Day-to-Day

[Direção I] Decupagem.

February 26, 2011

Também como parte dos exercícios de Direção I, esse aqui é só pra depois do Carnaval, mas eu estava ocioso em casa, então resolvi fazer. Quando perguntados, em aula, sobre qual o nosso filme favorito (um pra cada pessoa, claro), respondi “Matrix”, e hoje, enquanto re-re-re-reassistia, fiquei feliz de não ter me enganado. Enfim, a tarefa era decupar um minuto de filme, fazer os quadrinhos de storyboard de todos os planos que aparecessem ao longo desse um minuto, tentar prevê-los, entendê-los, afinal, cada um deles foi meticulosamente pensado e escolhido, não é?

Cada número abaixo representa uma página de storyboard, clique para ampliar, cada uma com quatro ou cinco quadros, e uma descrição do que acontece em cada um deles, movimentos de câmera, essas coisas. Como não poderia deixar de seguir minha lógica, decupei uma ceninha de ação, com 26 planos. É quase um plano a cada dois segundos!






Enquanto reassistia o começo do filme, percebi que a cena da cabine telefônica é uma referência quase copiada de Encurralado, também mencionado e analisado na aula de Direção da semana passada. Incrível! Fiquei espantado com essa descoberta/coincidência!

  • Tito Ferradans February 27, 2011 at 9:10 am

    Relendo o programa da matéria, fiquei na dúvida se isso era de fato um exercício válido, ou não… Só amanhã vou saber com certeza.

  • ricardo m. February 27, 2011 at 12:46 pm

    Qual que é a dúvida sobre a validade?

    Gostei de suas indicações no “storyboard”, mas acho que faltou indicar (com aquela cruzinha no rosto, mesmo) a direção de olhar dos personagens, uma das partes mais importantes na decupagem clássica.

  • Tito Ferradans February 27, 2011 at 1:43 pm

    Uou! Nunca em aula nenhuma ninguém me falou de indicação da direção do olhar.

    Válido é, como experiência, só fiquei na dúvida se o exercício, para entrega, era esse mesmo. hahahahahah

  • ricardo m. February 28, 2011 at 7:19 pm

    Pois é, mas o olhar é tudo.