Specials

Veludo.

March 21, 2010

Tarefa: Em até uma hora, elaborar um texto de dois a quatro minutos sobre o tema “Veludo”.

De certa feita, enquanto peregrinava pelas ilhas britânicas, me chegou aos ouvidos uma história que pode interessá-los. O ano é 1326. É uma noite fria e sem lua nas extensas planícies ao norte da Inglaterra. O vento forte arrasta árvores e animais. O solitário viajante Donald Lamont tenta se agasalhar dentro de sua tenda, sem sucesso. Não muito longe, ouve o balir de animais num celeiro. Usando suas últimas energias para chegar até o abrigo, Donald abre mão de sua tenda. Passa a noite aquecido sob o teto e em meio a uma dúzia de cabras. Na manhã seguinte, ainda sonolento e sonhando, Padre Lamont imagina estar numa enorme almofada, macia e agradável. Ao acordar completamente, percebe o mau-cheiro dos animais, mas isso não é suficiente para apagar suas memórias quentes e macias.

De volta à sua abadia, após a longa jornada, passa noites relembrando a sensação do couro dos animais contra sua pele friorenta. Acredita estar apaixonado pelas cabras, uma condição execrável sob os olhos do Senhor. Decide que vai se empenhar para recriar tal sensação, eliminando a conturbada associação com aquele semelhante da Besta. Durante as próximas semanas, mal sai de seus pequenos aposentos, costurando, fio por fio, ponto após ponto, pêlos numa malha suave e fina. Surgia a primeira manta de veludo da história, saciando assim os desejos animais do Padre Lamont.

Por temer que seu segredo caprino fosse algum dia revelado, Donald sempre mantivera sua pequena manta em segredo, mas com a chegada de sua morte, poucos anos depois, o veludo foi redescoberto, sem a imaginação tortuosa de seu criador. Seu agradável toque disseminou o tecido por toda a Europa, e o trabalho necessário à sua confecção acabou tornando-o um artigo de luxo, acessível apenas à elite nobre. Essa, meus caros, é a origem do veludo, que tenta a todo custo, se manter em segredo.

  • fatima March 21, 2010 at 8:41 pm

    O veludo nem sonha que esse foi o seu começo…. Muahahahahahah Adorei!

  • FiuzaLima March 23, 2010 at 4:18 pm

    Cara… Vc mente muito bem.
    Se não te conhecesse tanto, acabaria por acreditar na lorota!
    hahahahahaha