Day-to-Day

Uma idéia de Presente para o Futuro.

May 15, 2009

Neste exato momento, fazemos coisas que ecoarão e cujos resultados só veremos depois de decorrido um determinado intervalo de tempo, seja esse tempo de dez segundos ou dez séculos. Podemos dizer então que, pela lógica, no presente é que criamos o futuro, através de ações ou planos . Deixemos as ações para mais adiante e vamos focar nos planos.

No presente atual, temos um certo alcance para prever o futuro. Ele não é totalmente confiável mas produz alguns bons resultados. E o homem de dez ou vinte mil anos atrás? Certamente ele também tinha alguma visão de futuro. Tendo como alvo aquilo que desejava alcançar, ele tinha idéias e as colocava em prática, obtendo sucesso ou fracasso. Foi através dessas tentativas e seus desdobramentos que chegamos ao que temos hoje. Nosso passado serve de base para as idéias modernas, que servirão de base para as criações e conceitos das gerações que estão por vir.

Devemos, entretanto, lembrar o papel da crítica nesse processo, principalmente em sua origem. Uma crítica negativa ou positiva influencia a chance de sucesso de uma idéia e o ânimo daquele que pretende desenvolvê-la. Galileu, ao afirmar que o Sol, ao invés da Terra, era o centro do sistema solar, foi duramente criticado pela Igreja, abandonando completamente seus planos mas sem perder a crença de que estava correto. Já Steve Jobs, da Appel, apesar da crítica que insistia que seus projetos não dariam certo, perseverou nas suas criações por anos a fio, alcançando o estrondoso sucesso que tem hoje.

Assim como o presente é fundamentado no passado, o futuro, quando for presente, terá suas bases no presente, que será passado, eternamente, num ciclo. Então, são as idéias de hoje que fazem os conhecimentos do futuro.