Day-to-Day

Eu e a Web.

October 8, 2009

Tenho que admitir que essa é uma relação de amor e ódio. Não existe ser humano no mundo capaz de me convencer que a internet não é uma ferramenta poderosíssima de divulgação, comunicação, informação, diversão, e mais uma longa série de “…ãos”. Em função dessa grande malha de possibilidades, sou apaixonado por sites bem feitos. É interessante observar como todo o design da peça se encaixa, dando uma união e identidade ao conjunto.

Antes que eu consiga fugir do assunto, falando de design, retomemos o tema. Aos SEIS anos, fiz meu primeiro site, com ajuda de meu tio (esse aí do banner azulzinho, à esquerda), como vocês puderam ver no link, então fui mexendo aos poucos nesse pequeno empreendimento, até os 12 anos. Não reparem no contador de visitas. Está bugado, eu garanto. O site pode ser pouco visitado, mas esse número é esculhambação! hahaha. Eram bons tempos, editar HTML (formato web) no Office FrontPage (acho que nem existe mais), usar milhares de tabelas, combinar coisas soltas e pedir ajuda pro Geja quando se tratava de mexer em alguma imagem (Photoshop?).

Os anos se passaram e meu lado interneteiro caiu no esquecimento, reavivando-se em 2005, com o Site Sem Nome , projetado em função da galera que andava junto no segundo ano, e, olhando por outro ângulo, é uma espécie de “prévia” do que seria a Paperball. Apanhei muito de códigos até conseguir deixar o site mais ou menos como queria, sempre contando com dicas preciosas e códigos do Tio Geja. Levei mais de seis meses até me dar por satisfeito. Para abrir o site corretamente, desbloqueiem os POP UPs. Na hora que você clicar no botão “Entrar”, vai aparecer um aviso em relação a isso. Na verdade, vão aparecer vários avisos ao longo da navegação, relativos a conteúdo perigoso, mas podem confiar. Na época, qualquer inclusão de mídia era considerada perigosa na web. Músicas, Flash, Pop Ups, etecétera.

De certa forma, passei o ano de 2006 rascunhando para o site da Paperball, mas nunca cheguei a construir nada para ele. Seguia bem os moldes do Site Sem Nome. Em 2007, fiz o site do Arraial, mais um armengue do que uma confecção de fato. Nada complexo. Já em 2007 comecei também essas experiências com blogs durante uma temporada do Arraial, em Janeiro, pra ser mais exato. Ainda ficava bastante sob a supervisão de Lise e Gordo (responsáveis pelo acampamento e pela parte de comunicação, respectivamente), mas, com o passar do tempo fui ganhando liberdade por lá. Escrevi sobre o dia a dia das temporadas até Janeiro de 2009, mas quase sempre sem muita conotação de WEB mesmo, de escrever códigos e afins. Foi nessa atividade que peguei gosto por blogs e por escrever livremente sobre acontecimentos corriqueiros.

Também durante o ano de 2007, cursei Ciência da Computação, na UFBA, me envolvendo com tudo que podia lá dentro, e participando eventualmente de cursos breves onde adquiri novos conhecimentos de HTML, notáveis no irreverente Curso HTML Survival (Offline), ignorem os palavrões e tudo mais, considerem piada, porque era esse o objetivo. O “site” foi criado ao longo do curso, apenas fazendo uso das tags (pedaços de código) HTML e aprendendo como elas se apresentavam no navegador (Firefox, Internet Explorer, Safari, etc). Essa foi minha fase de ouro, no que tema Web. Aprendi sobre design, CSS (códigos diferentes, que se interligam ao HTML, modificando-o), um pouco de PHP e MySQL (programação e bancos de dados, respectivamente), mas então minha mente travou e eu não conseguia absorver mais nada. A área favorita ainda era o design dos sites, fazendo uso intenso de HTML e CSS.

Um pouco mais adiante, me envolvi com um concurso de filmes  via orkut e me propus a desenvolver uma página para o evento (FilmMaker’s Contest). Devido à faculdade, a maioria das coisas ainda estava fresca na memória, então o resultado ficou até satisfatório, porém excessivamente pesado. O site demora muito pra carregar. Ainda relacionado a filmes e orkut, trabalhei um tempo no projeto do Cinemarte, que era um projeto relativamente maior que o anterior, mas que não foi pra frente, apesar de até hoje continuar na cabeça das pessoas (ex: na abertura de Insight tem uma animação do Cinemarte). O site ficou parcialmente abandonado, e os menus semi desenvolvidos podem ser acessados por esse outro link.

Na metade de 2007, em Agosto, pra ser exato, começa o blog da Paperball, que durou até Agosto de 2008, quando vim para São Paulo. Nada de aplicações também, só escrever mesmo, mexer numas fotos aqui e ali, e pela primeira vez, lidar com a compra de um domínio. Era www.paperball.tv , mas depois de um ano, ninguém quis mais pagar, então voltamos ao endereço simples, do WordPress gratuito.

Por fim, caí no limbo do desenvolvimento web, mantendo apenas meu blog aqui em São Paulo, e fazendo modificações esporádicas, de acordo com a necessidade, no site do Arraial. Muita coisa caiu no esquecimento temporário (aquele no qual ainda existem fragmentos das coisas em sua memória) e voltou parcialmente à tona quando ajudei Pelé a implantar o OutraVibe. Foi minha primeira experiência real com instalação do sistema WordPress e modificação de templates. Então que descobri que podem passar mil anos, diversos traços do pensamento web continuarão em minha cabeça. Por mais estranho que seja, a maioria dos códigos faz sentido (agradecimentos especiais a Caio Almeida – vulgo CaioSBA – da UFBA, grande parceiro e mestre de idéias para Web) e sempre dá pra saber por onde começar a mexer.

Chegamos até os dias atuais, onde, semana passada, resolvi tomar vergonha na cara e comprar domínio e hospedagem pra mim e ser um pouco mais autêntico. Ao longo dessa semana, dediquei um bocadinho de tempo à customização desse blog e do outro, que está por vir, relembrando dos mais diversos trechos de código e mexendo nos ditos cujos, até o resultado ficar suficientemente diferente do original e agradável aos olhos. Como dá pra notar, desde o blog do Arraial, existe um traço minimalista no que é relativo a webdesign da minha parte, e com TFerradans não é diferente. Esse modelo de blog já é minimalista pra caramba, a página principal também é limpinha e brilhante (referências diretas do Windows Vista e do site da Apple), e o Portifólio segue uma linha mais ou menos parecida, só um tanto mais escura.

Não está nas minhas metas de vida dominar a web como ferramenta, mas tento mantê-la sempre por perto, adaptando e aprendendo de acordo com a necessidade (mesmo que demore vários dias até conseguir deixar as coisas do jeito que quero). Só pra terminar de forma melosa, agradeço a todos que participaram colaborando de alguma forma nesse “desenvolvimento virtual online”.

  • Tito Ferradans October 8, 2009 at 3:01 pm

    PQP! Não é de interesse geral, mas, deu vontade de postar. É o maior que escrevo em MUITO tempo! E saiu naturalmente. Deus benza!

  • FiuzaLima October 8, 2009 at 4:39 pm

    hahahahahahahaha!

    Me diverti demais com as lembranças que fez aqui.

    Beijo!

  • Caiosba November 1, 2009 at 7:25 pm

    Aê Titão! Saudades, cara! ;-)