Day-to-Day

Writogether – Apóie Essa Idéia.

January 23, 2015

Post propaganda? Bom, não exatamente.

O Writogether é um projeto iniciado pelo Ricardo Cestari, primo da May, que mora em São Bernardo. Depois faço um post falando da figura, mas é um camarada que respeito muito porque é o tipo de pessoa que falta no mundo, uma pessoa com opinião, mas não fechado em seu universo, e muito disposto a discutir sobre qualquer tema, e reconhecer quando/se estava errado no começo, e ver as coisas por outro ponto de vista. Isso por si só já seria suficiente pra eu apoiar o projeto, mas, vamos à idéia.

Júnior, me corrija se eu estiver errado aqui, ok? Hahaha! O Writogether é uma plataforma de criação colaborativa para ficção. Temos três tipos de contas, escritores, ilustradores e leitores. Seus papéis são óbvios, certo? Mas a parte mais legal é como tudo se relaciona. Sei lá, digamos que eu gosto de criar personagens, e só, não quero fazer histórias, só inventar um monte de personagens extremamente elaborados. Ok, eu posso fazer isso e ir registrando eles lá. Aí vem um sujeito que gosta de um (ou mais) desses personagens e resolve escrever uma história com eles, que tal? Ou então um que vai na linha de “uma imagem vale mais que mil palavras”, e gosta mesmo de retratar esses personagens, ou situações descritas nas histórias, beleza, fechado, pode fazer isso também!

Por que eu acho tudo isso foda? Porque antes de começar a me mudar direto, eu gostava muito de escrever histórias. No começo, ainda em São Paulo, escrevi algumas coisinhas, sempre curtas ou seriadas (essas fotozinhas aí do lado esquerdo do blog), porque não gosto da idéia de ficar guardando as coisas pra não terminar nunca. Se é pra ficar pela metade, pelo menos vai ter metade pra quem quiser ler. E ter feedback nesse processo, saber que tem gente lendo, e receber comentários, críticas e sugestões também afeta o andamento da história. Como não curtir uma idéia que é basicamente uma rede social pra pessoas que gostam disso?

Não vou dizer que parei de escrever histórias, só que ultimamente tenho estado bastante ocupado escrevendo a minha própria, e resumindo os capítulos aqui, na forma de posts nesse blog. Sinto falta de escrever – não que eu seja um puta escritor, mas eu gosto do processo! – e toda vez que tenho que elaborar um filminho, criar o roteiro é sempre o passo que mais me faz pensar, e amarrar as pontas, porque uma história ruim ou uma história mal contada não valem todo o esforço que vem a seguir.

Não vou nem entrar no mérito da leitura de ficção, porque quem lê sabe como é não conseguir desgrudar do livro até acabar, faltem 4 ou 400 páginas, tem hora que o bicho pega e aí já era. Adeus realidade, vamos descobrir como esses outros eventos se desenrolam nas páginas, redesenhados pela nossa criatividade pra imaginar as palavras em ações e imagens.

Enfim, acabei divagando um monte e não sei se vendi a idéia. Gosto da interatividade e colaboração – porra, meu TCC é “open source google docs” – e se tá sendo tocado por um cara firmeza como o Ricardo, tô entrando no barco pra ver quão longe ele vai me levar – trocadilho proposital aqui!

Ah, e fui eu que criei a id visual (esse banner aí no topo do post, e a foto de perfil no facebook), logo antes de começar o term, pra já dar uma ajuda no que estava ao meu alcance, e incentivar a idéia a ir pra frente. Atualmente o projeto tá no Catarse, dêem uma passada lá e colaborem, vai ser foda! O vídeo e as descrições também clarificam bastante desse monte de maluquice que eu falei aqui.

Catarse.me – Writogether