Anamorphic Day-to-Day

[Anamórficos XXI] – Flare Factory58

July 10, 2013

O que diabos é esse negócio de Flare Factory58? Como o nome já sugere, a lente tem, entre suas características mais fortes e marcantes, os flares produzidos. Mas que diabos de fabricante é esse? Bom, na real, o fabricaaaante, no sentido mais verdadeiro da palavra, a empresa que corta o metal e o vidro, não existe mais. Todas as FlareFactory são remanufaturadas. São uma mistura de modificações executadas – até agora – numa Helios 44 (58mm, f/2, M42), por uma empresa chamada Dog Schidt Optiks.

Entre essas mudanças constam alterações no contraste, na abertura, na pintura externa e, mais importante, nos flares. Essas lentes produzem flares coloridos. É só olhar pra dentro da ótica na foto abaixo que já dá pra ter uma noção da loucura. Atualmente eles fornecem as lentes com encaixe Canon EOS e Arri PL.


Imagem: Dog Shidt Optiks

Por muito tempo fiquei me perguntando como diabos isso só afetava os flares, e não pintava a imagem toda de uma cor só, como se fosse um filtro, afinal, parece que é o vidro que tá pintado ali dentro, não é? Pois bem, só depois de analisar com calma muitas fotos e conversar com Rich – camarada que encabeça a iniciativa – é que entendi que na verdade o que está pintado (com uma tinta automotiva que nunca seca completamente) são as paredes internas da lente, que normalmente são pretas justamente para impedir reflexos da luz que incide sobre elas. Como agora são coloridas, esses reflexos se manifestam como cores, que só aparecem quando a luz cai matando lá dentro. Pra ver (literalmente) como isso funciona, o vídeo abaixo é bem eficiente.

Outra modificação possível, além de escolher a cor dos flares, é a modificação da abertura. Vocês podem se lembrar disso a partir desse outro post, onde contei que abri umas lentes e arranquei fora as lâminas. O que a galera da DSO faz é colocar formatos diferentes, além do oval anamórfico. Assim como as minhas, isso faz com que a abertura fique travada para sempre num único valor. Eles também propoem uma modificação que abre quase um stop de luz, chamada Quasi f/1.5, através da remoção das lâminas. A questão é que o contraste acaba sendo reduzido drasticamente também.


Imagem: Dog Shidt Optiks

Essa brincadeira toda começou quando o Rich anunciou no fórum EOSHD que estava desenvolvendo lentes especiais, a partir da Helios 44, para melhorar o resultado obtido com os adaptadores anamórficos da Century Optics, Optex ou Panasonic. Com essas lentes seria possível obter o desfoque ovalado, além dos flares coloridos que unificam o look. Foi uma dessas que eu peguei, assim que foi disponível: flares azuis e abertura oval. Felizmente consegui fazer o pedido antes de eles fecharem por excesso de pedidos, justamente para não manter a galera em fila de espera. Agora eles fazem reservas por email.

O preço da lente é alto, em comparação com uma Helios comum, mas aceitável, quando se leva em conta o tanto de modificações – não falei de todas – e como isso torna cada lente única. A unidade sai por £100, que equivale a praticamente R$340. Tive GRANDES problemas com os Correios, porque o pacote ficou desaparecido por praticamente um mês entre a Inglaterra e o Brasil, mas no fim das contas, depois de muita espera, a lente chegou sem defeitos, funcionando maravilhosamente bem.

Vou colocar abaixo alguns links úteis fornecidos pela DSO para os interessados nas lentes, porque tem muito detalhezinho que iria prolongar demais esse post!

INFO

Mais informações, do fabricante, sobre as lentes, uma visão mais geral, falando dos processos de fabricação e objetivos do produto.

FAQ

Perguntas mais frequentes feitas por possíveis consumidores ou dúvidas bem plausíveis a partir da descrição da lente.

OPTIONS

Afinal, a tão alucinada lista de modificações possíveis. Atente que muitas delas permitem graus de intensidade diferentes!

Quando o Rich tava fazendo seus testes e divulgando as lentes, a maioria dos vídeos e fotos eram “cat test shots”, ou seja, coisinhas envolvendo gatos. Quem sou eu pra quebrar essa regra? Vão aí embaixo uma série de fotos feitas com os gatos aqui de casa, com muito sol entrando na lente. Algumas fotos estão sem flares, só pra dar uma noção comparativa entre as duas situações. Dá pra ver os ovais desfocados também!




Nesse segundo bloco de fotos, a lente está acoplada a anamórficas. Ou Century ou Isco Widescreen 2000 (como citado nesse post) e ambas funcionam muito bem. Claro, o uso de close ups é forte. Nessas aí tinha um Fujinon +1.25 e um Minolta +0.4, ambos de qualidade bem acima da média. Ah! Só a primeira foto não é anamórfica, também para critérios de comparação entre os dois casos. Acabei não conseguindo flares nessas, juro que tentei.







Conversando com Rich, ele me disse que lentes mais longas são mais fáceis de modificar para a criação de FlareFactories com outras distâncias focais (sei que eles já têm algumas outras em fase de testes), mas que grandes angulares complicam um pouco as coisas. Sugeri a bendita da Pentacon 29mm que modifiquei por conta própria, assim como uma 35mm que me foi indicada mas não tive chance de testar. Acho que ambas estão bem no limite aceitável para o Century em relação à 5D e vinhetas.

TRUMP 58

Por fim, um último item, que é a Trump, uma versão totalmente nova para a “casca” da lente, feita sob medida para a FlareFactory58, com engrenagens para follow focus, 270 graus de giro de foco e aberturas intercambiáveis através de um (simples?) processo. Como já está entendido nesse outro tópico, o pessoal da DSO tá na onda de desenvolver sua própria anamórfica, e aposto que a Trump é a forma de já criar uma série de primes para serem acopladas perfeitamente.

Se ainda estiver muito curioso, você pode ler aqui uma outra review dessas meninas, feita por Rob Bannister, no Canadá, com vários testes e comentários. Rob tem duas lentes, uma com pintura alaranjada e outra neutra, ambas para serem combinadas com um Iscorama 36.