Day-to-Day

Soteropaulistano.

July 23, 2009

Não faz muito tempo, meu ambiente mudou. Saí de Salvador em direção a São Paulo. Têm sempre aqueles que defendem que tal lugar é melhor que tal outro, mas, para mim, ambas as cidades são igualmente impressionantes, com suas belezas típicas e drasticamente distintas.

Numa terra onde o céu é sempre azul, as praias sempre cheias e maravilhosas, o povo afetivo e aberto, pode-se facilmente dizer que Salvador é um pequeno pedaço de paraíso original. Literalmente vive-se de festa e muito mais sossego do que gostamos de admitir. Por toda parte, manifesta-se uma cultura fortíssima e bela, incorporada ao dia-a-dia da população, sem exceções – “sexta-feira é dia de branco”.

Opondo-se ao Sol abrasador e constante brisa com cheiro de mar soteropolitanos, encontra-se em São Paulo uma beleza diferente da natural. Existe uma beleza técnica, artificial, humana. O belo é construído, é um belo lógico que nem todos conseguem reparar. São Paulo é uma metrópole compreensível, no sentido mais amplo da palavra, uma vez que tudo nela tem uma explicação baseada em fatos. A pluralidade está por todos os lados, indiscriminada, e muito do que não funciona, administrativamente, em outros lugares, funciona na capital financeira do país.

São belas, ambas, mas em diferentes aspectos. O caos organizado de São Paulo me atrai mais que a beleza paradisíaca de Salvador. Ao contrário do que deveria acontecer, São Paulo representa a tranqüilidade para mim, e Salvador uma correria com muitas experiências simultâneas. Quem entende?

  • donk July 23, 2009 at 11:45 am

    É pq aqui você tá sempre cheio de coisas a fazer, seu safado. Consertar o carro, comprar pneus, filmar isso, gravar aquilo, dar uma namoradinha, encontrar com a galera, dormir pouco, dormir menos. É a idéia de que numa cidade menor, dá para fazer mais coisas no mesmo dia – no caso de SSA, nem é preciso estar tão rápido para isso.

    Lá na “Selva de Pedra” [hahahaha!] tudo tem que ser rápido pq não dá tempo de não se-lo. Ou você corre, ou não faz nada.

    Namoral. Vou fotografar a vista daqui do quarto e colocar num porta retrato pra vc levar.