Day-to-Day

[Roteiro I] Pra Amanhã!

May 11, 2011

Depois de uma aula onde cada aluno levou algo que gostava na TV, o Rubens pediu para que nos dividíssemos em grupos e fizéssemos uma proposta de programa, a ser desenvolvida ao longo do semestre. Juntamo-nos Luke, Mari, May e eu, decididos a fazer uma série de comédia.

Depois de muita conversa e discussão infrutífera, buscamos inspiração em uma certa professora, para ser nosso ponto de partida. O resto da turma gostou da idéia, e fomos encumbidos com a missão de estruturar uma proposta para essa série, juntamente com a sinopse do episódio piloto e storylines para mais dois. Está aqui, para vocês, a proposta. A sinopse vem em breve, assim como outros desenvolvimentos desse projeto.

Pra Amanhã é uma série televisiva destinada a adolescentes sobre quatro estudantes do Ensino Médio. A juventude é um tema forte na sociedade atual – Justin Bieber tá aí pra provar -, e incrivelmente, são poucas as séries que enveredam por esse tema. As duas maiores referências – Todos Odeiam o Chris e Drake & Josh – foram canceladas há mais de dois anos, mas até hoje reprisam na TV aberta, e obtém público, por um grande motivo: há um enorme lapso de programação voltada para faixa dos 12 aos 18 anos, e é aqui que Pra Amanhã entra, acompanhando o dia a dia das personagens, tanto na escola como em casa.

O ponto de partida é quando sua turma se divide em grupos para a aula de Literatura. Esses quatro jovens acabam “sobrando” e são obrigados a formar um grupo, também. Cada um deles tem um estilo forte, permitindo fácil identificação com qualquer um dos quatro protagonistas.

São nossas quatro personagens principais:

Renata: pertence à classe média e tem uma família normal. Tem crise de identidade, sente que precisa pertencer a algum nicho, e vai tentando se infiltrar em diferentes grupos para achar seu lugar. É muito insegura nesse aspecto. Gosta de estudar e quer entrar numa boa universidade, mas não é nerd – exceto quando é nesse grupo que tenta entrar.

Paulo: Seus pais morreram num acidente de carro quando ele tinha 5 anos. Por causa desse trauma, tem problemas de comportamento. É bagunceiro, tira notas baixas e é desleixado, mas muito bonito. Fica com várias meninas, mas não tem nada sério. Ama muito sua avó, com quem vive desde que seus pais morreram. Tem uma vida financeiramente estável, apesar de sua avó não ter muito dinheiro.

Marcela: Seus pais são um misto de hippies e completos malucos. Seu quarto é um trailer no quintal da casa dos pais. Ela dorme o tempo inteiro e inexplicavelmente chega antes em todos os lugares. Tem uma inteligência muito acima do comum, e inexplicavelmente sempre sabe a resposta para as coisas. Tem espasmos em que acorda de repente e discorre rapidamente sobre um fato aleatório, e então volta a dormir.

Diego: Pertence à classe alta. Seu pai é um empresário multimilionário que é muito ausente em casa, mas cobra muito do filho em relação à escola. Não se sabe de sua mãe. Diego está sempre com os cabelos penteados e roupas impecáveis. Tem mania de tentar resolver os problemas com “Toma cinco reais aqui”, inclusive quando é abordado pelos valentões do colégio diariamente.

Todos eles estão na faixa de 15 anos, e estão no primeiro ano do colegial. A série terá três temporadas, correspondendo aos três anos do Ensino Médio. Os episódios terão 22 minutos e seguirão a seguinte fórmula: o grande desafio de toda a turma é lidar com as maluquices de sua professora de Literatura, Margarida. Ela é nova na escola e se atrapalha ao pedir trabalhos aos alunos: esquece o que preparou ou mesmo não prepara nada, e acaba pedindo algo impossível de ser feito.

Os alunos terão que pensar em formas reais de realizar esses trabalhos, e encontrarão soluções mirabolantes para tal. Acompanharemos principalmente, é claro, Renata, Diego, Paulo e Marcela, mas também veremos os que os outros grupos estarão aprontando (esses outros grupos são estereotipados: os nerds, os bagunceiros, as patricinhas, os emos etc).

Além de acompanharmos a realização dos trabalhos, veremos também como cada personagem lida com o grupo, além de seus conflitos internos e familiares. Sabemos que a adolescência é uma fase confusa, e pretendemos explorá-la. Conflitos do grupo e paixões internas também terão espaço na trama. É importante lembrar que, mesmo que os alunos reclamem dos trabalhos que Margarida passa, esses mesmos trabalhos ajudarão na resolução dos conflitos das personagens.

No final de cada episódio, teremos a apresentação de cada trabalho e a reação da professora a respeito do mesmo: em alguns episódios ela nem se lembrará que pediu o exercício, em outros ela vai dizer que pediu outra coisa etc. Alguns episódios fugirão à regra. Um deles mostrará o processo de preparação de aula da professora Margarida, outro mostrará a história de uma personagem em especial, explicando o motivo de seu comportamento estranho (como Paulo, por exemplo) e assim por diante. Cada episódio será mais centrado em um ou dois dos quatro (o primeiro capítulo, por exemplo, foca no relacionamento entre Paulo e Renata), para que possamos entendê-los mais a fundo.