Specials

Rádio Hoje!

June 14, 2010

Mais uma vez, trabalhos de Roteiro de Rádio. Dessa vez, o planejamento de um documentário sobre a história do rádio no Brasil, assim como uma aposta para seu futuro. Essa é a proposta. Tivemos que escrever apenas um dos cinco programas que constituem a série, então ele vai logo abaixo do planejamento.

TÍTULO : RÁDIO HOJE!

TEMA A SER ABORDADO

O documentário discutirá o rádio como meio de comunicação, com foco contemporâneo. Uma pequena introdução histórica acerca de sua influência hegemônica será usada a fim de comparação com as várias vertentes das mídias atuais (o rádio tradicional no Brasil).

O rádio em meio as mídias atuais, principalmente a internet, e suas novas formas de linguagem como os podcasts, webradios, a forma como o público se relaciona ao rádio feito sem os padrões tradicionais ou profissionais; a existência simultânea de um rádio tradicional com cada vez menos ouvintes.

Uma reflexão sobre o futuro desse tipo de comunicação, pensando-se na evolução para fusão de todas as mídias. Como televisão, internet, celulares e comunicação impressa irão confluir e qual será o papel do rádio ao longo de todo esse processo.

PÚBLICO ALVO

O programa tem um forte caráter didático e cultural, que visa atender a todos interessados na área de ensino em geral ou estudos específicos sobre meios de comunicação no Brasil, além de interessar a todos aqueles que trabalham com rádio de alguma forma.

EPISÓDIOS

O programa contará com cinco episódios, cada um com dez minutos de duração, a serem posteriormente disponibilizados na internet, como podcasts.

PROGRAMA I : O RÁDIO TRADICIONAL NO BRASIL

Inauguração, fase de apogeu, detalhes de alguns programas. O episódio focará, entretanto, no contexto social brasileiro, de modo a verificar as trocas de influência entre rádio e sociedade, rádio e poder. O radio como instrumento determinante no controle ideológico. A rádio-dramaturgia e sua relação com os ouvintes. Os programas que persistem até hoje.

PROGRAMA II: RÁDIO VS TELEVISÃO

Qual contexto social e histórico permitiu o declínio de sua influência e a relação direta do mesmo com a ascensão da televisão. A passagem gradual de público ouvinte para público espectador. Os meios com os quais o rádio buscou manter-se importante, quais falharam e quais deram certo, de modo a determinarem a sua posição hoje na vida do brasileiro.

PROGRAMA III: RÁDIO CLÁSSICA ATUAL

A posição que lhe foi determinada diante da revolução tecnológica do último século. Qual o poder de alcance de seu restrito papel nos grandes centros urbanos. O que se pensa do rádio. A permanência de programas em formato clássico é questionada. Quais são as mais novas tentativas de tentar se estabelecer um novo contato com o público através do rádio tradicional.

PROGRAMA IV: RÁDIO NA INTERNET

Um contraponto com a estagnação do rádio tradicional (broadcast). Os novos meios de fazer rádio com auxílio da internet aumentam público ouvinte. Análise dos sucessos dos podcasts e webradios: o rádio que saiu do estúdio e pode ser feito apenas com um computador e um microfone. Rádio amador em termos de técnica e equipamentos, mas que tem seu nicho forte de público espalhado pela web.

PROGRAMA V: RÁDIO NO FUTURO

Análise inicial e mais abrangente sobre fusão de várias mídias. Convergência dos meios de comunicação. A partir de dados do presente, traçar um perfil e uma previsão de como o rádio será mais um dos elementos a se integrar a outras tecnologias e formas de comunicação.


TEC/ ABERTURA: TRECHOS DE 2 SEGUNDOS CADA, DE PROGRAMAS RADIOFÔNICOS FAMOSOS, COM CHIADO CARACTERÍSTICO DE RÁDIO ENTRE ELES – FADE ATÉ 50% EM 10 SEGUNDOS.

LOCUTOR – Rádio Hoje!

TEC/ ABERTURA: FADE OUT APÓS LOCUTOR FALAR “HOJE”.

LOCUTOR – Quarto episódio, Rádio na Internet.

LOCUTOR – Nos episódios anteriores conhecemos um pouco da história do rádio no Brasil, desde sua inauguração, e esclarecemos por que esse meio de comunicação passou por uma transformação tão grande até chegar ao rádio como o conhecemos atualmente. Hoje vamos falar sobre os novos meios de fazer e ouvir rádio, que encontrou caminhos para fugir de sua forma tradicional, broadcasting, passando para a internet. São eles: as webrádios e os podcasts.

TEC/ EFEITO SONORO: CHIADO DE MUDANÇA DE ESTAÇÃO DE 30% A 100% DE VOLUME EM 2 SEGUNDOS.

TEC/ EFEITO SONORO: FADE IN DE TECLADO DE COMPUTADOR

TEC/ EFEITOS SONOROS: SONS TÍPICOS DE PROGRAMAS COMO MSN, SKYPE, DOWNLOADS CONCLUÍDOS, JANELAS DO INTERNET EXPLORER ABRINDO, CADA UM DELES ESPAÇADO EM 1 SEGUNDO DO ANTERIOR, POR 7 SEGUNDOS.

TEC/ EFEITO SONORO: PORTA SENDO ABERTA.

TEC/ EFEITO SONORO: FADE DE 100% PARA 40% NA AMBIÊNCIA.

MÃE – Filho, já disse pra você sair um pouco da internet, você não fica cansado de ficar assistindo sempre a mesma coisa? Ficar vendo filmes no escuro pode deixar as vistas cansadas… Ué, o que é isso?

TEC/ EFEITO SONORO: INTERRUPTOR SENDO LIGADO.

VOZ DO COMPUTADOR – Hey, está no ar o podcast Angel dessa semana, e vamos tratar de revisar o que rolou e o que não rolou desde o último podcast aqui no angel-online.com.

TEC/ VINHETA DO PODCAST DA ANGEL – FADE PARA 40%, COMEÇO DA FALA DA MÃE, VOLUME 40% CONTINUA NO PODCAST.

MÃE – Filho, mas o que é isso? Um programa de TV? É uma amiga sua que gravou esse depoimento pra você?

FILHO – Mãe, não! Esse é um podcast.

MÃE – Oi?

FILHO – É, mãe, é tipo uma webrádio, só que não é transmitido ao vivo. Ele tá aqui no computador, porque eu baixei de um servidor da internet. Sacou?

MÃE – Web… o quê?

TEC/ EFEITO SONORO: CHIADO DE MUDANÇA DE ESTAÇÃO POR 2 SEGUNDOS.

TEC/ EFEITO SONORO: FADE OUT DA AMBIÊNCIA, PODCAST E SONS DE COMPUTADOR PARA 0%, EM 1 SEGUNDO.

TEC/ MÚSICA: FADE IN, INSTRUMENTAL ANIMADA, FICA EM 40% DE VOLUME POR 40 SEGUNDOS, DURANTE A FALA DO LOCUTOR.

LOCUTOR – Webrádio é a transmissão de áudio pela internet com a tecnologia streaming, um modo de envio e recepção de mídia em tempo real. Já um podcast é um arquivo de áudio digital que é disponibilizado e “baixado” via internet, contendo geralmente programas focados em determinado assunto. Assim, ambos se baseiam no universo virtual, e esse é um dado muito importante para entendermos o sucesso desses dois formatos.

LOCUTOR – A presença na internet expandiu o alcance de público, especialmente entre os jovens, que costumam ficar longas horas conectados, e caracterizou maior adequação à vida contemporânea, em que realizamos várias tarefas ao mesmo tempo. Assim, com um único aparelho – o computador – uma pessoa pode ouvir rádio enquanto checa e-mails, navega na internet, faz um trabalho e conversa com amigos.

TEC/ EFEITO SONORO: CHIADO DE MUDANÇA DE ESTAÇÃO POR 2 SEGUNDOS.

TEC/ EFEITO SONORO: TECLADO DE COMPUTADOR A 40% DE VOLUME.

TEC/ EFEITO SONORO: SONS DE INTERNET EXPLORER E PROGRAMAS AO MESMO TEMPO EM QUE OCORRE O SOM DO PODCAST DA ANGEL. COMEÇA A 100% E DEPOIS DE 4 SEGUNDOS, FADE PARA 40% DE VOLUME.

MÃE – Filho, mas como você consegue prestar atenção em tanta coisa? A locutora dessa rádio está falando e você está, ao mesmo tempo, conversando com outras pessoas nesse programa de mensagens!

FILHO – Mas, mãe, eu estou justamente comentando com eles o podcast que eu estou ouvindo. Além disso, estou procurando as músicas que ela usa na transmissão, as dicas de eventos e os filmes mencionados. A locutora, aliás, também faz parte de um programa de rádio tradicional, sabe, que eu escuto enquanto estou indo pra escola!

TEC/ EFEITO SONORO: CHIADO DE MUDANÇA DE ESTAÇÃO POR 2 SEGUNDOS.

LOCUTOR – A internet possibilitou maior acesso à produção de conteúdo radiofônico por praticamente qualquer um que se interesse. Com um computador e um microfone é possível se expressar sobre qualquer assunto e compartilhar suas idéias com várias pessoas. Assim, as webrádios e podcasts passaram a focar em coisas que não encontram espaço na rádio tradicional. Além do menor custo, há para o ouvinte mais opções como letreiros digitais, maior interatividade e até menor consumo de energia elétrica.

LOCUTOR – Voltamos em instantes com Rádio Hoje!

TEC/ VINHETA RÁDIO HOJE, 2 SEGUNDOS

PROPAGANDAS.

TEC/ VINHETA RÁDIO HOJE, 2 SEGUNDOS

LOCUTOR – Estamos de volta com Rádio Hoje!

LOCUTOR – O PodPesquisa foi a primeira pesquisa popular realizada entre os usuários e ouvintes de WebRádios e PodCasts em 2009. Ela ajuda na compreensão desse meio de expressão como fenômeno de comunicação. De acordo com essa pesquisa, a maioria dos ouvintes de PodCasts e WebRádios são recentes, escutam há menos de seis meses. O grau de concentração é altamente dividido no computador e, diferente de outros meios, a produção nacional representa mais de 70% do quadro geral.

TEC/ EFEITO SONORO: CHIADO DE MUDANÇA DE ESTAÇÃO POR 2 SEGUNDOS.

TEC/ EFEITO SONORO: PROGRAMAS/INTERNET, TECLADO DO COMPUTADOR, SOM DE PODCAST, TUDO A 40% DE VOLUME.

TEC/ EFEITO SONORO: MENSAGEM NO MSN.

MÃE – Olha aí, olha aí filho! Seu amigo não sabe como começar um podcast, fala com ele!

FILHO – Mãe, pára de ler minhas conversas!

MÃE – Pede pra ele deixar de seer tonto… Ele tá se esquecendo do poder da divulgação!

FILHO – Oi?

TEC/ EFEITO SONORO: MENSAGEM NO MSN

TEC/ EFEITO SONORO: FADE OUT DA AMBIÊNCIA EM 1 SEGUNDO

TEC/ EFEITO SONORO: CHIADO DE MUDANÇA DE ESTAÇÃO POR 2 SEGUNDOS.

LOCUTOR – O estudo mais importante, entretanto, da PodPesquisa foi quanto ao modo de descoberta dos ouvintes sobre esse novo meio. Descobriu-se a importância da mídia online e de recomendações como divulgação. O que nos mostra os dois grandes potenciais desse novo meio de rádio: a interatividade virtual ampla e a publicidade.

LOCUTOR – Voltamos em instantes com Rádio Hoje!

TEC/ VINHETA RÁDIO HOJE, 2 SEGUNDOS

PROPAGANDAS.

TEC/ VINHETA RÁDIO HOJE, 2 SEGUNDOS

LOCUTOR – Estamos de volta com Rádio Hoje!

LOCUTOR – Um bom exemplo de WebRádio é a AniMIX, que permite amplo acesso à música e à cultura japonesa. Exemplo de sucesso no mundo das rádios digitais, pois surgiu em 2004 como rádio amadora feita por fãs da cultura japonesa e hoje apresenta caráter profissional, com mais de 70 membros e diversos patrocinadores. Para ilustrar um pouco do que envolve a manutenção de uma webrádio, convidamos um dos responsáveis pela AniMIX, __________________.

ENTREVISTA COM INTEGRANTE DA RÁDIO ANIMIX, DURAÇÃO: 3 MINUTOS

LOCUTOR – Nos podcasts também vemos uma relação bastante próxima ao público jovem inteirado com as tecnologias. Um exemplo é o Nerdcast, que trata de diversos assuntos, como filmes, TV, literatura, mas sempre relacionados à cultura “nerd”. Os episódios nada mais são do que conversas informais entre os dois criadores do site, Alexandre Ottoni e Deive Pazos. Eles nos cederam um trecho de um dos episódios para que possamos conhecer na prática um exemplo de podcast.

TRECHO DE EPISÓDIO DO NERDCAST, DURAÇÃO: 1 MINUTO.

LOCUTOR – Bem, esse foi o quarto episódio da nossa série documental sobre o rádio no mundo de hoje. No próximo episódio, vamos falar sobre o futuro dessa mídia e a possível convergência dos meios de comunicação. Até lá!

TEC/ EFEITO SONORO: CHIADO DE MUDANÇA DE ESTAÇÃO POR 2 SEGUNDOS.

TEC/ ENCERRAMENTO: TRECHOS DE 2 SEGUNDOS CADA, DE PROGRAMAS RADIOFÔNICOS FAMOSOS, COM CHIADO CARACTERÍSTICO DE RÁDIO ENTRE ELES, POR 10 SEGUNDOS.