Day-to-Day Tudo AV

Ruas do Cinema

November 29, 2013

Esse documentário começou a ser feito em 2011 e tá se arrastando na finalização há muito tempo, mas enfim, está pronto! Fizemos como parte das disciplinas de Documentário e Montagem, e fomos atrás de investigar a extinção das salas de cinema de rua, mais especificamente no centro de São Paulo – mas não restrito a essa área ou cidade.

Num processo de mais de seis meses, fizemos pesquisas e entrevistamos pessoas com boas experiências e argumentos sobre o tema. Além disso, passamos várias noites filmando os arredores do nosso cinema-caso, que era o Unibanco da Augusta (e que agora é Itaú, mas enfim, é o mesmo em todos os aspectos). Demoramos tanto no final, que o cinema até mudou de nome!

Foi uma das experiências onde mais aprendi sobre fazer filmes, sobre fotografia, sobre cinemas de rua (hahaha), e uma pá de outras coisas. Tenho bastante orgulho desse projeto. Recentemente, no aniversário de 20 anos do cinema na Augusta, fomos convidados a exibir o filme numa sessão especial que aconteceu por lá, e finalmente vimos algo verdadeiramente nosso numa telona. A sensação é incrível – incluindo toda a preocupação de “e se as pessoas não gostarem?”. É pra isso que a gente faz cinema, no fim das contas, né?