Day-to-Day

Leitor Faminto.

October 10, 2009

Falei, alguns posts atrás, que tinha relido meus textos favoritos, mas não expliquei muito sobre o que veio antes. O fato é: da noite para o dia, voltei a ser um leitor faminto para ficção.

Tudo começou na sexta-feira passada, há praticamente uma semana, quando chegou pelo correio um pacote um tanto quanto aguardado, enviado pela senhorita Samy. Dentro, um livro. “Amanhã – Como a Guerra Começou“, por John Marsden – 256 páginas.

Eu não tava fazendo nada de importante mesmo então, por curiosidade, peguei o livro para ler o começo. Talvez esse tenha sido meu grande erro daquela sexta-feira, ou talvez dos próximos meses. A história começa bem mamão-com-açúcar, sem muita aventura, nem muito suspense, um clima de livro de adolescente – não é muito meu estilo, mas a sinopse me incentivou a seguir.

Subitamente, Ellie (protagonista da história) e seus amigos se encontram no meio de uma guerra em escala nacional (a trama se passa na Austrália). Os jovens não são super-heróis nem militares incrivelmente treinados, agindo – quase – sempre de forma realista e adequada a seus perfis. O livro se divide entre os momentos de ação, onde os garotos (e garotas) se organizam numa forma de “resistência”, elaborando operações contra o exército inimigo, e os momentos de reflexão de Ellie, que pensa muito sobre o que está acontecendo, como aquilo repercute na vida deles, lembranças do passado e mais pensamentos.

A obra é um pouco mais grudenta do que eu esperava, e terminei de ler na mesma tarde. Como uma boa série, o fim da primeira parte deixa várias pontas soltas, às vésperas de um momento grande. No sábado à tarde, saí decidido de casa e fui à Livraria Cultura. Rodei, rodei, procurei, procurei, e nada. Mais adiante, percebi que isso era tinha sido um sinal, porque, ao chegar até o caixa, na Livraria da Vila, descobri que meu cartão de cliente tinha pontos suficientes para levar o livro inteiramente de graça! Eu tinha o bônus EXATO para o valor! Na noite de sábado, terminei de ler a segunda parte – 236 páginas.

Domingo, depois de Pelé ter saído daqui, no meio da tarde – estávamos trabalhando num site, terminado no domingo mesmo – fui novamente à livraria e comprei o terceiro volume da série e terminei de ler – 240 páginas – antes da hora de dormir (22h). Então, ao pesquisar sobre os volumes subsequentes, descobri que ainda não foram traduzidos! Oh céus! Estou à procura deles no Amazon.com, pra comprar em inglês mesmo, que importar vai ser mais barato do que esperar todos serem traduzidos e publicados aqui (fiz as contas). São sete livros no total (sendo que eu já li três), mas o sexto está esgotado, então tenho que esperar uma nova impressão…

Enquanto isso, tenho lido de tudo. O Cortiço, jornais, revistas e o que mais aparecer pela frente.

  • Samy October 11, 2009 at 1:54 am

    Aeee! Leitura rules!

  • Ju Rocha October 14, 2009 at 2:27 pm

    you are a monster!