Day-to-Day Tudo AV

Pré-Caneca.

April 16, 2010

SEMANA 1 – 05 a 12 de Abril

Estive ausente por uns tempos, não é mesmo? Essa semana foi algo fora do sério, e faltou tempo principalmente para dormir, acreditem. Filmamos na Terça, na Quinta e na Sexta, além de entregar uns dois trabalhos e completar um terceiro.

Em ordem cronológica fica mais fácil, então vamos passar aos detalhes. Não sei se já falei por aqui, mas estou participando do Caneca (O Canal da ECA), programa que será transmitido ao vivo dentro da USP no dia 15, durante a Quinta & Breja, a partir das 21h. Dentro do programa principal existe uma série de quadros, preparados separadamente, para serem exibidos durante a transmissão.

Bixos de Elite! Idéia do André, com desenvolvimento de roteiro por um grupo bem grande, amplamente aprovado na reunião do Caneca. A base era parodiar Tropa de Elite, mas para situações recorrentes na nossa querida Escola de Comunicação e Artes. Fizemos uma seleção de cenas, reescrevemos o texto e adaptamos coisas.

Devido – como quase sempre – à uma produção enrolada, as gravações foram feitas com apenas uma semana de antecedência em relação à exibição. Segunda nós pré-produzimos o show: pedimos para todo mundo trazer camisa, arrumei os equipamentos numa mala, confirmamos com os atores (quase todo mundo do AVX, com participação de Vítor Coroa como Capitão Nascimento) e reservamos o auditório das tomadas internas. O dia abriu nubladíssimo na terça e por isso começamos com as “externas-não-tão-externas-assim”, já que nenhuma era diretamente sob o céu. Eu e Mari na direção, Victor no som (são muitos Vítor/Victor, sério. Só nesse projeto eram três), uma galera no making-of, finalizando por Plínio e Vítor-Capitão na cena. Claquete, rodando.

No fim do dia, às 18h, contabilizamos mais ou menos seis horas de set, quarenta minutos gravados. Tudo isso para um resultado de mais ou menos quatro minutos. Fiquei responsável pela montagem e tratamento de imagem. Victor (o da Mari), pelo som, tanto na captação como na edição, e começamos a correr contra o tempo. Depois de capturar todo o material para o PC e fazer uma limpeza básica, dos takes que ficavam e os que saíam, comecei a fazer um trabalho sobre Griffith, renomado diretor da década de 1910. Tinha que ver dois filmes (ambos sem cor e sem som): Intolerância (180 minutos) e Broken Blossoms (87 minutos), para depois escrever sobre a estrutura e técnicas do diretor, em meio à teoria do melodrama, adaptado do teatro. Vi os filmes em velocidade 4x, escrevi tudo, fiz um milhão de pesquisas em livros, xerox, wikipédia e consegui terminar para dormir às 2h.



Na quarta, depois de entregar o trabalho da madrugada, percebo o desespero no rosto da jovem Bárbara. Oh céus. Mais um projeto do Caneca, e eu nem sou desse grupo! ECA Eye for the POLI Guy. Satirizando o programa Queer Eye for the Straight Guy, onde um grupo de gays (sem ofensas, sério) dá dicas de estilo, cultura, decoração e comportamento para um sujeito hétero, no nosso programa, um grupo de Ecanos daria vários toques para um garoto estudante da Escola Politécnica (praticamente todas as Engenharias).

As gravações já tinham dado errado uma vez, e a segunda (e última) tentativa era no dia seguinte. Missão: decupar o roteiro. Das 18h30 às 21h, na Sala de Produção. Conseguimos. Mais uma vez, procedimento de arrumar equipamento, itens de set (carreguei uma arara de roupas no ônibus, de casa para a USP e de volta). Retiramos mais uma tonelada de equipamento na Reitoria, para melhorar nossas possibilidades de resultado. Luzes, microfones, tripés, fones de ouvido e cabos. Fiquei até perto de meia noite dando uma refinada nos cortes do Bixos de Elite, afinal a exibição do programa era dia 15!

Se no Bixos de Elite as coisas correram bem, aqui foi conturbado do começo ao fim. Terminamos quando já eram mais de 22h. Elton, Renato e Stefan (os atores) foram realmente brilhantes, mas havia sérias dúvidas sobre a qualidade do resultado que sairia dali. A decupagem do roteiro não foi seguida e tudo parecia apontar para o caos. Falei para a Bá (short for Bárbara) que se ela arrumasse o material em ordem e já limasse tudo que podia ser jogado fora, a gente se reunia na semana seguinte, para editar tudo – ou boa parte do material – numa tarde.

Sexta feira – quem disse que existe coisa tal como “descanso”? De manhã, aula de animação, com massinha. Ô coisa dos infernos. O resultado ficou bem deficiente, mas era só uma experiência mesmo. No meio da aula, correrias pra devolver equipamentos emprestados da Reitoria para as filmagens do Caneca.

Já que estávamos em fase de produção do 3-9 (trabalho de Expressão I, a ser explicado em outro post), escolhemos rodá-lo nessa data, e ficar livres de compromissos na Segunda e na Terça. Como tive que devolver o equipamento de som na Reitoria, de manhã, a saída foi gravá-lo separadamente em outra câmera, dedicada exclusivamente para essa função. Ah, claro, esse foi mais um dia de carregar toneladas de coisas no ônibus.

Mariani já tinha reservado nosso precioso Estúdio C, no prédio do CTR (Cinema, TV e Rádio), então assim que acabou a aula de Animação, corremos todos do grupo para lá, abandonamos o material e fomos almoçar no querido e delicioso bandejão. Voltamos, roubamos uma cadeira do prédio de Jornalismo, uma mesa velha da Sala de Produção, posicionamos as luzes, câmeras, foco e toda a parafernália para rodar. Debatemos mais um pouco sobre o roteiro metalinguístico e começamos a brincadeira.

Aqui temos um “porém”. Ao saber de nossos planos ambiciosos, com Luz e Som, nosso querido professor Joel proibiu a utilização desses equipamentos na realização do exercício. Nosso visual era basicamente sustentado nesses elementos, combinados com um enquadramento de suspense. O que fazer? Gravar duas versões de cada plano! A nossa, com luz, som, foco, full HD e tudo mais que dá pra sonhar, e uma versão pra ele, sem nada disso, só narrando a história.

A expectativa era de estarmos livres às 17h30. Não rolou. Terminamos às 19h, já com o CTR fechando e alarmes disparando nas nossas costas. Atenção especial para o momento Matrix-duplo, em que nossa querida lente decidiu pular do tripé, a quase dois metros do chão, e eu e Jota voamos para capturá-la. Tenso pra caralho.

Cheguei em casa correndo, com um monte de malas nas costas, joguei tudo espalhado no colchão (que a essa altura já tava abarrotado de todas as coisas que eu levei para as filmagens da semana toda), fiz backup pro PC das fotos da animação de massinha, pra não arriscar nada e abri outra mala, vazia, no chão.

Let’s go to Rio! Eu e Vick fizemos um ano e oito meses de namoro no Sábado, então nada melhor que comemorar isso juntos! Joguei um par de roupas na mochila, entupi a mala com o máximo das coisas de Vick que ficaram por aqui, e rumei para o metrô. Depois de chegar até a rodoviária, na estação Portuguesa-Tietê, comprei a passagem. Meu ônibus saiu às 22h e às 4h da manhã, estava no Rio. Viagem tranquila. Peguei um táxi, em menos de quinze minutos, já estava entrando na casa nova de Vick. Dormimos até meio dia. Tempo meio nublado, ficamos em casa e resolvemos assistir “Beatles Num Céu de Diamantes” à noite. Uma das melhores decisões do mês.

O espetáculo é lindo, todos os arranjos são bem simples (vozes, violoncelo, piano e percussão básica), mas uma verdadeira obra de arte para admiradores dos queridos besouros. Cantamos todas as músicas junto com o elenco. Lindo demais. Já falei isso, né?

Chegamos em casa cedo, mas caindo de sono. Nada que doze horas dormindo não pudessem resolver. No Domingo fomos ao Forte de Copacabana, tiramos fotos, tentamos comer docinhos, mas a fila era muito grande. Revoltados, voltamos para casa, passando antes numa sorveteria de iogurte. Bizarro? Nem um pouco. Mais uma das maravilhas da viagem. Preciso de mais Yoggi!

À noite, fizemos a bela poesia do post anterior, liberando toda a nossa (falta de) criatividade poética enquanto víamos Faustão e devorávamos pães de queijo com vinho. Alto nível. Meia noite entrei de volta no ônibus, pronto (mas não preparado) para começar a segunda semana mais louca das últimas duas.

SEMANA 2 – 13 a 16 de Abril

Logo na segunda, a Bárbara me manda um e-mail dizendo que terminou de arrumar as cenas e deletar o lixo. Marcamos nossa reunião para o final da tarde. Ela tava filmando o 3-9 dela. Devido à uma grande Reunião do Departamento, estávamos liberados de nossas aulas nos dois primeiros dias da semana.

Fui à USP pela manhã, para emprestar luzes para as pessoas rodarem seus trabalhos. Voltei cedo pra casa e comecei a montar o Bixos de Elite. Todas as quatro ceninhas foram montadas com sucesso. O Victor-Som me passou os arquivos de áudio bons para sincronizar com a imagem e facilitar nosso trabalho do dia seguinte, de finalizar o vídeo. Fiquei fazendo isso até a chegada da Bá, perto das 18h30.

Começamos o ECA Eye. Até 21h30. Quase tudo montado, umas músicas já encaixadas, tudo estruturado, idéias de finalização para o dia seguinte. Ela foi embora e eu fiquei com Lila me dando opiniões sobre como continuar a edição. Arrematei mais umas cenas e sincronizei o resto do áudio do Bixos de Elite. Nada melhor que dormir à 1h da manhã!

Na Terça de manhã: USP, de tarde: Bixos de Elite, esquemas e correções de imagem. Victor e Mari vieram pra cá, pra a gente arrumar o som, mas graças a uma deficiência de programas adequados, não conseguimos fazer nada. Comemos pizza, eles partiram e eu fiquei acertando mais coisinhas no After até mais ou menos meia noite e meia. Neste ponto concluí que tinha muitas roupas pra lavar e o quarto tava um caos completo. Uns muitos roteiros estavam acumulados sobre a mesa, em meio a outros papéis de aula, de planos e tudo mais. Dormi.

Quarta passou voando, conseguimos finalizar o som do Bixos de Elite, apresentei o ECA Eye para nossas queridas produtoras e diretoras, e o mesmo foi aprovado. Decente. Eram 2h30 quando terminei de montar as coisas todas no After, sons e transições. Deixei renderizando. Tempo estimado: 2h. Fui dormir e botei o alarme pra tocar às 4h. Tocou, acordei, arrumei ultimos detalhes, só pra garantir e salvei tudo no pendrive pra passar pro Cauê, responsável pela organização de todos os quadros do Caneca.

Quinta. Dia do Caneca. Não vou comentar nesse post, porque não vale a pena. Tô cansado e quero entrar em detalhes sobre tudo que aconteceu. Só pra satisfazer a curiosidade de vocês, aí vão os dois quadros tão mencionados nesse post! Detalhe: Bixos abriu o Caneca, como primeiro VT exibido, e ECA Eye fechou o programa.

Bixos de Elite

ECA Eye For The POLI Guy