Day-to-Day Tudo AV

[SET] Set No Prato: Episódio 01.

March 3, 2011

Há exatamente uma semana, estávamos na loucura das filmagens. A reunião começou às 17h, na casa do Simon e do Erick, onde nos aglomerávamos para o primeiro (e emergencial) capítulo do Set no Prato, programa que mistura cinema e culinária, tendo a web como plataforma de divulgação e voltado para um público que não tem lá essa paciência toda pra cozinhar.

Às 17h o povo começou a recortar EVA (aquele plástico/borracha, sei lá), e colar em placas maiores, pra fazer a decoração da cozinha, que é predominantemente branca. Eu já tinha ido com a Lud na Quanta e pegado nossas duas PLs, armei os tripés e fui procurar, com o Simon, o rig da câmera. Montei e desmontei o treco umas quinze vezes antes de acertar, e mesmo assim, desisti de tentar encaixar a última peça, que era desnecessária nesse caso. Ficou uma coisa enorme, misturando apoio de ombro e follow focus, com a 7D em cima.

Apontada para a bancada tínhamos outra 7D, pra pegar um ângulo melhor de tudo que acontecesse ali em cima. No som, usamos o Zoom com lapelas, um pro Simon – nosso querido apresentador – e outro para a Zelita. Eles deram bastante dor de cabeça pra gente (especialmente para a May) ao longo da noite.

A gente é estrela e resolveu começar com uma receita escrota, ao invés de pegar algo simples. Era o inovador Cupcheesecake Cisne Negro, que humildemente misturava QUATRO receitas. Cupcake, cheesecake, calda de mirtilo e buttercream. É bem claro que não ia dar certo fácil, né? Pois só pra conseguir fazer o cenário funcionar, ficamos até meia noite. Foi um “cola-descola-gruda-desgruda” dos infernos, e descobrimos que a cozinha deles tem um tipo especial raro de azulejo: o tipo que não gruda nada. A coitada da Zelita já tava capotada na sala há horas. Perto de meia noite e meia as coisas se agitaram e começamos, depois de dar uma geral na cozinha.

Resolvi que ia brincar com a câmera e adotei uma postura Dib Lutfi, cinegrafista favorito da galerinha do Cinema Novo, um verdadeiro gênio em mover a câmera por aí, de frente, de costas, coisas loucas e incríveis ao mesmo tempo. Tem também uma leve influência da fotografia flutuante de Cisne Negro. Enfim, perto das 3h30 da manhã meu ombro já estava mutilado pelo peso do aparato completo, mas continuamos rodando até as 5h30. O resultado compensou. Ficou espetacular em todos os sentidos.

Sério, ficou digno do Oscar!

Pra vocês terem uma idéia, é só eu ver essa foto abaixo, por exemplo, que já começo a ficar com água na boca e lembrar do gosto e textura do quitute.

A montagem e finalização ficou por conta da Lud, e por pressa, acabamos ficando com uma versão que usa o microfone da câmera. Toda a captação dos lapelas acabou descartada nesse primeiro (e emergencial) episódio, mas nos próximos, temos muitas brincadeiras planejadas com a parte sonora. Já temos vários filmes e receitas escolhidas. Qualquer Domingo a gente grava, e começa a postar, um por semana. São temporadas de um mês cada uma. Entre os episódios e as temporadas, teremos pequenas pílulas de apetite, de intervenções relacionadas ao programa. Fiquem sintonizados no Set No Prato!

Cupcheesecake Dramático

Tá se achando capaz? Pega a receita e faz! Deleite-se com a criação do “Chef” Simon!

  • May March 3, 2011 at 8:53 pm

    Você vai ver, quando a gente fizer nosso cup-cheesecake, vai ficar ainda melhor! Huhuhuhuhu!

  • Erick Krominski March 4, 2011 at 4:51 pm

    huaihiuahiauha

    Muito bom o post! ;D

  • fatima March 4, 2011 at 8:21 pm

    gente,amei isso. as vasilihinhas brancas…..ai,ai………….. as vasilhinhas brancas……………fiquei curiosa de saber que batedeira é aquela das ‘pernas compridas’ que não engancham na borda da tigela. Parabéns ao narrador/cozinheiro/ator. Esse é um post de dar água na boca e suspirar. Tito e May, aviso quando chego em Sampa e quero esse cupcheesecake ‘Cisney’ Negro, viu?

  • fatima March 4, 2011 at 8:22 pm

    uma pergunta: o que esse projeto? vocês inventaram, já existia? quem participa? mais dados…………

  • May March 4, 2011 at 8:32 pm

    A gente testa a receita antes pra não ter perigo de você passar mal.