Day-to-Day

CanECA!

June 19, 2010

Promessa é dívida. Aí vamos à narração da saga do Caneca – o canal da ECA! Para entrar no espírito desse post, é recomendado ler o “Pré-Caneca”, de dois meses atrás…

Os esquemas de montagem do cenário, preparação da arte, teste de câmeras, transmissão, switcher e ensaios começavam às 16h. A transmissão real começava às 21h. Já tinha acontecido um ensaio e pré-light na terça, dia 13, e tinha sido um sucesso. Devido às aulas, boa parte de nós só conseguiu chegar no Estúdio B lá pelas 17h30.

Como assistente de fotografia, aprendi coisas sobre luzes, voltagens e outras coisinhas. Conseguimos queimar umas luzes também, pra variar, e brigamos um bocado para conseguir ativar as tomadas (escondidas atrás de grossas paredes). Logo abaixo vemos o Will, arrumando o microfone direcional que faria parte da cobertura de som. O resto do som seria captado pelos lapelas dos apresentadores, Jotagá e Ana Ornelas.

Só para variar um pouco, o melhor equipamento que tínhamos eram três câmeras Sony, do começo da década de 80. Isso mesmo, pequenos trambolhos com 30 anos de idade e muitos fungos nas lentes. Que delícia. Ouvimos diversas vezes a história sobre as novas câmeras que foram compradas, poucos anos atrás, e roubadas em seguida, dentro da própria Reitoria. Mais uma vez, a gente se virando com o que dá! Yeah! Em relação ao Caneca anterior, o trabalho de luz foi BEM diferenciado, e os defeitos técnicos das câmeras eram parcialmente encobertos pela fotografia. Ainda assim, o Léo passou uns bons minutos acertando os níveis e cores de cada câmera, nos controles do switcher.

Switcher, no caso, é aquele equipamentozinho em que você tem as imagens de cada câmera em telas separadas, e pode selecionar qual delas vai ao ar. Existe também um monte de firulas de transição, cores e coisas menos sérias/elegantes. Nossos queridos operadores e auxiliares (Lorena e Jota) se divertiram a valer enquanto a preparação estava rolando.

A ambientação de bar, escolhida em reunião e votada por todos, ficou pronta bem rápido, sob o comando eficaz da Taka. Pedro fez as vezes de garçom/barman, entrando no personagem de forma uma forma tal que ninguém resistia às risadas. As horas iam passando e a situação ficava tensa conforme alguns dos programas ainda não estavam finalizados e entregues. Um ainda estava sendo renderizado. Os desocupados ocupavam o notebook que ali estava, para fazer o preview e render de tudo.

Às 20h, conseguimos estabelecer um sinal decente com a área da Quinta & Breja, onde outra parte do povo montava um projetor e telão, com caixas de som bem vagabundas (a serem melhoradas), que transmitiriam nosso programa. Para que tudo começasse na hora certa, precisávamos começar a gravar a fita dos VTs (todos aqueles quadros produzidos anteriormente) NESSE EXATO MOMENTO! As coisas não iam nada bem nesse aspecto também, pois por algum motivo das trevas, o deck de gravação se recusava a obedecer ao Premiere CS3. O Cauê entrava em desespero, e ligava para todos que podiam saber uma resposta para tal problema.

Já faltando dez minutos para as 21h, todos relativamente decepcionados ante à perspectiva de atrasos enormes, ainda não tínhamos sucesso em relação aos VTs. Surge a idéia louca de conectar o notebook com os quadros DIRETAMENTE à fonte do sinal. Ou seja, ao invés de dar play na fitinha automaticamente quando cortasse pros VTs, alguém (a Marcela, no caso) teria que ficar atenta às operações no switcher, para dar play e pause no computador com o mínimo de atrasos e problemas. Wild!

A transmissão então começou com pontualidade, algo quase sobrenatural. Nada saiu gravemente errado, e o mais problemático acabou sendo a caixa de som fuleira no local de exibição. Saímos de lá às 22h30, eufóricos ao limite, todo mundo se abraçando e comemorando, já prometendo maravilhas para o próximo.

Devo admitir que fiquei bastante contente com o fato de abrir e fechar o Caneca, pois o primeiro quadro foi o Bixos de Elite – e ouvimos aplausos da galera, ao longe, com muitos gritos, ao final dos três minutos e poucos segundos de vídeo – e o último foi o ECA Eye, que acabou se revelando muito mais sucesso do que o esperado.

Na hora de postar no Youtube, tivemos problemas e a primeira parte ficou absolutamente sem som. O canal é CANECAUSP, e vale a visita, porque o resto dos VTs (Caneca Educa, Comer e Beber na USP, CEPE em Forma, Trailers Redublados, etc…) é espetacular, muito divertido mesmo para se ver e rever. Outros quadros também podem ser encontrados aí, assim como a edição anterior (e de estréia) do Caneca.

  • Ferradans. · [CINE] Comando. August 15, 2010 at 12:26 pm

    […] – o Comando foi feito no estúdio A da Antiga Reitoria, mesmo lugar de onde transmitimos o CanECA. O set do primeiro e terceiro dias era o quarto/casa de Flávia, onde sua mãe em coma estava […]

  • Ferradans. · Grafismos. November 26, 2010 at 3:45 pm

    […] a turma decidiu que ia fazer material para o CANECA, vinhetas, aberturas, temas, etc. Fiz esses dois ontem à noite e hoje de manhã, e logo descobri […]