Day-to-Day

[JOB] Profissão Repórter.

September 21, 2010

Como disse anteriormente, Segunda é dia de set! E dia de cabine também – fui ver Vampires Suck, pra escrever uma crítica sobre o filme, mas isso comento com mais propriedade num próximo post. Só pra avisar, todas as fotos desse post foram feitas pelo Caio Leão.


Giovanna Tukamoto e Renato Baragão.

Só pra retomar um pouco, na Sexta fui para a USP a fim de desenvolver uma geringonça que foi usada no vídeo de Domingo. A idéia original era fazer isso com a Lud, mas, quando cheguei no estúdio, ela ainda estava trabalhando na arte desse set, que acabei fazendo parte como assistente de câmera (foi o segundo telefonema irrecusável da Quinta). Cheguei por lá no fim da tarde, ajudei a Didi (AV2006, fotógrafa do projeto) a terminar de posicionar as luzes, depois o Gustavo Fattori (AV2006, diretor) chegou e a Didi partiu, então ajudamos a montar (só montar mesmo, porque já tava tudo construído e pintado) o cenário, que é esse que vocês vêem abaixo, na comparação “plano original” e “resultado final”.


Também pintamos chão e paredes de preto, para sumir com o fundo poluído da imagem na hora da captação. Saímos de lá quase meia noite e ganhei carona pra casa, sucesso! Infelizmente, não participei da diária que aconteceu no estúdio, no Sábado. O Cauê (AV2009) é que estava por lá. Mas, ainda assim, fiquei babando com o visual da coisa. Sério, olhem isso aí, tá melhor que o desenho original!

Resultado final, com pessoas!

Esse projeto era no mesmo esquema do Dois Dedos de Prosa, Dois Dedos de Poesia, com finalidade educativa (pelo que entendi, ambos vão fazer parte da lousa digital, iniciativa da fabricante de computadores Dell). Dessa vez, fazíamos uma imitação do Profissão Repórter, onde Caco Barcellos e uma equipe de jovens repórteres vão às ruas juntos para mostrar diferentes ângulos do mesmo fato, da mesma notícia. O programa original vai ao ar às Terças, na Globo.

Nessa outra versão, o reportér se chama Cássio (como sempre, aquela criatividade brilhante nos nomes – hahaha) – interpretado pelo Renato Baragão -, e investiga a situação apresentada por Mariana (Giovanna Tukamoto), que escreve uma carta ao repórter, contando que na sua escola o diretor teve a brilhante idéia de fechar duas salas de aula, e criar uma biblioteca no espaço. O programa foi dividido em duas partes, uma delas era um gameshow (esse do cenário super legal), e a segunda era numa escola (essa foi a parte que eu estava).

Era divertido tentar encarar a coisa com um caráter documental (onde não se pode controlar todos os aspectos do que vai acontecer em cena) e perceber que somos muito apegados à ficção, fazendo uma infinidade de takes até conseguir um mais convincente, ou com um som melhor. Na direção, Gustavo Fattori (um dos fotógrafos do Paraguaio), fotografia por conta da Didi, produção da Bia (AV2008) e da Taka (AV2006). No set, a arte, figurino e maquiagem estavam sob a responsabilidade de Lud, Caio como assistente de direção – sempre comentando que tínhamos tempo sobrando e dava pra fazer outro take -, Som pelo Pato, e a montagem ia ficar a cargo do Jotagá (AV2006), com suporte do próprio Gustavo.

Filmamos coisas na quadra, durante uma aula de educação física, correndo pra fugir das bolas que vinham em direção à câmera e à Giovanna, rodamos também conversas subindo uma ladeira muito inclinada – fizemos onze takes dessa, acabando com as pernas dos nossos queridos atores -, perturbamos a academia que ficava na casa ao lado, pedindo para a galera baixar o volume da música, invadimos uma sala de aula, e fizemos uma cena com uma luz muito “publicitária”, entre outras coisas menos emocionantes.

Depois do almoço, a Bia mostrou duas vasilhas cheias de brigadeiro, que (admito) lutamos muito para conseguir acabar, mas falhamos. No fim do dia ainda tinham uns três ou quatro quitutes numa delas. Pra fechar a diária, fizemos vários takes do momento que o repórter Cássio chega na escola da Mariana, procurando a garota, e tínhamos a figuração de quase trinta crianças. O Gustavo, antes de começarmos esse plano, explicou tudo para a garotada, e depois ajudou a coordená-los pelo pátio, em movimentos/reações conforme a câmera passava, seguindo o repórter.

Didi: “Ah, então quer dizer que meu nome de cena é ‘Claudionor’? Ok…”

Por fim, voltamos para USP, logamos os cartões que faltavam da HVX-200 (finalmente aprendi a logar essas coisas loucas!), saí de lá quando o Pato tava começando a logar o som. Logar, para os leigos (olha só, aliterações!), é passar o material da câmera para dentro do computador, de forma organizada e fácil de trabalhar na montagem.

Comentário especial sobre a câmera: ela roda o mundo todo ano, em documentários para o Discovery Channel – a última visita tinha sido à Mauritânia – e era totalmente louca, fazia o que queria, quando queria, como queria. No primeiro dia, filmou muita coisa em câmera lenta, sem som, depois, sem nenhuma mudança de configuração, voltou a filmar em velocidade normal, e com som. Na diária da escola, só filmou sem som, mas em velocidade normal, ao que parece.

Ah, e esse trampo vai render uns trocados também! No fim do ano vou me entupir de lentes, ê beleza!

  • Ferradans. · [TCC] Circuito Fechado. October 10, 2010 at 8:28 am

    […] primeiro contato com Circuito Fechado foi no Profissão: Repórter, quando o Fattori comentou sobre a engenhosidade do roteiro, um filme todo pelo ponto de vista da […]

  • Ferradans. · Externas Com Astronauta! November 14, 2010 at 7:47 am

    […] mais completo, se divirtam aí com fotos no Centro Cultural São Paulo. Mesmo elenco do primeiro Profissão Repórter, só que com mais gente, e equipe bem parecida também. Só falta mais uma diária, Quarta-feira, […]

  • Ferradans. · [SET] Profissão Repórter 2. December 5, 2010 at 7:05 am

    […] (e assistente de direção, ao longo do processo). Acho que teve alguma coisa a ver com o primeiro Profissão Repórter… Especialmente porque a gente teve que refilmar umas coisas… É, definitivamente teve […]

  • Ferradans. · [JOB] Decifra-me Ou Te Devoro. February 20, 2012 at 10:26 am

    […] filmando de novo? Nesse fim de semana de Carnaval, o trabalho era pra Astronauta – mesma do Profissão Repórter e Profissão Repórter 2 – produtora do Vieceli, Nicko, Luciana Arakaki e Taka. Quem me […]