Day-to-Day

O Eterno Conflito.

August 24, 2009

Desde o início do crescimento das cidades, há uma constante dúvida dentro do homem, que se expressa na forma do conflito “morar na cidade ou fugir para o campo?”. Os arcadistas já escreviam sobre as belezas e encantos do ambiente natural enquanto muitos modernistas ressaltam as características da cidade. Sua velocidade, suas possibilidades, suas vantagens.

Saindo do âmbito literário para algo mais real, palpável, facilmente podemos apontar os problemas do lugar de onde queremos sair, mas dificilmente conseguimos identificar os defeitos de onde sonhamos em chegar. Um morador das grandes cidades vai criticar a rotina, o stress, o trânsito, a constante sensação de que os dias são um turbilhão de coisas mal aproveitadas. Deslocando a pergunta para o campo, ouve-se do tédio, da falta de opções para o que fazer, do atraso tecnológico, da vagarosidade de tudo.

O ser humano, como um bom competidor da seleção natural, é uma criatura que se adapta ao ambiente onde vive. O homem da cidade, ao migrar para o campo, inicialmente vai achar tudo maravilhoso, porém, após algum tempo, começará a sentir falta de ir a um cinema, uma livraria ou sair para uma balada com os amigos. Estes são apenas alguns exemplos de situações dificilmente encontradas no campo. A pessoa do campo, por sua vez, ao pisar na cidade grande ficará maravilhada com as luzes, o progresso, os altos edifícios e as infinitas possibilidades de atividades. Não muito tempo depois, sua cabeça acostumada com a tranquilidade e silêncio do campo vai estar girando a toda velocidade, fazendo-o sentir como se não houvesse um momento sequer de descanso naquela terra.

Apesar de cada pessoa funcionar de uma forma diferente, há aquela condição que se adequa a quase todos os casos: férias. O habitante da cidade pode fugir para o campo por alguns dias ou semanas com o inutito de relaxar e fazer apenas o que lhe vier à cabeça, voltando à vida urbana antes que toda aquela calma comece a lhe dar nos nervos. Por sua vez, quem é do campo pode dedicar um tempinho à correria alucinante das metrópoles, voltando à sua paz quando lhe convier. Essa alternativa geralmente é mais benéfica que uma migração definitiva. Agora, em termos de adaptação e identificação com o local onde vivem, existem aqueles que encontram paz nas cidades ou aventuras no campo. Esses sim se identificam com seus lares.

  • Tito Ferradans August 24, 2009 at 6:42 pm

    Tema: Cidade x Campo e a identificação dos moradores com o ambiente onde moram.

    A premissa básica era fazer um texto equilibrando os dois ambientes ao invés de assumir a superioridade de um deles.

  • Vick August 24, 2009 at 7:04 pm

    Você usa termos engraçados que eu nunca usaria ao escrever um texto!haahha, que fofo

  • Tito Ferradans August 24, 2009 at 7:09 pm

    Termos? Que termos? hahahaha