Day-to-Day

Tito vs iTunes Store.

March 16, 2011

Hoje eu decidi que ia incentivar a criatividade alheia e pagar por musiquinhas boas encontradas no youtube, que podiam ser compradas pelo iTunes. Até aí parece fácil. Entrar na loja, pagar com paypal e baixar as músicas. Errado. Primeiro que as músicas (todas as dez) só estavam disponíveis na iTunes Store americana. Quem disse que eu sabia que existia essa diferença? Meu cadastro era só pra brasileira (existe uma Store brasileira, acreditem). Muito malandro, pensei em só mudar meu endereço, e pronto.

Aí o paypal me sacaneou, dizendo que eu não tinha nenhum tipo de endereço nos EUA. Comecei a entrar em desespero, porque eu realmente queria comprar esse treco. Fui pro mestre Google, investigar. Descobri que dava pra comprar na loja americana usando cupons de presente. Mas, precisava ter uma conta americana de qualquer jeito. Aí foi a vez de descobrir que com a popularização dos iPhones, iPads, etc, e seus milhões de apps, a loja teve que abrir uma forma gratuita (sem comprovante de qualquer dinheiro, na verdade) de criar contas. Esse era o caminho. Abrir uma conta como quem quer baixar um app gratuito. Usar um endereço nos EUA. Felizmente Juliana pode me ajudar, cedendo o endereço dela, porque estava online no momento.

Well, essa foi a parte fácil. Agora eu tinha que comprar um cupom brinde. Somei o tanto que ia gastar e dava exatamente US$9,84. Comprei um de US$10, mas pra receber o dito cujo, era uma burocracia infinita. O site exigia que a primeira compra fosse confirmada por telefone. E eu coloquei meu número daqui. Resultado: eles não conseguiam me ligar. Tentei encaminhá-los pra Juliana, mas o sujeito bateu pé, disse que só eu poderia confirmar. Insisti pra ele ligar de novo. Finalmente rolou. Imaginem o que não foi responder em inglês, um americano cheio de sotaque, coisas que eu já tinha colocado no site (data de nascimento, sobrenome – can you spell it? -, essas coisas padrão). Por fim, muito mau-humorado, ele perguntou se eu sabia que aquele cupom só funcionava na loja americana. Para isso, respondi de pronto “that’s the exact reason I’m buying it!”. Por fim, o dito cujo foi liberado e eu fui correndo de volta pro iTunes.

Na nossa superconexão, tive que esperar vários minutos até o programa reconhecer o código que eu coloquei. Finalmente, FINALMENTE, os créditos foram liberados! Aí levei mais quase uma hora até conseguir baixar tudo (alta qualidade é uma maravilha) e agora estou me divertindo e rolando de rir com os downloads. Ouvir sem os defeitos do youtube é uma coisa bem digna quando analiso o esforço necessário para tal. Engole essa, iTunes! Dica: Autotune The News.

  • Yugo Hattori March 16, 2011 at 11:11 pm

    Fantástico Tito!
    Incentivar a criativdade alheia é super justo! Tem um pessoalzinho bom no youtube mesmo. Queria fazer isso someday.

  • Tito Ferradans March 17, 2011 at 11:47 am

    Faz, Yugo! Depois que você descobre como fazer funcionar, é bem rápido, e relativamente barato.

  • Diego Orge April 25, 2011 at 3:14 pm

    se me perguntasse, eu lhe explicaria todo esse processo de fazer a conta americana e ter os créditos… Hahahah mas pense que essa putaria toda só acontece porque o Brasil ainda não liberou para vender musica digitalmente(as gravadoras travando batalhas inúteis). Basicamente o Brasil pede para que baixemos ainda que tentemos ser honestos. Porra!