Specials

Paisagem Sonora [Reloaded].

June 17, 2010

Além das barreiras de areia que a separam das outras enseadas ouvem-se latidos de cachorros e gritos de crianças brincando na água, mas isso é quase tudo que chega até aqui, de barulho do mundo exterior.

O bater das ondas na areia macia da praia se mescla com as ocasionais passadas das criaturas que percorrem a linha do mar. O vento sopra com brandura, sacodindo a palha dos coqueiros em conjunto com as poucas gaivotas nelas empoleiradas. O mar está para peixe, com muitos cardumes nadando nas águas rasas. No céu, as aves gritam e mergulham sobre os peixes.

São poucos os barcos embalados pelas ondas, rangendo à mercê da maré. Os marinheiros se escondem do sol que abrasa as embarcações de proa a popa, ocasionalmente gritando ordens de puxar as redes e recolher a pesca do dia.

Com o cair da noite, os barcos partem e as gaivotas se abrigam em seus ninhos. O silêncio só não é absoluto pela inexorável maré e pelo vento forte. Os carangueijos saem de suas tocas, percorrendo e farfalhando na areia de toda a praia em busca de comida e se envolvendo em brigas violentas com suas puãs, das quais resultam pequenos estalos facilmente confundíveis com gravetos.

Quando a lua vai alta no céu, tartarugas saem das águas para enterrar seus ovos, se arrastando sonoramente pela areia molhada, retornando depois para água, soando como pedras que afundam, borbulhantes.

  • Ferradans. · [Som I] Lista de Sons 1/2. March 4, 2011 at 8:53 pm

    […] e só escutar o que acontece ao redor, listando os sons. Me lembra muito aquele exercício da Paisagem Sonora, que o Ângelo passou no primeiro […]