Day-to-Day

TCC, O Desenvolvimento!

September 4, 2013

Fiquei filosofando um tempo sobre como poderia desenvolver meu projeto de TCC de forma que os interessados pudessem acompanhar a escrita e dar pitacos no meio, e concluí que um documento no Google Drive era a melhor opção. Por questões estranhas de visualização, o Firefox sempre mostra as coisas fora de lugar, então recomendo usar o Chrome para sacar melhor a formatação. O Internet Explorer (!) funciona também.

Depois de alguns dias de teste, descobri que nenhum navegador no Mac funciona direito, e a formatação fica bizarra mesmo. Viva o Windows.

O link tá logo aqui embaixo, e já escrevi quase tudo que dava pra escrever antes das filmagens. Tá grandinho, com mais de 70 páginas, todas muito bem ilustradas e explicadas. Muita coisa saiu daqui do blog mesmo, mas tem toneladas de material novo, e fotos produzidas só pra explicar melhor algumas coisas.

Projeto de TCC – Lentes Anamórficas

Aceito sugestões e pitacos, na forma de comentários. Para deixar um, é só selecionar uma parte do texto e apertar Ctrl+Alt+M, que uma guiazinha vai abrir. Os comentários são públicos, e todos podem ler. Conforme eu vou alterando e acrescentando informações, vou retirando os comentários. Esse link não vai mudar, e muito conteúdo ainda vai entrar, então é só ficar acessando de tempos em tempos pra sacar o que há de novidade.

Chega de alongar o post, tá aí a maior compilação sobre anamórficas em português. Divirtam-se.

  • Bruno Nicko September 5, 2013 at 9:17 am

    Tá obra prima esse TCC aí!

  • Tandré September 6, 2013 at 6:26 pm

    Reforço a fala do Nicko. Tem tudo pra ser tornar trabalho de referência. Mas se puder sugerir algo…
    Acho que você pode desenvolver melhor a parte da “justificativa”, que realmente a imagem mais wide é melhor para imersão, e é cada vez mais buscada no cinema, falar de um lado de cinerama, do outro de 3-perf, 2-perf, sei lá. Mal não iria fazer.
    Podia fazer também uma comparação visual real final da perda de resolução (e todas as maravilhas óticas que você ressalta) entre usar anamórficas e fazer o crop, pra por exemplo 2.35 com sensor 16:9.
    E sem querer ser mala mas já sendo, suas referências precisam ter descrição, data de acesso etc. Melhor fazer na hora do que ter de fazer depois…

    • Tito Ferradans September 6, 2013 at 6:54 pm

      Valeu Tandré!

      Vou trabalhar mais na justificativa, e incrementar a parte da historinha também. Tem umas coisas muito boas que tô encontrando agora e vou encaixar por lá.

      Tenho algumas ressalvas sobre essa comparação, porque ela precisa ser uma imagem “externa” ao texto, em formato de link ou similar, afinal, na impressão ou pdf essa diferença não vai ficar tão visível quanto num video-teste ou frame-grab em 100%. Mas vou fazer sim! (já tive umas idéias)

      Verdade, tem isso de data de acesso. Sempre esqueço, e de fato é melhor fazer logo do que depois! Obrigado pela dica! Aproveitando a minha ignorância, como é que eu faço a descrição? É só indicar o conteúdo do link de forma mais clara do que no texto? :D

      • Tandré September 6, 2013 at 7:37 pm

        Referencias, vide ABNT NBR 6023:2002
        http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm#5.16.4

        =P

        Ah, comparação externa não vale.
        Sugiro você fazer o teste com o mesmo enquadramento e aprox mesma lente, forçando para as imagens serem o mais próximas possível, mudando mesmo a área aproveitada do sensor (além da lente, claro).
        E acho que vale fazer 2 full pages pra isso. Mas vc não precisa se basear necessariamente só na imagem inteira, pode aumentar uma parte até.
        Mesmo em PB, mesmo na tela do computador do pdf, essa diferença acho que vai ficar bem clara sim.
        Cá entre nós, se não ficar clara num print a 600dpi em A4 visto a 30cm, seu trabalho não vale de nada =P

    • Tito Ferradans September 6, 2013 at 9:44 pm

      Depois de muitos minutos e infinitos ctrl copy/paste, acho que estou nas regras. hahahaha. Obrigado pela indicação de novo. Melhor ter feito agora, com calma, do que corrigir tudo lá na frente, na pressa.

      Agora só faltam os samples mas, convenhamos preciso fazer isso com cuidado!

  • Mabel Lopes September 6, 2013 at 8:51 pm

    nossa, adorei essa ideia de colocar no gdocs pras pessoas irem comentando. sucesso

  • Ferradans. · Trabalho de Conclusão de Curso December 17, 2013 at 7:24 pm

    […] No passado escrevi um pouco sobre meu TCC, e até coloquei um link pra um google doc, onde qualquer um poderia acompanhar o progresso da coisa, e mandar sugestões em tempo real. Algum tempo depois dessa idéia, o Google Drive resolveu me sacanear e bagunçar minha formatação. A solução foi migrar pra um Word normal, e terminar o texto sem essa participação colaborativa. Essa finalização se arrastou bastante, e levei mais tempo para escrever a Conclusão do que levei pra escrever as primeiras cinquenta páginas. […]