar, em toda sala de aula existem os imbecis que se acham engraçadinhos. Tô ficando de saco cheio dessa galera. Porra, será que não cresce? Ou é porque sabe que papai vai pagar qualquer faculdade vagabunda e botar ele pra trabalhar na empresa da família? Mais uma vez, incidindo sobre o ponto de início do post. Tenho que me controlar para não espalhar as idéias por aí.

Adaptadores 35mm estáticos? giratórios? vibratórios? Confusão.

Por fim, os deixo com um trecho de Lenine, e volto para meu sono dos justos. É feriado, e não são nem 7 horas da manhã. Por que eu to acordado? Ah, claro, esqueci de desativar o despertador.

“Lá no sertão
Cabra macho não ajoelha
Nem faz parelha
Com quem é de traição
Puxa o facão, risca o chão
Que sai centelha
Porque tem vez
Que só mesmo a lei do cão…

Falta o cristão
Aprender com São Francisco
Falta tratar
O nordeste como o sul
Falta outra vez
Lampião, trovão, corisco
Falta feijão
Invés de mandacaru
Falei!…

Falta a nação
Acender seu candeeiro
Faltam chegar
Mais Gonzagas lá de Exú
Falta o Brasil
De Jackson do Pandeiro
Maculêlê, Carimbó
Maracatu…

É Lampião
Meu candeeiro encantado…”

Lenine

  • Donk June 11, 2009 at 12:57 pm

    aquele texto que te mandei agora a pouco por e-mail, juro que o enviei antes de ler isso aqui. Depois que li o post, penso: que bom que te mandei aquele texto.
    Você tá aí, mas é daqui, cara.

  • Tio Geja June 13, 2009 at 1:41 pm

    Para voce que vai fazer Vestibular logo mais, é bom ficar atento para as novas regras gramaticais: ideia não tem mais acento.

  • Tito Ferradans June 14, 2009 at 3:19 pm

    hahaha, ainda tenho três anos pra me adequar a elas, e particularmente, as considero uma bobagem!

  • fatima June 16, 2009 at 8:17 pm