Day-to-Day

Wastelands: Stories of the Apocalypse.

June 1, 2015

Tô numa fase de leitura, matando um livro atrás do outro, e tirando o atraso. Sou peba e gosto de ficção. Quando minhas opções do Kindle acabaram, fui procurar novidades, e pra não sair completamente perdido, procurei um tema que tem me interessado bastante nos últimos tempos, que é o fim do mundo como o conhecemos. No Amazon, achei o livro que intitula o post e resolvi comprar. Tava $3, então mesmo que fosse péssimo, não era uma grande perda. O livro consiste de uma compilação de muitas histórias curtas, independentes entre si, por diversos autores, que tratam do apocalipse da humanidade. Tem Stephen King, George R.R. Martin, Orson Scott Card e por aí vai. Não temos invasões alienígenas ou zumbis. São pragas, guerras, ou muitas vezes, eventos que não são explicados, já começamos direto no futuro onde tudo foi à merda.

A Terra de cada autor é muito diferente, e temos vários desertos, ruínas e poluição. Alguns poucos tratam do momento em que a jiripoca piou e acompanhamos um ou mais sobreviventes. O último que li, mais ou menos na metade do livro, chama When Sysadmins Ruled the Earth, e pelo título eu achei que ia ser bem fraquinho, tendo em vista que os personagens são Sys Admins, ou administradores de sistema. Acompanhamos Felix, um desses administradores que, no dia que tudo acaba, está trabalhando na manutenção da internet – não da internet de casa, ou coisa assim, e sim da coisa internet, num data-center. De longe é uma das melhores que li até agora, e também a mais longa. Me identifiquei com o protagonista em diversos momentos, nessa coisa de tentar unir as pessoas em torno de um objetivo comum, de não ter certeza se as decisões são as certas, mas de não desistir e recomeçar quantas vezes forem necessárias.

Joguei no Google – que também tem participação na história – e achei o conto completo aqui, caso alguém tenha coragem de ler. Tem umas 60 páginas, e não tá de um jeito muito gatinho nessa página, pelo menos não na tela do notebook. Talvez fique melhor num tablet, sei lá. Vou guardar o link aqui também pra lembrar disso qualquer dia no futuro.

When Sysadmins Ruled The Earth