Specials Tudo AV

Animação: Petshop Love.

July 2, 2010

Esse tem um pouquinho mais de história pra contar do que o Argumento Único. Quando começamos a pensar no Projeto Final de animação, o conceito básico é que fosse algo bonitinho. Animação pra todas as idades, não é? Definimos o grupo (quase nada diferente do grupo do Argumento, só a May que ficou de fora, por já ter seu projeto definido, enfim) e filosofamos em cima da história.

A Mari surgiu com essa historinha em que um porco-espinho se apaixonava por um cacto, e tentava conquistá-la com presentes. Eu sugeri a entrada de um baiacu, pra ficar mais dramático. Ambientamos tudo num petshop, pra se tornar um pouco mais crível a presença de um porco-espinho, cacto e baiacu num mesmo ambiente, controlado. Apresentamos a proposta pro JP (vulgo: professor) e ele curtiu. Originalmente, pensamos em fazer tudo com animação tradicional, desenhada. JP sugeriu que fizéssemos com recortes, e deu a sugestão da bexiga que estoura também. Incorporamos esses aspectos e começamos a recortar coisas.

Fotografamos tudo separadinho, recortamos de novo, no Photoshop e montamos nossos personagens principais. Passamos tuuuudo pro After Effects e começamos a brincadeira de animar realmente os movimentos. Não foi difícil. Tivemos muitos detalhes a serem corrigidos, gradualmente, mas o grosso da animação foi todo feito em uma tarde. Oficina de After Effects por Tito Ferradans, com bolo de Fátima! Sucesso total.

No fim das contas, o tal do porco-espinho acabou se mostrando muito mais carismático – e até arquetípico – do que o imaginado. Todo mundo que assiste se identifica com o bichinho, por se apaixonar com tanta facilidade, e depois quebrar a cara, só pra se apaixonar de novo logo em seguida. De acordo com dona Fátima (vulga: minha mãe), unimos uma série de opostos e acabamos criando essa configuração. Legal, além de tudo, é um trabalho psicológico!

Só confirmando a tradição, assistam em HD, que é mais bonito. Acho que daqui pra frente nunca mais faço nada em resolução standard. Hahahahaha

  • fatima July 5, 2010 at 11:34 am

    Não me canso de assistir. Não me canso de assistir. Não me canso assistir. Não me canso de dizer que não me canso de assistir! Parabéns procês!