Day-to-Day

Tropa de Elite 2.

October 9, 2010

Antes de qualquer coisa, nesse post, é importante saber que sou grande admirador de filmes de ação, e que ainda não perdi toda a esperança no cinema nacional. Sempre estou bastante desapontado, mas ainda há futuro.

Tropa de Elite foi um divisor de águas, vi o primeiro quatro vezes antes de estrear no cinema, e ainda assim, fui mais uma vez, porque merecia o valor do ingresso. Hoje, tenho uma cópia original do filme (coisa rara), e assisto ocasionalmente, pra ver algo decente, com pessoas falando em português (coisa ainda mais rara).

Fui hoje ver Tropa de Elite 2, um tanto ansiosamente. Quando ouvi, mais de um ano atrás, que o segundo filme trataria de políticos, política, e esses outros assuntos mais burocráticos, fiquei temeroso. Me parecia uma daquelas propostas ideológicas de mudar o país, usando uma marca consagrada, que foi o primeiro Tropa. Alguns dias antes da estréia, entretanto, um de nossos professores comentou em sala que seus amigos críticos já tinham assistido o filme, e afirmaram categoricamente que era superior ao primeiro. Confiar ou não nos críticos?

E não é que os caras conseguiram manter o espírito do primeiro filme, mesmo abordando o tema dos políticos? Por quase duas horas, uma longa e intrincada história se desdobra diante do espectador que acompanha atônito, tentando prever o que acontecerá a seguir. Admito que foram poucas as vezes que consegui acertar de onde partiria a próxima virada. Saímos do cinema com uma vontade absurda de rever o filme, de tão bom que é. Excedeu as expectativas, e olha que elas eram bem elevadas!

Eu não sou de fazer propaganda (até parece), mas assistam! Acho que vou de novo amanhã, ou Segunda.

  • Tito Ferradans October 9, 2010 at 8:06 pm

    Tô paquerando cartazes dos filmes (tanto do primeiro como do segundo) no MercadoLivre… Quero eles na minha parede. Há!

  • May October 9, 2010 at 9:51 pm

    Eu vou de novo amanhã E segunda.
    E terça.

    Brinks, amanhã eu não vou. :P

  • fatima October 9, 2010 at 10:51 pm

    ich! eu que só ia ver quando saísse em dvd, depois desse relato já estou quase trocando o pijama e pegando o carro para ir ao cinema mais próximo. vou ver e a gente vai conversar sobre ele. beijo