O que é real? E o que é ilusório? Pela definição popular, real é tudo aquilo que existe, que pode ser visto, tocado, sentido. Ilusões, também no popular, são farsas. Impressões ou idéias que não representam a realidade, que buscam ludibriar as mentes mais incautas. Esses são os conceitos que regem a maioria das pessoas. Mas, como podemos de fato discernir o que é REAL do que é ILUSÓRIO, e vice versa?
Começando pela ilusão. Para quase todos, a apresentação de um mágico não passa de uma seqüência de ilusões. Falsas impressões manipuladas a partir da realidade. Neste caso, cartolas com fundos falsos, cartas marcadas, espelhos e sombras fazem parte de um arsenal real para a criação de ilusões, e, enquanto o show se desenrola, todos acreditam no que se passa, apesar de uma voz no fundo de sua cabeça lhe dizer que nada daquilo é real. Essa vozinha não existe se o espectador for uma criança.
Agora, a realidade. O homem foi à Lua. Realidade? Há aqueles que discordam dessa afirmativa, apresentando incontáveis provas de que essa empreitada estadunidense e todo o suposto material lunar não passam de uma grande farsa, uma grande ilusão. Sendo uma ilusão, foi tão boa que enganou a todo o planeta por várias décadas, enganando pessoas até hoje. Mas, e se foi real?
Da mesma forma que para uma pessoa “não esclarecida”, o homem já foi à Lua, para uma criança, tudo aquilo que o mágico faz é real. Porque ela não tem a mesma concepção de realidade que um adulto tem, porque a pessoa “não esclarecida” não tem o mesmo nível de esclarecimento de um cético, por exemplo. Assim sendo, o que é ilusório para uns pode ser real para outros, e vice versa, dependendo apenas de quem interpreta.
quem nos garante que as noticias a nos veiculadas pela midia, não estão sendo manipuladas para atender os interesses de pessoas que nos encaminham para o rumo que bem entenderem??
quem nos garante de que REALMENTE esta havendo uma guerra no Iraque, se não estamos lá para presenciar de perto, e mesmo que estivessemos, teriamos de ouvir todas as versões dos fatos, e tirarmos nossas proprias conclusões, sem ser precipitados (somos controlados pelos americanos, por isso suas ideias são impostas a nós e temos na cabeça de que o mundo arábe é cruel e fanático, sem termos certeza de que não é o contrario).
De forma homogenea, como podemos ter certeza de que o que nos é ensinado nas escolas e faculdades é realmente fiel a realidade, não só por que formulas matemáticas funcionam ou fazem sentido.
estamos sendo manipulados??
em que devemos acreditar??
como diria Raulzito: “Se eu fosse burro eu não sofri tanto”
eu sinceramente gostaria de parar de pensar nessas coisas!!
acho que vou tomar um Prozac
Um pessoal muito avançado para minha pessoa.
quem me garante que houve Idade Média?!?!
Peste Negra??
eu não presenciei nada disso…
quem me garante que minha mãe É minha mãe, eu não vi meu parto!!
tenho que acreditar em tudo que me dizem, e nem sempre o que me dizem é verdade… ja vi ate o video, mas como vou saber se sou eu, todos os bebes são iguais!!!
e dai que somos semelhantes, coincidencias existem!!!
e quem me prova que existe coincidencias?!?!
o alcool que me aguarde estou chegando!
renato, vc ta me assustando.
até hoje eu n tenho muita certeza se eu sou filha dessas pessoas que moram comigo, sempre perguntei: ”mãe, eu sou adotada?”